- PROJETO E COMPONENTE CURRICULAR – OBRIGATÓRIO
Deve-se informar o nome da disciplina e o nome do projeto caso a solicitação trate de um projeto avaliativo da mesma, como, por exemplo, Eletrônica de Comunicações – Filtro Passa Faixa.
Caso seja projeto de pesquisa é necessário informar o nome do grupo de pesquisa e o nome do projeto, como, por exemplo, GRUPO (sigla do grupo) – Projeto X.
- QUANTIDADE – OBRIGATÓRIO
Deve-se informar a quantidade de vezes que deve ser produzida a mesma placa, dos arquivos Gerbers que serão anexados no formulário.
Em casos de placas múltiplas camadas com 3 (TRÊS) OU MAIS camadas (layers), deverá ser especificado o posicionamento das camadas em OBSERVAÇÕES.
Exemplo de placa com 4 (quatro) camadas:
- SERVIDOR(A) SOLICITANTE (PROFESSOR ou TÉCNICO) – OBRIGATÓRIO
Apenas será validada a solicitação se, e somente se, for mencionado um servidor(a), com o nome completo podendo ser professor ou técnico.
- E-MAIL DO SERVIDOR(A) (PROFESSOR ou TÉCNICO) – OBRIGATÓRIO
Informar o e-mail do servidor(a) com domínio @unipampa.edu.br
- ALUNO(A) – OPCIONAL Solicitação para Discente
Preenchimento opcional: deve-se preencher quando a solicitação de placa for para um trabalho/projeto de discente.
- LAMINADO
Preenchimento opcional: há diversos tipos de materiais de placas cobreadas, em algumas aplicações alguns materiais são mais adequados que outros. Caso não tenha preferência de material pular este item.
Caso o projeto precise de um material específico, deverá ser informado no campo disponível o nome do material ou informar em OBSERVAÇÕES quando o material for fornecido pelo solicitante. Consulte o estoque do Lab. Telecom antes de especificar o material.
IMPORTANTE
Não utilizar trilhas menores de 0,8mm ao desenhar, para o caso de isolamento padrão.
Furos no mínimo de 0,5 mm de diâmetro, não temos ferramentas menores, considerar uma margem maior do que o furo para os PADs e em torno das trilhas próximas. Utilizar as Regras de design do EASYEDA com os valores adequados clicando com o botam direito do mouse em qualquer área vazia, conforme imagem abaixo:
Outro caminho, indo em Rota -> Roteamento Automático abrirá uma janela que terá a opção Regras de Design para definir.
Exemplo de diâmetro de furos de 0,9 mm para o caso de um circuito integrado de 8 pinos:
- ISOLAÇÃO – OBRIGATÓRIO
Padrão (em torno de 0,4mm ou 0,5mm)
Seguindo as regras de design corretamente terá a seguinte medida de isolamento:
No exemplo abaixo mostra como a fresadora entenderá, com o espaçamento (linhas em azul) de aproximadamente 0,5 mm entre as ilhas (pads) do componente e trilhas.
Mínima (isolação de 0,2 mm em torno de trilhas e ilhas)
Total ou específico: Justifique em “Outros”
A opção isolamento Total deve ser justificadoobrigatoriamente em “Outros”.
OBS.: Evite sempre que possível a opção isolamento total, pois para esta função a máquina e suas ferramentas sofrem um grande desgaste (temos poucas unidades no estoque), além do aumento significativo de tempo de produção.
Em caso de isolamento específico ou diferente em regiões descrever as características do projeto em “Outros”. Exemplo de caracterização “Circuito que será aplicada tensão elevada (ex. mais de 24VDC ou 220VAC) na zona X da placa conforme layout.”
No circuito abaixo será retirado todo o cobre em uma região específica, neste caso toda a parte em azul na placa.
- ESPELHAMENTO
Para projetos DUPLA FACE não é necessário espelhar, desde que definido os layouts corretamente.
LEMBRETE: O lado TOP (superior) é o lado por onde serão colocados os componentes e o lado BOTTOM (inferior) é o lado em que eles serão soldados.
Imagem 3D do EASYEDA – Primeira BOTTOM e segunda TOP.
Exemplo de uma placa fabricada com a fresadora – primeira foto se trata da imagem do BOTTOM e segunda imagem do TOP.
Projetos FACE SIMPLES colocar o circuito no BOTTOM layer e NÃO espelhar.
Para circuitos RF e alta frequência consultar os técnicos antes de enviar os Gerbers.
- RETRABALHO – OBRIGATÓRIO
Retrabalho é quando surgir correções ou novas versões de um protótipo já confeccionado, com a intenção de substituição do protótipo anterior.
LEMBRETE: Revise e compare sempre o desenho com os gerbers gerados para evitar retrabalhos (há softwares e sites que fazem a leitura dos arquivos gerbers,
DICA: software GERBV.
Dimensão (MILÍMETROS)* OBRIGATÓRIO
Largura
Comprimento
OBSERVAÇÕES
Anexar os arquivos (ZIP)* OBRIGATÓRIO
Confecção de placa: Anexar a pasta ZIP com os arquivos gerber (Top cooper, Botton Cooper, Drills, etc) para confecção de placa e imagem simples (PRINT SCREEN) ou 3D do projeto. Nomear pasta de arquivos como: nome_nomeprojeto_dataatual ou nomedisciplina_nomeprojeto_dataatual.
Exemplo sobre como gerar os arquivos Gerber:
O formulário Solicitação de produção de PCI é o único meio de solicitar o serviço para a produção de PCIs através das máquinas fresadoras. Nesta página será detalhado todas as etapas para o preenchimento correto do formulário.
Dúvidas entre em contato: lab.telecom@unipampa.edu.br