V Cine Debate: Visão – Sobre a Vida de Hildegard von Bingen (2009)

O drama biográfico “Visão” apresenta a vida da monja beneditina Hildegard von Bingen, que viveu na Alemanha do século XII.  Reconhecida como grande expoente da intelectualidade medieval, teve sua vasta produção de conhecimento relacionada à mística e espiritualidade.  Hildegard destacou-se nos estudos das ervas medicinais, saúde do corpo feminino, astronomia, música, teatro, teologia e filosofia. Escrevendo diversas obras sob inspiração de visões divinas, aceitas, reconhecidas e utilizadas pela intelectualidade europeia da época.

A Intelectualidade Feminina Medieval é um dos assuntos trabalhados no Laboratório de Pesquisa e Estudo em História Medieval (LAPEHME), sendo esta temática analisada na pessoa de Hildegard. A obra cinematográfica promove a reflexão do espaço das mulheres na sociedade e religião católica medieval e como a personagem consegue transcender a rigorosa norma eclesiástica, firmando-se como autoridade intelectual em seu período.

Após a reprodução do filme, a obra será debatida pelos integrantes do Laboratório. A atividade está aberta a participação de todo público.

 

Cine Debate – 17 de Setembro de 2019
Horário: 15h
Local: Unipampa/Jaguarão
Sala: 304

Texto base:

PALAZZO, Carmen Lícia. “Hildegard de Bingen: o excepcional percurso de uma visionária medieval”. In: Mirabilia 02 Expresar lo Divino: Lenguaje, Arte y Mística. Revista Eletrônica de Historia Antiga e Medieval, coord. FIDORA, Alexander e PARDO PASTOR, Jordi. Alemanha/Barcelona, Dez. 2002. Disponível em www.revistamirabilia.com

Ficha Técnica:

Ano de Lançamento: 2009
Direção:  Margarethe von Trotta
Elenco: Barbara Sukowa, Heino Ferch, Hannah Herzsprung
Gênero: Biografia, Drama
Nacionalidade: Alemanha

Sinopse:

Entregue a vida religiosa desde a adolescência, Hildegard Von Bigen tornou os monastérios que dirigiu em ambientes de estudo sobre substâncias vegetais, animais e minerais que pudessem ser utilizadas para a cura do corpo, bem como espaços de arte com música, canto e teatro. Conhecida com a Mística de Bigen, Hildegar fez parte de uma ativa e poderosa intelectualidade feminina medieval que conquistou seu espaço independente da imposição de uma sociedade patriarcal e profundamente marcada pela religião. O filme apresenta sua trajetória e as diferentes áreas de conhecimento exploradas por esta visionária.