Publicada Chamada Interna para a seleção de bolsistas de gestão

A Prograd está com chamada interna aberta para a seleção de bolsistas de gestão para o desenvolvimento de ações de apoio para acompanhamento e enfrentamento da evasão e retenção no âmbito das Comissões Locais para Acompanhamento da Evasão e Retenção, nas dez unidades acadêmicas da Unipampa, em consonância com o estabelecido na Resolução Consuni Unipampa n.º 300/2020.

Além disso, possui como finalidade o aprimoramento da formação do estudante de graduação na área de gestão, tema previsto na Resolução CONSUNI/UNIPAMPA n.º 29/2011, Título IX, das Atividades Complementares de Graduação.

Sobre a bolsa:
▶ 20 horas semanais, com vigência de setembro de 2021 a março de
2022; ▶ bolsas de R$ 400 mensais.

Para concorrer à bolsa, o estudante interessado:
✅ deverá estar matriculado em, no mínimo, 8 (oito) créditos semanais, em curso de graduação, salvo quando: for formando; for estudante com deficiência; no semestre vigente não forem ofertados créditos suficientes para completar a carga horária semanal exigida; for aluno ingressante por processo seletivo complementar nas modalidades de reopção ou transferência voluntária; ✅ deverá proceder corretamente com a inscrição, apresentando a documentação exigida; ✅ deverá ter disponibilidade de tempo para atender as atividades programadas no Plano de Atividades do Bolsista; ✅ deverá possuir o conhecimento e as habilidades necessárias de utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação; ✅ deverá possuir os recursos necessários – de hardware e software – e acesso à Internet para o desempenho adequado das suas atribuições; ✅ não poderá acumular qualquer outro tipo de bolsa, com exceção dos auxílios de permanência.

Para a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário com os dados de identificação e anexar o histórico acadêmico simplificado (média geral), o Currículo Lattes atualizado, a Ficha de Avaliação do Currículo Lattes, devidamente preenchida pelo candidato, conforme Anexo 1, e Carta de Apresentação e Intenções, conforme Anexo 2, da Chamada Interna Prograd n.º 6/2021.

Inscrições: até 8 de setembro de 2021, por meio do Sistema GURI, disponível no endereço https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/.

Para mais informações, acesse a Chamada Interna Prograd n.º 6/2021.

Unipampa oferta 2801 vagas em Processo Seletivo Complementar

Está aberto o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Complementar da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). São 2801 vagas em 51 cursos de graduação nos campi Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. O processo seletivo é formado por seis modalidades: segundo ciclo de formação, reingresso, reopção de curso, conclusão de primeira graduação, transferência voluntária e portador de diploma.

As inscrições devem ser feitas por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) até o dia 30 de agosto. As modalidades de transferência voluntária e portador de diploma possuem taxa de inscrição no valor de R$ 50, nas demais modalidades, a inscrição é gratuita.

Conheça cada uma das modalidades

Segundo ciclo de formação para egressos de cursos de bacharelados e licenciaturas interdisciplinares: modalidade de ingresso para diplomados ou concluintes de um curso da Unipampa há, no máximo, três anos, de cursos interdisciplinares que permite a continuidade da formação em um dos demais cursos de graduação oferecidos pela Unipampa;

Reingresso: é a modalidade para discentes da Unipampa em situação de abandono, cancelamento ou desligamento há, no máximo, quatro semestres letivos regulares consecutivos. O reingresso somente pode ocorrer no mesmo curso e turno de origem do discente;

Reopção de curso: é a modalidade por meio da qual o discente com vínculo em curso de graduação da Unipampa pode transferir-se para outro curso de graduação ou outro turno de oferta de seu curso de origem na Unipampa;

Conclusão de primeira graduação: é a categoria para discentes de instituições de ensino superior, em situação de abandono ou cancelamento, que buscam concluir sua graduação. O candidato deverá apresentar, no mínimo, 70% da carga horária do curso pretendido;

Transferência voluntária: é a forma de ingresso de discentes regularmente matriculados ou com matrícula trancada em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, reconhecida conforme legislação, e que desejam transferir-se para a Unipampa. A transferência voluntária deverá ocorrer no mesmo curso de origem do candidato. Caso a Unipampa não possua o curso em questão, o candidato poderá se inscrever em curso da mesma área de conhecimento;

Portador de diploma: é a forma de ingresso para diplomados por Instituições de Ensino Superior do Brasil, em curso reconhecido conforme legislação, ou para diplomados que tenham obtido diploma no exterior, desde que este tenha sido revalidado na forma da lei. Portadores de diploma podem concorrer a qualquer curso, independente da área na qual foram diplomados.

Para conhecer os critérios de cada modalidade, o cronograma e outras informações sobre o Processo Seletivo Complementar, leia atentamente o Edital nº 308/2021 e Edital nº 310/2021 – Retificação do Edital nº 308/2021.

Por Franceli Couto Jorge

Solicitação de trancamento de componentes no semestre regular

Os discentes que não desejarem ou não puderem cursar algum componente curricular ofertado de forma remota no semestre regular 2021/1 da Unipampa, poderão solicitar o trancamento parcial ou total. A solicitação é feita por meio do GURI.

O período de trancamento está definido no Calendário Acadêmico:

▶️ 17/05 a 30/07 – período para solicitação via web de trancamento total ou parcial de componentes curriculares referentes ao semestre letivo REGULAR 2021/1, pelo discente e análise da Coordenação de Curso.

Como estabelecido nas diretrizes operacionais para oferta das AEREs, os trancamentos realizados durante o período de pandemia não serão contados dentro do limite de trancamentos do qual os estudantes têm direito.

✉️ Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a Secretaria Acadêmica de seu Campus (https://sites.unipampa.edu.br/ingresso/contatos/), ou com a coordenação do seu curso. Fique atento aos e-mails.

Confira sempre o seu  e-mail institucional, ele é o meio de comunicação oficial da Unipampa com você.

Deseja solicitar aproveitamento e dispensa de componentes curriculares?

Os discentes dos Cursos à distância UAB/UNIPAMPA que desejarem solicitar o aproveitamento e a dispensa de componentes curriculares, referente ao semestre letivo 2021/2, poderão fazê-lo no período de 12 a 23 de julho de 2021, conforme prevê o Calendário Acadêmico da Graduação 2021 para os cursos à distância UAB/UNIPAMPA – Portaria n.º 2050, de 10 de dezembro de 2020.

Para esta ação, considerando o atual contexto e a realização das atividades acadêmicas de forma remota, a Prograd disponibilizou formulários, por campus proponente e por curso, para que os discentes possam realizar suas solicitações. A solicitação compreenderá no preenchimento do formulário e na anexação dos documentos solicitados no mesmo (histórico acadêmico que conste o componente cursado e ementa do componente cursado).

Importante: O discente deverá utilizar o seu e-mail institucional para o preenchimento do formulário. A utilização do login e da senha institucional servirá como elemento de autenticação e assinatura eletrônica, ficando dispensado, assim, o envio de documento físico assinado.

De 12 a 23 de julho de 2021, acesse o link do seu Curso e faça a sua solicitação:

Campus Curso UAB/UNIPAMPA Link
Jaguarão Letras-Português https://forms.gle/EwNc17oZqDK1LuNMA
Pedagogia https://forms.gle/yGVRrVkx5eBeDpeAA
Santana do Livramento Administração Pública https://forms.gle/pMuq4H4RcQBRstop8
São Borja Geografia https://forms.gle/SAX9nC7KEnjLu88z8
História https://forms.gle/aYAmzEhdhcNXsJB26
Uruguaiana Ciências da Natureza https://forms.gle/Gk5SXyQiN3m5iuJ66

✉ Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a Prograd pelo e-mail: prograd@unipampa.edu.br, ou com a coordenação do seu curso. Fique atento aos e- mails da secretaria acadêmica do seu campus.

Confira sempre o seu e-mail institucional, ele é o meio de comunicação oficial da Unipampa com você.