II Cine Debate: Al Massir, 1997

“O pensamento tem asas, nada pode deter seu voo”, esta frase, colocada nos lábios do filósofo árabe do século XII, Muhammad ibn Rushd (Averróis), pelo diretor egípcio Youssef Chahine, se apresenta como síntese do filme “Al Massir – O Destino”, de 1997. Esta obra cinematográfica será reproduzida e apreciada no segundo Cine Debate do Laboratório de Pesquisa e Estudo em História Medieval (LAPEHME).


Atualmente o Laboratório conta com o desenvolvimento de um TCC referente a Catedral-Mesquita de Córdoba/Andaluzia/Espanha. No contexto desse estudo, o LAPEHME, através de obra cinematográfica, promove a aproximação com a Península Ibérica islâmica medieval e a contribuição da falsafa, filosofia árabe, para o mundo.

Após a reprodução do filme, a obra será debatida pelos integrantes do Laboratório. A atividade está aberta a participação de todo público.

Cine Debate – 31 de Maio de 2019.
Horário: 15h.
Local: Unipampa/Jaguarão
Sala: 206.

Textos base:
– A filosofia que nasce escrita em árabe, Miguel Attie Filho;
– Averróis e a religião do filósofo, Paulo César de Oliveira;
– O aristotelismo e o pensamento árabe: Averróis e a recepção de Aristóteles
no mundo medieval, Eduardo Bittar.

Ficha Técnica:

Ano de Lançamento: 1997
Direção: Youssef Chahine
Elenco: Nour El-Sherif, Hani Salama, Faris Rahoma…
Gênero: Drama Histórico
Nacionalidade: Egito/França

Sinopse:
No sul da Espanha muçulmana (Andaluzia) do século XII, o filósofo e jurista árabe Averróis é nomeado juiz supremo da cidade de Córdoba. Sua postura “liberal” e humanista não é aceita por seus inimigos políticos, principalmente, pelos radicais islâmicos almorávidas, que passam a persegui-lo, destruindo sua obra e colocando em risco sua vida.