Sobre

O Laboratório de Estudos Avançados em Computação (LEA) é um grupo de pesquisa sediado na sala 109 do Prédio 1 do Campus Alegrete.

O LEA é um dos grupos de pesquisa mais antigos da Unipampa. Desde sua criação, pelo grupo passaram diversos professores e alunos. Atualmente, a equipe conta com cinco docentes que orientam diversos alunos de pós-graduação e de graduação.

Veja informações sobre o grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

As ações abrangem diversas áreas da computação:

  • Alto Desempenho (cobrindo assuntos como Computação em Nuvem, Eficiência Energética, Aplicações Paralelas)
  • Redes de Computadores (Infra-estrutura, Gerência de Redes, Protocolos, Redes Definidas por Software, Redes Centradas em Informação)
  • Segurança de Sistemas e Dados (Infra-estruturas de Redes, Serviços, Sistemas Web, Urnas Eletrônicas, Sistemas de Armazenamento de Dados, Dispositivos Móveis)
  • Sistemas Distribuídos (Tolerância a Falhas, Redes P2P, Sistemas Móveis, IoT)

Conheça nossos projetos e publicações. Caso sinta profundo interesse (ou pelo menos uma pequena curiosidade 🙂 ) sobre os assuntos investigados, entre em contato com algum dos alunos ou professores!

Sobre o logo

Para explicar o logo (em versão beta!) transcrevemos o texto escrito na placa de homenagem ao autor da obra Negrinho Triunfante, base do logo (fotografada por Eroni Alves).

“À Rui Ramos, humanista preocupado com a terra e o homem, a homenagem do povo que luta por um negrinho do pastoreio triunfante, sem os grilhões de uma economia atrasada e com a esperança de um mundo livre e sem mêdo tal como êle desejou.  20.9.1968″