LEIA ATENTAMENTE ESTE GUIA ANTES DE ENVIAR!
SE O PROJETO NÃO ATENDER AS REGRAS E PADRÕES APRESENTADOS, O PEDIDO SERÁ DEVOLVIDO E ADIADO AO FINAL DA FILA DE SOLICITAÇÕES ATÉ QUE O MESMO SEJA CORRIGIDO.
O formulário Solicitação de produção de PCI é o único meio de solicitar o serviço para a produção de PCIs através das máquinas fresadoras. Nesta página será detalhado todas as etapas para o preenchimento correto do formulário.
Dúvidas entre em contato: lab.telecom@unipampa.edu.br
Importante Revisar
Não utilizar trilhas menores que 0,8mm ao desenhar.

Furos conforme material disponível, consultar estoque. Considerar uma margem maior do que o furo para os PADs, no mínimo 0,5 mm a mais que o diâmetro do furo.
Exemplo: o diâmetro do furo para o caso do circuito abaixo é de 0,9 mm (Buraco), o diâmetro do Pad (ilha) é de 1,5 mm (Largura/Altura) e a diferença entre eles é de 0,6 mm, portanto, este circuito está conforme a regra pois essa margem é maior do que 0,5 mm.

Utilizar as Regras de design do EASYEDA com os valores adequados, indo em Rota -> Roteamento Automático abrirá uma janela que terá a opção Regras de Design para definir:


Para o roteamento automático clique em Executar ou para o roteamento manual clique em Cancelar.
Obs.: Estes valores na imagem são os valores mínimos para produção de PCI.
É possível acessar as regras de design clicando com o botão direito do mouse em qualquer área vazia, conforme imagem abaixo:

Isolação: Seguindo as regras de design corretamente, Clearence de 0,5 mm, terá a seguinte medida de isolamento

A imagem abaixo mostra como a fresadora entenderá o layout com o espaçamento (linhas em azul) de aproximadamente 0,5 mm entre as ilhas (pads) do componente e trilhas.

Em caso de isolamento específico, Clearence maior que 0,5 mm, ou zoneado, DEVE SEMPRE descrever as características do projeto em “OBSERVAÇÕES”. Exemplo de caracterização “No circuito, será aplicada tensão superior a 24VDC ou 220VAC em uma zona no canto superior direito da placa, entre um transistor U1 e capacitores C1 e C2”
No circuito abaixo será retirado todo o cobre em uma região específica, neste caso toda a parte em azul na placa.

Casos excepcionais devem ser declarados em observações.
Espelhamento: Sempre desenhar em BOTTOM. Não é necessário espelhar, desde que definido os layouts corretamente.
Lembrete: O lado TOP (superior) é o lado por onde serão colocados os componentes e o lado BOTTOM (inferior) é o lado em que eles serão soldados.

Imagem 3D do EASYEDA – Primeira TOP e segunda BOTTOM.

Exemplo de uma placa fabricada com a fresadora – primeira foto se trata da imagem do TOP e segunda imagem do BOTTOM.

Para circuitos RF e alta frequência consultar os técnicos antes de enviar os Gerbers.
PREENCHENDO O FORMULÁRIO
- PROJETO E COMPONENTE CURRICULAR – OBRIGATÓRIO
Deve-se informar o nome da disciplina e o nome do projeto caso a solicitação trate de um projeto avaliativo da mesma, como, por exemplo, Eletrônica de Comunicações – Filtro Passa Faixa.
Caso seja projeto de pesquisa é necessário informar o nome do grupo de pesquisa e o nome do projeto, como, por exemplo, GRUPO (sigla do grupo) – Projeto X.
- QUANTIDADE – OBRIGATÓRIO
Deve-se informar a quantidade de vezes que deve ser produzida a mesma placa, dos arquivos Gerbers que serão anexados no formulário.
- SERVIDOR(A) SOLICITANTE (PROFESSOR ou TÉCNICO) – OBRIGATÓRIO
Apenas será validada a solicitação se, e somente se, for mencionado um servidor(a) autorizador, com o nome completo podendo ser professor ou técnico.
- E-MAIL DO SERVIDOR(A) (PROFESSOR ou TÉCNICO) – OBRIGATÓRIO
Informar o e-mail do servidor(a) com domínio @unipampa.edu.br
- ALUNO(A) – OPCIONAL Solicitação para Discente
Preenchimento opcional: preencher quando a solicitação de placa for para um trabalho/projeto de discente.
- RETRABALHO – OBRIGATÓRIO
Retrabalho é quando surgir correções ou novas versões de um protótipo já confeccionado, com a intenção de substituição do protótipo anterior.
Lembrete: Revise e compare sempre o desenho com os gerbers gerados para evitar retrabalhos (há softwares e sites que fazem a leitura dos arquivos gerbers,
DICA: software GERBV.
- Dimensão (MILÍMETROS)* OBRIGATÓRIO
Largura
Comprimento
- Anexar os arquivos (ZIP)* OBRIGATÓRIO
Confecção de placa: Anexar a pasta ZIP com os arquivos gerber (Top cooper, Botton Cooper, Drills, etc) para confecção de placa e imagem simples (PRINT SCREEN) ou 3D do projeto. Nomear pasta de arquivos como: nome_nomeprojeto_dataatual ou nomedisciplina_nomeprojeto_dataatual.
Exemplo sobre como gerar os arquivos Gerber: https://www.youtube.com/watch?v=xIZXikwhZeE
- OBSERVAÇÕES
Em casos de placas múltiplas camadas com 3 (TRÊS) OU MAIS camadas (layers), deverá ser especificado o posicionamento das camadas em OBSERVAÇÕES.
Exemplo de placa com 4 (quatro) camadas:

Laminado: Caso o projeto precise de um material específico, deverá ser informado no campo disponível OBSERVAÇÕES quando o material for fornecido pelo solicitante. Consulte o estoque do Lab. Telecom antes de especificar o material.
