O Afeganistão dos Talibãs e suas implicações sobre o Grande Oriente Médio | Laboratório de Estudos em História do Mundo Árabe e Islã

O Afeganistão dos Talibãs e suas implicações sobre o Grande Oriente Médio

Os Laboratórios de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI) e de História Social e Política (LAHISP) do Curso de História da Unipampa, campus Jaguarão, convidam para a palestra que será ministrada pelo Prof. Dr. Mohammed Nadir (BRI-UFABC), no dia 08 de setembro de 2021 (quarta-feira), às 19h, intitulada “O Afeganistão dos Talibãs e suas implicações sobre o Grande Oriente Médio”. 

O palestrante abordará a seguinte discussão: De “heróis” da guerra civil afegã, os Talibãs se tornaram em regentes de uma estrutura reacionária e ultra ortodoxa religiosa. A restrição dos direitos fundamentais, o desprezo pelas mulheres e a brutalidade definiram a atuação deste grupo. A perseguição dos EUA à Osama Bin Laden, serviu como pretexto para a invasão do Afeganistão. Mas, os americanos se envolveram em um imbróglio sem saída, que confirmou o Afeganistão como o cemitério dos impérios. A retirada caótica dos EUA e da Nato, evidenciou a falta de estratégia militar, política e a incapacidade em lidar com os conflitos periféricos. A missão de erradicação dos Talibãs foi um fracasso e tudo leva a crer que, com sua nova ascensão ao poder, o pior ainda está por vir. Estes serão os temas abordados pelo o Prof. Dr. Mohammed Nadir (BRI-UFABC), novo convidado do LEHMAI e LAHISP.

A palestra será transmitida pelo canal no Youtube do LEHMAI: https://www.youtube.com/channel/UCsSF5_CJsa-Proa5Mv62vow

Link para inscrição: forms.gle/ZaUWztCWeCUoB7zq5 

Mais informações entre em contato pelo nosso e-mail: lab.mundoarabe@gmail.com