Oportunidade de bolsa: Prograd lança Chamada Interna para a seleção de bolsistas de Apoio à Gestão Acadêmica

A Prograd está com Chamada Interna aberta para seleção de bolsistas para o desenvolvimento de ações de apoio à gestão acadêmica, com vistas no aprimoramento dos processos acadêmicos, na qualificação do processo de ingresso de novos alunos e no enfrentamento à evasão e retenção no âmbito das Coordenações Acadêmicas e Coordenações  de Curso de Graduação.

Sobre a bolsa:

▶ vigência de abril a dezembro de 2024;

▶ bolsas de 12h semanais, no valor de R$ 300 mensais; e

▶ bolsas de 20h semanais, no valor de R$ 500 mensais.

Para concorrer à bolsa, o estudante interessado deverá:

✅ estar regularmente matriculado em, no mínimo, 12 (doze) créditos em curso de graduação da Unipampa, salvo quando: for formando; for estudante com deficiência, quilombola, indígena ou mãe; no semestre vigente não forem ofertados créditos suficientes para completar a carga horária semanal exigida; for aluno ingressante por processo seletivo complementar nas modalidades de reopção ou transferência voluntária.

✅  proceder corretamente com a inscrição;

✅ ter disponibilidade de tempo para atender as atividades programadas.

✅ possuir conhecimentos e habilidades necessárias de utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação;

✅ possuir os recursos necessários – de hardware e software – e acesso à Internet para o desempenho adequado das suas atribuições.

Para a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário com os dados de identificação no Sistema GURI e anexar, quando for o caso, os documentos exigidos no Anexo I – coluna “Critérios de Seleção do Bolsista” -, para a vaga a qual estiver concorrendo.

Inscrições: até 07 de abril de 2024, em https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/14619.

Para mais informações, leia atentamente a Chamada Interna Prograd n.º 1/2024.

Unipampa promove transmissão ao vivo de acolhida docente e Encontro de Formação Pedagógica

Por Luciane Mancilia (repostado; matéria veiculada no Site Institucional da Unipampa). 

A transmissão da Acolhida e do Encontro de Formação Pedagógica será realizada dia 27 de março, às 17h30min, pelo canal da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no YouTube. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Escola de Formação de Servidores (EServ). Além de marcar o início do ano letivo, a iniciativa objetiva recepcionar, acolher e atualizar saberes docentes de desenvolvimento profissional.

Neste ano, a palestra intitulada “Desafios contemporâneos para a pedagogia universitária: A docência em foco” terá a participação da professora, especialista em Educação e pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Maria Isabel da Cunha.

Prograd inicia ciclo de encontros 2024 com as unidades acadêmicas

Na tarde do dia 4 de março, a Equipe da Pró-Reitoria de Graduação e representantes das equipes diretivas de todos os campi da Unipampa estiveram reunidos via Google Meet.

Após a sensibilização da acolhida, foi feita a apresentação oficial da atual estrutura e respectivas atribuições da Coordenadoria, Divisões e Núcleo da Prograd.

A ocasião contou também com a presença de representantes da Coordenadoria de Ingresso, Documentação e Registros Acadêmicos (CIDRA/Reitoria), da Escola de Formação de Servidores (EServ/PROGEPE) e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Reitoria), que explanaram sobre suas atribuições.

Na sequência, antes dos informes gerais, todas as unidades fizeram suas apresentações e seguiu-se um espaço para que as demandas dos campi fossem apresentadas e debatidas.

Quinzenalmente a PROGRAD irá reunir-se com as Coordenações Acadêmicas, a fim de tratar das pautas que serão construídas sempre de forma coletiva e dialógica.

 

 

A PROGRAD está estruturada da seguinte forma:


PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO: Elena Maria Billig Mello.

SECRETÁRIA EXECUTIVA: Tanane Caetano Maçans.

COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO (CPDEG): Elenilson Freitas Alves (coordenador). 

DIVISÃO DE POLÍTICAS DE ENSINO, AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (DPAA). Equipe: Débora da Cruz Payão Pellegrini (chefia), Otávio Tassinari Dornelles e Débora Rocha da Silva.

DIVISÃO DE PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DA GRADUAÇÃO (DPDG). Equipe: Bruno Martinato de Barros (chefia), Claudia Vieira Garrido, Fernanda Pereira Fernandes e Natieli Luiza Branco.

Núcleo de Currículo e Inovação Pedagógica (NCIP). Equipe: Vera Lúcia Duarte Ferreira (chefia) e Carla Ireni Borges Rodrigues.

DIVISÃO DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO DO DISCENTE DA GRADUAÇÃO (DADG). Equipe: Jôse Storniolo Nunes Brasil (chefia) e Tiago Lima Duarte Pereira.

Discente, deseja solicitar aproveitamento e dispensa de componentes curriculares?

Os discentes que desejarem solicitar o aproveitamento e a dispensa de componentes curriculares, referente ao semestre letivo 2024/1, poderão fazê-lo no período de 29 de janeiro a 8 de fevereiro de 2024, conforme prevê o  Calendário Acadêmico 2024 – Cursos Presenciais e EAD – Institucional e UAB/Unipampa – Portaria n.º 1651/2023 – e o Calendário Acadêmico 2024 – Curso Educação do Campo – Licenciatura – Portaria n.º 16492023.

Para esta ação, o Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) disponibilizou formulários, por campus e por curso (em consonância com o artigo 2º, da Portaria MEC n.º 360, de 18 de maio de 2022). A solicitação compreenderá no preenchimento do formulário e na anexação dos documentos solicitados no mesmo (histórico acadêmico que conste o componente cursado e ementa do componente cursado).

Importante: o discente deverá utilizar o seu e-mail institucional para o preenchimento. A utilização do usuário e senha institucional servirá como elemento de autenticação e assinatura eletrônica.

No período informado, acesse o link do seu Curso e faça a sua solicitação:

Campus Alegrete

Campus Bagé

Campus Caçapava do Sul

Campus Dom Pedrito

Campus Itaqui

Campus Jaguarão

Campus Santana do Livramento

Campus São Borja

Campus São Gabriel

Campus Uruguaiana