X Deus Lhe Pague: Profa. Dranda. Nilza Cristina Colombo (UFRGS)

Foi com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa recebeu para o X Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião teve a honra de receber a Profa. Dranda. Nilza Cristina Colombo (UFRGS)  que realizou a palestra “Fenomenologia na Mesquita de Córdoba”

A presente pesquisa analisa o espaço da Mesquita de Córdoba sob o aspecto fenomenológico. O objetivo é apresentar um ambiente que concentra as culturas árabe e cristã enfatizando os aspectos sensoriais de cada uma delas. A partir das teorias de Edmund Husserl e Martin Heidegger, a edificação será examinada em seus ambientes e símbolos a fim de que a seja possível um debate para além das questões cronológicas em que o corpo é considerado como elemento ativador do espaço.

Arquiteta, pesquisadora e professora na Universidade FEEVALE. Doutoranda no PPG em Artes Visuais da UFRGS na linha de pesquisa de História, Teoria e Crítica. Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Unilasalle. Especialista em Arquitetura Comercial pela Unisinos. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora titular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Design Gráfico na Universidade FEEVALE. Graduanda do curso de História da Arte na UFRGS. Colaboradora do grupo de pesquisa da UFRGS Obras e dispositivos instauradores da arte contemporânea: forma, expressão e contexto.