TCC’s | Laboratório de Estudos em História do Mundo Árabe e Islã

TCC’s

     Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura em História com foco na pesquisa sobre o Mundo Árabe.

LIRA, Bruna Cordeiro. Turcos na sociedade, Jordanianos no papel e palestinos de alma: relatos de memórias da imigração árabe palestina no extremo sul do Rio Grande do Sul (Jaguarão/2017), trabalho de conclusão de curso em História, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, 2017.

Link de acesso para o TCC: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/historia/files/2018/03/tcc-bruna.pdf

BUONGERMINO, Henrique Faiani. Análise de Livros Didáticos no Ensino Fundamental de História (2020-2023): A Palestina entre o Colonialismo e a Resistência, trabalho de conclusão de curso em História, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, 2022.

Link de acesso para o TCC:

DO AMARAL, Lucas Falconi Brisola. Narrativas sobre a Invasão do Líbano na Revista Veja: A cobertura jornalística sobre os Massacres de Sabra e Chatila (1982), trabalho de conclusão de curso em História, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, 2023.

Link de acesso para o TCC:

TCC’s em andamento:

Título do Trabalho: História em Quadros: Representações da Resistência Palestina no HQ ‘Notas sobre Gaza’, de Joe Sacco (2010)

Discente: William Cavalheiro dos Santos

Orientador: Prof. Dr. Edison Cruxen (LEHMAI/UNIPAMPA)

Resumo: A principal fonte para o desenvolvimento desta pesquisa está no HQ “Notas sobre Gaza”, de Joe Sacco, lançado no Brasil em 2010, pela editora “Companhia das Letras”. A narrativa gira em torno da visita do jornalista na Faixa de Gaza entre 2002 e 2003, com o intuito de entrevistar sobreviventes palestinos dos massacres realizados pelas tropas israelenses, nas cidades de Khan Younis e Rafah, em 1956. O enredo do HQ se desenvolve tendo o próprio jornalista como protagonista, seguindo a lógica de um “diário de bordo”, onde Sacco apresenta flashbacks de depoimentos dos sobreviventes. O autor retrata não só o massacre de 1956, mas também o começo do colonialismo sionista na Palestina e a primeira e segunda Intifadas. A pesquisa objetiva identificar no HQ “Notas sobre Gaza”, principalmente, como Joe Sacco representa a resistência palestina em sua obra? Quais são esses tipos de resistências? Como essas formas de resistência, representadas na HQ, podem ser identificadas na historiografia? Com o auxílio dessas questões utilizamos o HQ como material jornalístico e artístico para pensar a História.