Postagens | Laboratório de Pesquisa e Estudo de História Medieval

V Simpósio de História Antiga e Medieval

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2024 acontecerá o V Simpósio de História Antiga e Medieval da Universidade Federal do Pampa (V SHAM/UNIPAMPA)

O V SHAM, realizado em parceria entre o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA) e o Laboratório de Estudos do Mediterrâneo Antigo (LAHMEA/UNIPAMPA), traz como temática “Um Distante Oriente: Estudos sobre o Oriente na Antiguidade e Medievo“, objetivando promover discussões interdisciplinares sobre a presença e as representações do Oriente em fontes históricas. O evento visa ampliar o entendimento sobre as expressões culturais, políticas e religiosas orientais na Antiguidade e Medievo, tornando mais próximo este tão distante e incompreendido Oriente que, desde sempre, gerou  interesse, fascínio e aversão. Os palestrantes convidados irão explorar temáticas relacionadas a Assíria, Bizâncio e Islã.

Seguindo a tradição dos eventos anteriores, as Inscrições de Comunicações não necessitam estar, obrigatoriamente, vinculadas à temática específica do V SHAM. Serão aceitas Comunicações dos mais variados temas relacionados a Antiguidade e Medievo.

Site do Evento

VI Encontro Estadual de Estudos Medievais

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2024 acontecerá o VI Encontro Estadual do GT de Estudos Medievais do Rio Grande do Sul.

O evento terá como palestra de abertura, a fala do Prof. Doutorando Pedro Martins Criado (FFLCH/USP), com a palestra intitulada “Por uma história islâmica dos outros: religião, cultura e perspectiva numa Idade Média não-medieval“, às 19h do dia 24 de setembro. Já a palestra de encerramento do evento contará com a presença da Profa. Dra.  Carolina Gual Silva (UFRRJ), com a palestra intitulada “O uso do direito canônico medieval como fonte no século XXI: gênero e alteridade como abordagens possíveis“, às 19h do dia 26 de setembro. 

 

Inscrições para ouvinte no formulário.

Organização das Mesas de Comunicação.

VI Curso de Extensão – Mundos Paralelos no Medievo Ocidental (Séculos XII a XIV)

Em nosso imaginário, por formação escolar, a Idade Média é povoada por cavaleiros, castelos, clérigos, monges, cidades e catedrais, além das paisagens bucólicas e florestas habitadas por criaturas. A Igreja seria onipresente, dos salões nobres às choupanas camponesas, ao interior dos mosteiros ditando regras e seus valores. Embora todos esses elementos fossem parte efetiva desse mundo, as diversas criações humanas se impuseram com seus sonhos, crenças, hábitos, verdades. Nos séculos XIII e XIV, num tempo em que os homens ocupavam lugares bem definidos, houve um espectro de modos de vida e projeções de desejos que se materializaram lado a lado a essas formatações. Várias heresias desafiaram o poder estabelecido, como os cátaros, que pregavam o desapego a esse mundo material e a experiência de viver aqui o mundo espiritual; católicos, como Francisco de Assis, que propõe à Igreja que se dispa de suas riquezas e viva o amor incondicional de Jesus a todos os seres; e literárias, como a Cocanha, um mundo sem regras, sem carências, sem subserviência. Essas foram algumas das formas como o espírito humano dos tempos medievais se manifestou em toda a sua riqueza e irreverência. Apesar da contínua repressão, esses nossos antecessores deixaram um legado de grandeza e resistência que não pôde ser suprimido.

 

Atividade realizada entre os dias 19 e 21 de março de 2024, promovida em parceria pelo Grupo de Estudos Medievais Vesica Piscis e pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval, tendo como temática “Mundos Paralelos no Medievo Ocidental (Séculos XII a XIV)“.

 

Site do evento

XV Deus Lhe Pague

É com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa convida a tod@s para participarem do XV Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião tem a honra de receber o Prof. Dr. Lukas Gabriel Grzybowski (UEL) que realizará a palestra “A cristianização da Escandinávia na Idade Média: Um cenário de disputas — narrativas”.

Inscrições podem ser realizadas através do link – https://forms.gle/u9SXnkck75aGVfeL7


A cristianização da Escandinávia na Idade Média: Um cenário de disputas — narrativas

A cristianização da Escandinávia na Idade Média é indubitavelmente um fenômeno-chave para a compreensão das dinâmicas históricas vivenciadas no Norte europeu. É, com efeito, a partir do processo de cristianização que as populações e espaços escandinavos passam a compor objeto de interesse do corpo intelectual do medievo, que nos legou as informações, ainda que escassas, daquela época. Nessa palestra serão tratados alguns dados centrais do processo de cristianização e como estes são abordados nas fontes históricas. Será dado especial enfoque às disputas narrativas nos diferentes textos acerca da cristianização e oferecer-se-ão caminho possíveis para a interpretação de tais documentos.


Lukas Gabriel Grzybowski é Professor de História Antiga e Medieval na Universidade Estadual de Londrina. Doutor em História pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, realizou pós-doutorados na USP e na UEL, e conta com estadias de pesquisa nas universidades de Göttingen, Marburg, Hamburgo e Utrecht. É coordenador do grupo de Pesquisa LEM — Leituras da Escandinávia Medieval, e representante brasileiro no conselho consultivo da International Saga Conference. Possui graduação em Pedagogia e atua nos seguintes temas: história da Escandinávia na Idade Média, com ênfase em temas voltados à religiosidades, intelectualidade e cultura letrada; Ensino de História, com ênfase em História Medieval e Tecnologias Digitais, Games e Gameficação na educação histórica; História das Ideias Políticas na Idade Média Central; Recepção e representação da Idade Média no mundo digital; Medievalismo e Neomedievalismo.

 

XIV Deus Lhe Pague

É com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa convida a tod@s para participarem do XIV Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião tem a honra de receber o Prof. Dr. Marcelo Pereira Lima (UFBA) que realizará a palestra “Sexualidade(s) na Idade Média: notas históricas e historiográficas”.

As sexualidades são fenômenos históricos. Elas sofrem impactos de diversos marcadores sociais, jurídicos, religiosos, políticos etc. Contudo, durante muito tempo, elas oscilaram entre abordagens epistemológicas e teórico-conceituais e perspectivas met odológicas essencialistas e/ou (des)construtivistas sobre sujeitos e corpos. No âmbito do medievalismo historiográfico contemporâneo isso não tem sido diferente. A presente palestra tem como objetivo (re)pensar as interseccionalidades históricas entre gênero(s) e sexualidade(s), especialmente em contextos de crise e conflitualidades nos reinos de Leão e Castela na Baixa Idade Média.


Marcelo Pereira Lima é graduado e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Nesta universidade, tornou-se também mestre em História Social pelo PPGHIS (2001). É doutor em História pelo PPGH da Universidade Federal Fluminense (2010) e Pós-doutor pela Universidade de Salamanca (2015) e pela Universidade de Cantábria (2021), com b olsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa CAPES-PRINT). Atualmente, faz parte de diversos grupos e laboratórios de pesquisa no Brasil e no exterior. É membro permanente da linha de pesquisa Sociedade, relações de poder e região do PPGH-UFBA. Dedica-se aos seguintes temas: Teoria e Metodologia da História, Idade Média, Direito Medieval, Reforma Papal, Realeza Castelhano-Leonesa, Relações de Poder, História Institucional de Gênero, Corpo, Parentesco e Gênero.