Live Tira-Dúvidas #TeLiganaUnipampa

 

Sabemos o quanto você se preparou para ingressar em uma Universidade Federal, e por este motivo a Unipampa quer ajudar você esclarecendo suas dúvidas sobre a Universidade, seu processo seletivo e a política de assistência estudantil de auxílio a permanência e conclusão do seu curso de graduação.

As perguntas mais frequentes foram respondidas pelas equipes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da Unipampa na Live Ao Vivo que realizamos no YouTube no dia 05 de abril, das 18h às 19h30.

 

▶ Acesse a transmissão aqui (youtu.be/Kad_I2IjNWk) ou dê o play no vídeo acima ?

 

Ficou com dúvidas mesmo após assistir a Live?

 

Então confira abaixo as dúvidas frequentes respondidas pelas equipes da Prograd e da Praec.

 

Perguntas Frequentes


1. Quem está concorrendo no SiSU pode concorrer na chamada por notas do Enem ao mesmo tempo?

Sim, é permitida a realização de 01 (uma) inscrição na Chamada por Notas do ENEM e 02 (duas) opções no SiSU.

 


2. Chamadas por notas de Enem: Como funciona? Vi no edital os anos do Enem que podem ser aceitos, qual é a possibilidade de entrada? Tenho dúvidas sobre isso, se tenho direito, pois estou inclusa em alguns daqueles anos.

Se você prestou ENEM em 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, você pode escolher os resultados do ano em que se saiu melhor, para usar na inscrição da Chamada por Notas do ENEM.

Você precisará ter obtido pelo menos 300 pontos em todas as provas do ENEM, inclusive na redação.

A classificação será semelhante ao SiSU, será gerada uma listagem de candidatos por modalidade de vaga (ampla concorrência e ação afirmativa). Após a publicação da lista de inscritos, TODOS os candidatos deverão enviar a documentação para solicitação de matrícula e então acompanhar o preenchimento das vagas.

 


3. Há migração de cotas? (Ex: sobrar vagas em A0, sendo disponibilizadas para cotas)

Sim, vagas não preenchidas de uma ação afirmativa, passaram para outras ações afirmativas conforme Portaria Normativa MEC nº 09/2017. Esgotadas as listas de suplentes, caso as vagas não sejam preenchidas por candidatos de ações afirmativas, estas passam para as ações afirmativas A1 e A2, que são próprias da UNIPAMPA, para só então, caso não preenchidas, passarem para ampla concorrência. Da mesma forma, vagas da ampla concorrência não preenchidas, podem ser passadas para listas de candidatos de ações afirmativas.

2.10. Na impossibilidade de preenchimento das vagas destinadas a algum grupo das ações afirmavas da Lei no 12.711/2012, elas serão redistribuídas na forma do art. 15 da Portaria Normativa MEC no 09/2017.

2.11. Na impossibilidade de preenchimento das vagas destinadas às ações afirmavas da Lei no 12.711/2012, após a redistribuição de que trata o subitem 2.10, elas serão destinadas aos candidatos inscritos na modalidade de ampla concorrência.

2.12. Na impossibilidade de preenchimento das vagas destinadas à ação afirmava da UNIPAMPA (A1 e A2), elas serão destinadas aos candidatos inscritos na modalidade de ampla concorrência.

 


4. Gostaria de saber se haverá chamada oral presencial no SiSU 2021 para o curso de medicina na lista de espera, ou se será online/remoto. Obrigada

Devido a pandemia do covid-19, nenhuma das etapa dos processos seletivos será presencial, para que sejam evitados deslocamentos e aglomerações.

 


5. Como funciona a chamada oral? Não moro na região e gostaria de saber para me preparar melhor.

Não haverá chamada oral no formato tradicionalmente conhecido. Mas após a publicação da lista de espera e do Resultado Final da Chamada por Notas do ENEM, TODOS CANDIDATOS INSCRITOS deverão enviar a documentação necessária para solicitação de matrícula.

O preenchimento das vagas e o chamamento de suplentes será a partir da lista de candidatos que enviaram os documentos em ordem de classificação.

Candidatos que não enviarem a documentação serão excluídos do processo seletivo, sem possibilidade de reclassificação.

 


6. Vai ter processo seletivo de chamada por notas do ensino médio? Se tiver tem alguma previsão de data? E chamada por ensino médio: como é esse processo seletivo?

A Chamada por Notas do Ensino Médio o candidato realiza a inscrição no site da UNIPAMPA, e a classificação dos candidatos inscritos considerará as médias que o candidato obteve nas disciplinas de Linguagens (Português) e Matemática durante o Ensino Médio.

A Chamada por Notas do Ensino Médio deverá ser lançada somente após o término das inscrições da Chamada por Notas do ENEM.

 


7. Haverá processo seletivo complementar para portador de diploma em 2021?

Sim, o Edital do Processo Seletivo Complementar 2021/1 deve ser lançado ainda no mês de abril e conta com as seguintes modalidades:

a) Segundo Ciclo de Formação para egressos de cursos de bacharelado e licenciaturas interdisciplinares

b) Reingresso

c) Reopção de Curso

d) Transferência Voluntária

e) Portador de Diploma

f) Conclusão da Primeira Graduação


 

Ainda ficou com dúvidas?

? Então contate a equipe pelo e-mail processoseletivo@unipampa.edu.br ou preencha o formulário disponível em: bit.ly/3sQyC9W

 

? Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/teliganaunipampa

➡ Saiba mais em: bit.ly/3cHHcSX

#SegueoFio e #TeliganaUnipampa