MOBILIDADE DISCENTE

Expandir o conhecimento sobre diferentes culturas é uma experiência única que impacta a percepção dos alunos sobre seu próprio futuro profissional.

A UNIPAMPA tem parcerias com Instituições de Educação Superior (IES) em diferentes países com o propósito de possibilitar disciplinas e estágios em instituições e empresas internacionais, aprimorar pesquisas acadêmicas e participar de visitas, missões e treinamentos no exterior.

A base legal que estabelece os procedimentos internos para a mobilidade acadêmica de discente de graduação é a IN 33/2021.

As mobilidades acadêmicas são precedidas por dois tipos de acordos de cooperação.

Os Acordos de Cooperação Internacional refletem a atuação conjunta de entidades públicas com instituições públicas ou privadas estrangeiras ou organismos internacionais na consecução de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão ou gestão de interesse público e somente produzem efeito jurídico após a publicação do extrato no meio oficial de publicidade da administração pública.

Os Acordos de Cooperação para estágio internacional celebrado com IES ou empresas concedem estágio curricular obrigatório ou não aos discentes. Para a realização de estágio no exterior é necessária a celebração de termo de compromisso de estágio (TCE), sendo facultado firmar acordo de cooperação.

As mobilidades ofertadas podem ser, dentre outras:

  • Brasil-Colômbia (BRACOL), que consiste na mobilidade de estudantes de graduação brasileiros e colombianos, de todas as áreas do conhecimento, em IES que se comprometem em oferecer isenções de taxas acadêmicas, de mensalidades, de matrículas ou de outras despesas semelhantes, além da hospedagem e alimentação em instalações próprias ou subvencionadas;
  • Brasil-México (BRAMEX), que prevê benefícios como isenções de taxas acadêmicas, auxílio com refeições, transporte e alojamento durante o período de estudos; acesso aos recursos e dependências da IES; acompanhamento da evolução dos estudos do aluno intercambista, bem como algumas ajudas opcionais, aplicáveis para brasileiros e mexicanos;
  • Santander Graduação e Ibero-Americanas, que incentiva estudantes com comprovada excelência acadêmica e vulnerabilidade econômica para que possam aprimorar seus estudos em âmbito nacional e internacional;
  • CAPES-BRAFITEC, que consiste em projetos conjuntos de pesquisa na área da Engenharia, em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França, com concessão de bolsas mensais, auxílio deslocamento, auxílio instalação e seguro saúde.

Na UNIPAMPA, as mobilidades acadêmicas internacionais estão responsabilidade da Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (DAIINTER), através do e-mail daiinter@unipampa.edu.br.

Na aba Nós no Mundo é possível acessar as informações completas da mobilidade discente outgoing através do mapa interativo de internacionalização.