XIII Deus Lhe Pague: Prof. Dr. Bruno Uchoa Borgongino (UFPE)

É com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa convida a tod@s para participarem do XIII Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião tem a honra de receber o Prof. Dr. Bruno Uchoa Borgongino (UFPE) que realizará a palestra “Raça e discurso cristão no começo da Idade Média”.

Nas últimas duas décadas, alguns medievistas têm se dedicado à investigação de questões sobre raça na Idade Média. Até recentemente, esse era um tópico considerado marginal ou mesmo inapropriado para a compreensão do período: supunha-se que a sociedade medieval não percebia ou era alheia às diferenças que hoje designamos como “raciais”. Os debates atuais dos Estudos Raciais e as perspectivas pós-coloniais propiciaram o embasamento teórico necessário para a realização de investigações devidamente fundamentadas. Todavia, a atenção especializada acerca do tema está, em grande medida, direcionada aos séculos finais do medievo, enquanto os iniciais permanecem negligenciados. Esta apresentação visa apresentar um panorama de como questões raciais eram abordadas pelo discurso cristão nos primeiros séculos da Idade Média.

Bruno Uchoa Borgongino possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC-UFFRJ). Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do LEOM – Laboratório de Estudos de Outros Medievos. Atualmente, pesquisa os seguintes temas: movimento monástico, raça e tropo do negro etíope.