PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 19

Mostra de Experimentos na Escola Estadual Dr. Carlos Antônio Kluwe

A Escola Carlos Antônio Kluwe, Estadual, como é conhecida popularmente, conta com um grupo de 4 bolsistas de iniciação à docência e um supervisor. A mostra ocorreu, em agosto de 2016, com o intuito de motivar os alunos a participarem da Feira de Ciências da cidade de Bagé-RS e foi ministrada por 10 bolsistas durante o intervalo do turno da manhã. Inicialmente os alunos estavam dispersos, não estavam interessados, até que os bolsistas começaram a chamá-los para participarem e a instigar a curiosidade deles sobre o que estava acontecendo em cada experimento. A medida que um aluno participava, mobilizava outro à participar, o que desencadeou inúmeras participações dos alunos, não apenas na mostra, como na Feira de Ciências da cidade, na qual a escola submeteu seis trabalhos.
mostra-de-experimentos-1 mostra-de-experimentos-2 mostra-de-experimentos-3

Subprojeto de São Gabriel Faz Visita sobre Biologia Marinha

O subprojeto Biologia viajou para a cidade de Rio Grande, no dia 9 de dezembro de 2016, e visitou o Museu Oceanográfico, o Museu Antártico, o Ecomuseu da Ilha da Pólvora e o Centro de Recuperação de Animais Marinhos, todos no complexo da FURG (Universidade Federal do Rio Grande). Visitou-se também a praia do Cassino, na mesma cidade.
Foi uma oportunidade para os integrantes do subprojeto terem contato com vários aspectos da biologia marinha, o que não se tem com frequência nesta região do estado onde se localiza a UNIPAMPA e o campus São Gabriel.

Integrantes do subprojeto diante do Museu Oceanográfico.
Integrantes do subprojeto diante do Museu Oceanográfico.

Ecomuseu Ilha da Pólvora e cidade de Rio Grande vistos de mirante.
Ecomuseu Ilha da Pólvora e cidade de Rio Grande vistos de mirante.

Leão marinho no Centro de Recuperação de Animais Marinhos.
Leão-marinho no Centro de Recuperação de Animais Marinhos.

PIBID Ciências da Natureza de Dom Pedrito publica um E-Book

A coletânea de textos que compõem o livro “PIBID CIÊNCIAS DA NATUREZA: Práticas e reflexões sobre a iniciação a docência” foi elaborado no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Escrito pela coordenação, supervisão e pelos bolsistas que atuam nas três escolas de Ensino Fundamental, com o propósito de divulgar as práticas tanto de ensino como de pesquisa desenvolvidas ao longo do ano de 2015/2016.
Link: http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/756
 

PIBID Educação Física participa de torneio escolar com mais de 15 escolas

O Torneio de integração do Jonfa já é um evento esperado pelas escolas da cidade, pois envolve muitos professores e estudantes das escolas de Uruguaiana e região. Em 2016 não foi diferente! Em sua quarta edição, o evento reuniu mais de 15 escolas e durou 7 dias consecutivos, com jogos nos três turnos.
torneio_jonfa
A partir do planejamento das supervisoras da E.E.E.M. Doutor João Fagundes, participante do PIBID, foi possível o envolvimento dos bolsistas em algumas funções no torneio, como: construção do regulamento, funções de mesários, cronometristas e árbitros. Além disto, foram realizados momentos de troca de experiência, dos professores de outras escolas com os bolsistas e outros (as) professores (as), além da participação ativa e engajada de todos os estudantes participantes. Durante os jogos, os bolsistas também realizaram rodas de conversa sobre ética nos esportes coletivos com os professores e com os alunos participantes do evento. Esta ação envolveu 15 bolsistas, 6 voluntários, 2 supervisoras, 1 coordenadora, além de muitos professores e estudantes de Uruguaiana e de cidades vizinhas.

PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPA DO PROJETO SOBRE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

No Brasil, no dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra e as escolas do subprojeto organizaram projetos para valorização da cultura afro-brasileira. Para a concretização do projeto, nosso grupo desenvolveu coletivamente um mapeamento dos interesses e conhecimentos dos estudantes sobre a cultura afro-brasileira.

20_11
Estudantes da EEEM Dom Hermeto – Uruguaiana compartilhando as experiências em roda de capoeira no pátio da escola

20_11_2
Estudantes da EEEM Doutor João Fagundes – Uruguaiana

 
 
 
 
 
 

Ao longo do projeto foram desenvolvidas três oficinas durante quatro semanas com todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O projeto culminou com a realização de atividades que abordaram algumas manifestações corporais da cultura afro-brasileira, envolvendo jogos e brincadeiras, danças e capoeira. O projeto envolveu as duas escolas e seus professores,  cerca de 600 estudantes, além de funcionários e pais dos estudantes, na culminância. Participaram do projeto 15 bolsistas, 4 voluntárias, 3 supervisores e 1 coordenadora.

PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPA DO 35º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – PELOTAS

O subprojeto participou do evento com a presença de 4 bolsistas do programa, que apresentaram 3 trabalhos em formato de pôster, e com participação da coordenadora de área, que ministrou a palestra “A importância do PIBID na formação do professor de Educação Física” e o curso “Formação de professores para o ensino da Educação Física”.

pelotas
Os estudantes reencontraram seus professores Gustavo e Eraldo, na Ufpel Da esquerda para a direita: Guilherme, Felipe, Gustavo, Carmem, Mauren, Luciano e Eraldo

pelotas1
Socialização das experiências PIBID nas apresentações de “relatos de experiência”, no 35º SNEF

 
 
 
 
 
 
 

Os bolsistas também participaram de cursos ministrados por professores de outras universidades ao longo dos e dias de evento. Durante o evento pôde-se perceber a qualidade das intervenções deste grupo, pelos avaliadores e interessados, além de conhecer outros grupos PIBID de diferentes universidades. As apresentações dos bolsistas exploraram o contexto em que o PIBID está inserido e as intervenções em cada comunidade escolar, de modo a trabalhar a cultura corporal do movimento testando diferentes possibilidades metodológicas e diversas técnicas de ensino. O reconhecimento da cultura corporal do movimento como manifestação histórica e socialmente produzida foi importante para construirmos os pressupostos de intervenção.

Para saber mais sobre os relatos de experiência apresentados no evento, clique aqui:

https://drive.google.com/drive/folders/0B3rlwDYghrV1SUlITi0xODMwVWM

https://drive.google.com/drive/folders/0B3rlwDYghrV1SUlITi0xODMwVWM

https://drive.google.com/drive/folders/0B3rlwDYghrV1SUlITi0xODMwVWM

PIBID Educação Física participa do SIEPE 2016

O subprojeto foi representado por 8 estudos no Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, que teve como objetivo a apresentação de trabalhos, a troca de experiências e novas experiências em todos os campos de atuação das diferentes modalidades profissionais, dentro e fora da UNIPAMPA.

siepe
PIBID NO SIEPE 2016 – URUGUAIANA

O grupo participou de oficinas e minicursos, além de  compartilharem as experiências desenvolvidas no PIBID, divulgando a outros professores e profissionais a importância do PIBID como política pública na formação de professores de Educação Física.

https://drive.google.com/file/d/0B3rlwDYghrV1NTY0VVFnX0RZVlU/view

https://drive.google.com/drive/folders/0B3rlwDYghrV1YlhRR3lyczV4X3c

https://drive.google.com/drive/folders/0B3rlwDYghrV1YlhRR3lyczV4X3c

https://drive.google.com/drive/folders/0B3rlwDYghrV1YlhRR3lyczV4X3c

https://drive.google.com/drive/folders/0B3rlwDYghrV1YlhRR3lyczV4X3c

https://drive.google.com/drive/folders/0B3rlwDYghrV1YlhRR3lyczV4X3c

https://drive.google.com/drive/folders/0B3rlwDYghrV1YlhRR3lyczV4X3c

Subprojeto Educação Física participa de projeto institucional nas escolas: A "feira de saúde e meio ambiente"

A partir de um planejamento coletivo elaborado pelos bolsistas ID e professoras de Educação Física da escola, a Educação Física foi inserida no projeto de Saúde e Meio Ambiente, que era institucional. Para o desenvolvimento das intervenções, foram mapeadas as possibilidades de atividades para o desenvolvimento das oficinas relacionadas aos temas transversais saúde e meio ambiente, e elaboração de oficinas em cada turma. Durante as intervenções com as turmas das duas escolas, foi desenvolvida uma aula por semana no período de quatro semanas consecutivas, os bolsistas se organizaram em duplas por turma das escolas e desenvolveram suas atividades com todas as turmas de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, juntamente com os supervisores.

feira1 feira11

O projeto envolveu aproximadamente 800 alunos, além de professores da escola e pais dos estudantes, culminando com uma feira onde as turmas apresentaram para a escola o tema desenvolvido ao longo do projeto. Os resultados obtidos com o projeto foram positivos, houve uma grande participação e envolvimento dos estudantes, que juntamente com a comunidade escolar exploraram as diversas possibilidades oferecidas durante a feira. Participaram do projeto 15 bolsistas, 3 voluntárias, 3 supervisores e 1 coordenadora.

PIBID Educação Física faz formação em atendimento pré-hospitalar

Formação Atendimento Pré-Hospitalar com foco na Educação Física escolar

Em Setembro o subprojeto Educação Física realizou uma formação sobre atendimento pré-hospitalar com os formadores da SAMU – Uruguaiana, com foco nos  primeiros socorros escolares onde foi desenvolvida uma série de procedimentos com o intuito de manter vidas em situações de emergência.

atendimento-pre-hospitalar-1 atendimento-pre-hospitalar-2

A oficina teve como objetivo auxiliar os bolsistas em noções básicas de primeiros socorros em situações prováveis durante as aulas de Educação Física. Foram explanados os primeiros atendimentos para as seguintes situações: desmaios, parada cardiorrespiratória, queimaduras, cortes, fraturas e hemorragias.

A formação contou com a presença de 15 bolsistas, 4 voluntários, 1 supervisora, 1 coordenadora e 1 professora convidada, além de 2 formadores da SAMU.