Meteorito Caçapava do Sul | Laboratório de Geociências Espaciais e Astrofísica (LaGEA)

Meteorito Caçapava do Sul

Foi encontrado há mais de 100 anos, na zona rural de Caçapava do Sul, pelo pai do Sr. João Alfredo Rosa Lopes, morador da mesma cidade. O Sr. João conta que seu pai usava a “pedra” como piada entre os amigos, fazendo apostas para quem conseguisse levantá-la, e coisas do tipo. O primeiro a identificar corretamente que se tratava de um objeto extraterreno foi o Prof. Elver Ubirajara Teixeira, geólogo de formação e professor de matemática na rede municipal.

O Meteorito Caçapava do Sul, é identificado como um siderito (rocha composta de ferro-níquel), só existem 24 deste tipo catalogados no mundo. Sua massa era 27 kg, antes do corte de amostragem, e desta, em torno de 89% é de ferro; 9,43% de níquel; 0,66% de Cobalto, e traços de demais elementos (fonte). O bólido apresenta um corte transversal em uma de suas extremidades, corte necessário para as devidas análises de composição química e de origem.

 

O Sr. João Alfredo doou, no ano de 2016, o meteorito para a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com a obrigatoriedade de mantê-lo no Campus Caçapava do Sul, para exposição e estudos. Desde então está sobre a guarda do Prof. Vinicius Oliveira, do LaGEA.

Fonte Data Link
Jornal do Almoço (RBS – Santa Maria) abril de 2016 no G1
TV Farrapo (portal local de notícias) fevereiro de 2017 no Youtube
9o Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, UNIPAMPA novembro de 2017 download
Jornal do Almoço (RBS – Santa Maria) abril de 2018 na GloboPlay