Atividade 5 | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Atividade 5

1.

Tipo de produção: Capítulo de livro

Título: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na construção de materiais educacionais

Autores: Maria Lucia Pozzatti Flôres, Márcio Martins, Gilberto Raitz Junior, Plinio Brioschi Neto

Ação: atividade 5 – Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas diferentes ações do projeto institucional de Novos Talentos do Campus de Caçapava do Sul

Coordenador da ação: Profª. Drª. Maria Lucia Pozzatti Flôres

Resumo: Capítulo de livro relatando as atividades desenvolvidas nas oficinas: ambiente virtual de aprendizagem – Moodle; Filmadora: manipulação do equipamento e de imagem; Criação de vídeo-aula usando Movie Make; criação de materiais didáticos usando os softwares GeoGebra e Modellus; elaboração de tabelas e gráficos usando o Excel.

Palavras-chave: ambiente de aprendizagem. Material didático. Ensino de matemática. Ensino de física.

Links: Produção 1 – Atividade 5

2.

Tipo de produção: Pôster para apresentar o resumo no VI SIEPE- Unipampa – 2014

Autores: Maria Lucia Pozzatti Flôres , Gilberto Raitz Junior.

Ação: atividade 05 – O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na construção de materiais educacionais

Coordenador da ação: Profª. Drª. Maria Lucia Pozzatti Flôres

Resumo: Esse artigo relata uma ação do projeto de pesquisa Novos Talentos, que estuda a utilização das novas tecnologias agindo em prol da sociedade educacional. Estas muitas vezes não possuem os recursos ou conhecimentos necessários para utilização das TICs – Tecnologia da Informação e Comunicação – então procede a presente pesquisa a questão de elaborar meios que facilitam aprendizagem destas tecnologias para a sociedade local. O objetivo deste projeto foi realizar um trabalho colaborativo com os estudos do projeto LIFE, pesquisando uma metodologia que melhor se adapte para ensinar de modo prático e teórico a utilização de alguns equipamentos e softwares, como, por exemplo: câmera filmadora, Microsoft Excel, tablets e Microsoft Movie Maker. E também fazer o estudo sobre o ambiente virtual de aprendizagem – Moodle – de como sua utilização engrandece os meios de comunicação aluno e professor, isto é, como pode ocorrer a interação professor aluno. Para alcançar o objetivo proposto foi elaborado materiais para ministrar oficinas sobre a utilização do ambiente virtual Moodle, utilização de câmera filmadora, edição de vídeos com software Movie Maker, Microsoft Excel, e os softwares GeoGebra e Modellus. Foram ministrados estudos do seu uso para a educação e algumas aplicações na educação básica e do ensino médio. Atualmente estão sendo estudados os resultados, e coletando dados de como melhorou o desenvolvimento dos alunos dos professores que assistiram as oficinas. O projeto está sendo finalizado com a escrita de um capitulo de um livro que saíra com todos os dados e conhecimento adquiridos no desenvolvimento dos materiais construídos e com os resultados da aplicação das oficinas.

PALAVRAS-CHAVE:
TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação). Movie Maker (Software de edição de vídeo). Softwares. Excel. Moodle. Modellus. GeoGebra.

Link: Produção 2 – Atividade 5

3.

Tipo de produção: Apresentação slides das oficinas

Título: Apresentação slides das oficinas

Autores: Maria Lucia Pozzatti Flôres, Gilberto Raitz Junior, Plinio Brioschi Neto

Coordenador da ação: Profª. Drª. Maria Lucia Pozzatti Flôres

Resumo: Estas apresentações mostram as funções das TIC estudadas em cada oficina e as atividades propostas.

4.

Tipo de produção: Folder para apresentar nas escolas

Título: Folder para apresentar nas escolas

Autores: Maria Lucia Pozzatti Flôres

Coordenador da ação: Profª. Drª. Maria Lucia Pozzatti Flôres

Resumo: Folder para mostrar as oficinas da ação “Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas diferentes ações do projeto institucional de Novos Talentos do Campus de Caçapava do Sul”

5.

Tipo de produção: Painel para apresentar nas escolas

Título: Painel para apresentar nas escolas

Autores: Maria Lucia Pozzatti Flôres, Gilberto Raitz Junior

Coordenador da ação: Profª. Drª. Maria Lucia Pozzatti Flôres

Resumo: Painel para apresentar a ação: Utilização das TIC nas diferentes ações do projeto Novos Talentos – Caçapava do Sul.