Produções didático-pedagógicas 2013 | PIBID 2014

Produções didático-pedagógicas 2013

Projetos de ensino:
1) Projeto “As vantagens de ser romantista” foi aplicado em turmas de segundo ano do Ensino Médio e tem como tema o Romantismo na Literatura Contemporânea, fazendo uma relação da obra “As Vantagens de Ser Invisível” de Stephen Chbosky com o período literário estudado.Link
– Cartazes do projeto.Link
2) Projeto FIM MEDONHO: este trabalho, teve como principal objetivo, levar para dentro da sala de aula, uma Obra não tão conhecida no Brasil e uma leitura completamente diferente do que os alunos estão acostumados ler. A intenção do projeto era instigar o aluno a participar mais ativamente da aula, fazendo com que eles desenvolvessem mais a sua capacidade de criação – como por exemplo os portfólios que foram pedidos – e que com as apresentações, pudessem mostrar a sua opinião, debatendo na sala de aula, o que haviam entendido da história. Link
3) Montagem e aplicação, no IV Seminário Intrapibid: O PIBID e as transformações na sala de aula de licenciatura, que aconteceu na Universidade Federal do Pampa, na cidade de Caçapava do Sul, nos dias 12 e 13 de abril de 2013, da oficina Leitura e Escrita de Fanfics – Harry Potter.Link
4) O projeto A descoberta do drama shakespeariano: Romeu e Julieta envolveu a organização de encontros em que houve a contextualização sobre a vida do autor e sua contribuição como dramaturgo na literatura mundial, a leitura de texto adaptado da obra “Romeu e Julieta” e seu diálogo com a original, de 1597, bem como a reprodução do filme Era uma vez (2008), de Breno Silveira. Como proposta de produto final, fora pedido que os estudantes criassem em sala de aula, uma adaptação para a história, em forma de texto dramático, visando à apropriação desse gênero textual. Link
Adaptação 1 Link ;  Adaptação 2  Link;   Adaptação 3 Link
5) O projeto “Quem ouve um conto não aumenta um ponto. Conta um conto” teve início no mês de agosto de 2013. Este projeto contou com a apresentação de contos de gêneros  diversos  aos alunos. Ocorreu na escola municipal de Ensino Fundamental S. Pedro .  O desenvolvimento do mesmo se deu em uma turma de 7º ano e duas de 8º ano. Cada bolsista ministrou aos discentes uma oficina na qual era solicitado a produção de um material que dialogasse com o conteúdo abordado. Link
6)Descrição: O projeto “Semana da Pátria” iniciou em setembro de 2013, surgindo devido às comemorações da Semana da Pátria. Realizado na EMEF S. Pedro localizada na cidade de Bagé. Desenvolveu-se em uma turma de 7° ano e duas de 8°. Teve inicio com a contextualização histórica do dia 7 de setembro. Após, foi apresentado aos alunos textos com temática que louvavam a pátria, seguido de textos mais atuais que desconstruíam a perspectiva exposta anteriormente. Um dos autores trabalhados foi Gonçalves Dias com Canção do Exílio. Após a leitura dos poemas, os alunos produziram poesias e, as apresentaram à comunidade escolar.Link
7)A oficina “Leitura e Produção de Histórias em Quadrinhos”, realizada na escola municipal Dr. João Severiano da Fonseca durante os meses de julho e agosto, com turmas de oitavos e nono ano, teve por objetivo ensinar elementos característicos dessa linguagem e auxiliar aos alunos para que se apropriassem deste gênero e produzissem suas próprias histórias em quadrinhos, trabalhando com diferentes temáticas e formas.Link
8)O projeto Fantatismo procurou mesclar contos fantásticos e realistas, e foi feito e realizado pelo PIBID de Literatura atuante na Escola Silveira Martins que visou cumprir o caráter de letramento literário. Link
Sequências: Realismo. Link ; E. Alan Poe Link; Caio F Link; Scliar Link
Produções escritas
1)DINÂMICA DE NARRATIVA COLABORATIVA: produto obtido através do projeto “As Vantagens de ser Romantista” onde ocorreu uma aula temática com o primeiro capítulo da obra “Noite na Taverna” de Álvares de Azevedo, com discussões em torno deste, seguido de uma produção textual colaborativa, realizada em grupos, onde cada integrante compunha uma parte da história para ler para sua turma ao final da atividade.Link
2)Seleção de uma produção escrita dos alunos proposta como “Conte uma história em 5 linhas”, inspirada em uma passagem de “As Vantagens de Ser Invisível”. Eles relataram em pedaços de papéis não identificados, historias deles ou de outros, que passeiam pelo cômico.Link
Pesquisas
1)Pesquisa realizada com os alunos acerca da sua visão de “Romantismo” antes (respondendo a pergunta: O que é ser Romântico?) e depois (avaliando o projeto do Romantismo como um todo) do trabalho com o texto literário. Link
2)Pesquisa “O bom e o ruim da escola”: A partir da leitura de um trecho do livro que narrava aspectos positivos e negativos do contexto escolar do personagem protagonista, os alunos produziram um depoimento com suas considerações acerca do que pontuavam como o “bom” e o “ruim” da sua escola.Link
Banco de imagens
1)Banco de imagens do projeto “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL”: Durante o projeto “As vantagens de ser Romantista”, foram realizadas aulas de leituras, discussões e atividades relacionadas a obra contemporânea “As vantagens de ser invisível”, de Stephen Chbosky, por meio do qual realizamos uma relação com o período literário do Romantismo. Link
2)Banco de imagens com fotos que registraram a visita da psicóloga Fernanda Schneider na atividade de encerramento do projeto, uma roda de conversa sobre os temas em torno de “As Vantagens de Ser Invisível”.Link
Síntese didática
Slides elaborados pelos bolsistas e usados em duas aulas expositivas, uma sobre o romantismo e outra sobre a “sick-lit”.Link
Produção de cartazes artísticos
ATIVIDADE ARTÍSTICA A PARTIR DE TRECHOS DA OBRA “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL”: Imagens da atividade artística de ilustração e/ou representação em cartazes de trechos significativos da obra contemporânea “As vantagens de ser invisível”, de Stephen Chbosky, realizada pelos alunos das turmas do projeto “As vantagens de ser Romantista. Link
Mapa conceitual
Durante o IV Intrapibid realizado em Caçapava do Sul, os bolsistas Id e supervisoras produziram um mapa conceitual, traduzindo os impactos do PIBID em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Link
Blog
Espaço de Publicação Virtual do subprojeto Letras. Blog onde se registram o perfil do grupo, atividades realizadas e imagens que registram as mesmas. O blog é encarado como um meio de dar visibilidade às ações do subprojeto e é permanentemente divulgado tanto nos eventos dos quais o grupo participa, como nas comunidades escolares e acadêmicas.
http://pibidliteratura.wix.com/letramentoliterario