Apresentação | Laboratório de Geociências Espaciais e Astrofísica (LaGEA)

Apresentação

O Laboratório de Geociências Espaciais e Astrofísica (LaGEA) surge da necessidade de concentrar os estudos tanto em Geociências quanto em Astronomia, seguindo uma tendência internacional iniciada pela NASA ainda em 2001. Isso porque, atualmente, a quantidade de dados disponíveis sobre corpos celestes do Sistema Solar é tamanha que se torna imprescindível a criação de novos locais de análise dos dados.

A análise de dados é parte essencial na ciência moderna, sendo uma das primeiras etapas do processo, e desde a utilização de computadores, seu crescimento têm sido constante e ininterrupto. Junto com este progresso, veio o progresso nas capacidades de processar, armazenar e transmitir dados. Não apenas de locais sobre a superfície da Terra, mas como do seu interior e de todo o Sistema Solar (foco de interesse do LaGEA).

As Geociências estão diretamente relacionadas ao estudo de fenômenos terrestres; inclusive se encontra na etimologia da palavra expressa no termo GEO – Terra do grego – e logia – estudo na mesma língua. No entanto, é possível estender este conceito para o estudo de outros planetas do Sistema Solar e além, ainda mais considerando que a universalidade das leis da Física.