Saúde e refugiados: os diferentes desafios enfrentados por afegãos e palestinos | Laboratório de Estudos em História do Mundo Árabe e Islã

Saúde e refugiados: os diferentes desafios enfrentados por afegãos e palestinos

Os Laboratórios de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI) e de História Social e Política (LAHISP) do Curso de História da Unipampa, campus Jaguarão, realizaram, no dia 6 de outubro de 2023, o VI Bate-Papo com LEHMAI intitulado “Saúde e refugiados: os diferentes desafios enfrentados por afegãos e palestinos”.

Resumo da Fala:

O bate-papo “Saúde e refugiados: os diferentes desafios enfrentados por afegãos e palestinos” abordará as dificuldades enfrentadas por essas populações no que se refere ao processo de refúgio, seja em outro país ou dentro do seu próprio território. Para além das diferenças culturais, essas pessoas enfrentam uma nova realidade diferente do que estavam habituadas. Inúmeros são os motivos do qual essas populações são levadas ao processo de migração forçada a exemplo situações de guerra e anexação territorial. Isso traz consequências como rompimento de vínculos familiares e afetivos, perda da pátria, perda do status econômico, da prática religiosa e a adaptação a uma nova realidade, o que impacta diretamente na qualidade de vida e saúde destes sujeitos.

Palestrantes: 

Carolina Assmann: Doutoranda (Bolsista PROSUC CAPES I) do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde – PPGPS da UNISC, mestra em Educação (Bolsista PROSUC-CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC (2018) e graduada em História-Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2015). Graduanda do curso de Psicologia da UNISC. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Promoção da Saúde; História da medicina, História da Psiquiatria, saúde mental, biopolítica e políticas públicas.

Kamila Mansour: Fisioterapeuta e pós-graduada em fisioterapia hospitalar, especialista em urgência, emergência e intensivismo, é mestranda do programa de pós-graduação em Promoção da Saúde na Universidade de Santa Cruz. Realizou mestrado sanduíche na escola de saúde pública da Al-Quds University em Jerusalém/Palestina. Além de ser pesquisadora na área de investigação de risco cardiovascular em crianças e adolescentes, se dedica a compreensão dos conceitos de saúde pública no Brasil e na Palestina.