II Grupo de Leitura: História Noturna, Ginzburg (1991)

“Uma História Noturna e enigmática, um estrato desconhecido de mitos e exclusões sociais, uma viagem ao mundo invisível dos vivos e mortos”.
O Grupo de Leitura do Laboratório de Pesquisa e Estudo em História Medieval (LAPEHME) debate o livro: “História Noturna: Decifrando o Sabá” e convida a todos. Haverá certificados de participação.

Data: 05.07.2019
Local: Unipampa, sala 206.
Horário: 15h.

Ficha Técnica:
Título original: STORIA NOTTURNA
Tradução: Nilson Moulin
Páginas: 424
Lançamento: 1991

Sinopse:
Durante mais de três séculos, de um extremo a outro da Europa, mulheres e homens acusados de feitiçaria contaram que haviam se reunido no sabá, encontro noturno em que, na presença do diabo, celebravam-se banquetes, orgias sexuais, cerimônias antropofágicas, profanações de ritos cristãos. Nessas descrições, muitas vezes obtidas sob tortura, hoje se tende a reconhecer o fruto das obsessões de inquisidores e juízes. Carlo Ginzburg, porém, propõe uma interpretação diferente: por trás da imagem enigmática do sabá, vemos aflorar pouco a pouco um estrato antiqüíssimo de mitos e processos de exclusão social: trata-se de uma história noturna, desconhecida – de uma viagem ao mundo dos vivos e dos mortos, à esfera do visível e do invisível (Companhia das Letras).