IX DEUS LHE PAGUE: Prof. Dr. Dirceu Marchini Neto (UNIFESP)

É com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa convida a tod@s para participarem do IX Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião tem a honra de receber o Prof. Dr.  Dirceu Marchini Neto (UNIFESP)  que realizará a palestra “A Ideologia de Cruzada na Península Ibérica Medieval”

O objetivo desta conferência é apresentar uma análise sobre como a Guerra de Reconquista na Península Ibérica se transformou em uma projeção do Movimento de Cruzada que ocorreu no Oriente Latino, enfocando principalmente o Reino de Portugal.

Dirceu Marchini Neto é Professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi Pesquisador Visitante do Comitê de Estudos Medievais da Universidade de Harvard, para realização de pesquisa pós-doutoral. É Doutor em História pela Universidade de Brasília, Mestre em História Medieval e do Renascimento pela Universidade do Porto, Licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás e Bacharel em Direito pela Universidade Paulista. Atualmente, é membro da Society for the Study of the Crusades and the Latin East (SSCLE), da Sociedade Latino-americana de Estudos sobre Cruzadas e Ordens Militares, da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), da Associação Nacional de História (ANPUH-SP) e integrante do conselho editorial da Signum – Revista da ABREM. É Coordenador do Grupo de Estudos sobre Cruzadas e Ordens Militares (OUTREMER) e Pesquisador Associado do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-Núcleo UNIFESP). Dedica-se ao estudo de: História Medieval e do Renascimento, Cruzadas, Ordens Militares, Mundo Mediterrânico e Península Ibérica Medieval.