Exposição Virtual de Imagens e Textos: A História da Colonização e Resistência da Palestina através do Cinema | Laboratório de Estudos em História do Mundo Árabe e Islã

Link da exposição: https://labmundoarabe.wixsite.com/resistenciapalestina

O Laboratório de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI), do Curso de História, da Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão, apresenta a inauguração da Exposição de Imagens e Textos “A História da Colonização e Resistência da Palestina através do Cinema”. Este trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos pelos discentes integrantes do Laboratório, sob coordenação do Prof. Dr. Edison Cruxen. A Exposição objetiva suscitar a reflexão sobre alguns conceitos fundamentais para um melhor entendimento do complexo contexto histórico da Palestina contemporânea: Orientalismo, Apartheid, Colonialismo, Resistência, Diáspora, Refugiados, Retorno, Terrorismo, dentre outros. As 15 obras cinematográficas selecionadas se propõem a instigar a curiosidade dos expectadores a assisti-las e, através delas, conhecerem um pouco do difícil cotidiano palestino sob Ocupação. Sua inauguração foi no dia 13 de Setembro, às 15h, através do Canal Youtube do LEHMAI, com a palestra do Prof. Dr. Geraldo Campos, da Universidade Federal do Sergipe, que abordou a importância das produções cinematográficas para combater preconceitos contra o Mundo Árabe e Islã e para o conhecimento da causa e resistência palestina.