Na aula de Ciências da EMEF José Francisco Pereira da Silva, trabalhando o eixo saúde a ambiente, o PIBID – Ciências da Natureza Unipampa, Campus Uruguaiana, desenvolveu uma Unidade didática que contempla a alimentação e os elementos químicos. Dentro dessa unidade, desenvolveu uma atividade, com o nono ano, de processamento e conservação de alimentos, onde produziram queijo tipo minas.
CIEP na II Jornada de Reflexões de Ensino de Línguas
O resumo A tecnologia como tema para produção de podcast foi apresentado, sob a forma de comunicação oral, pela bolsista Bruna Marzullo Fonseca, na Roda de Conversa organizada em torno dos temas Metodologias atuais no ensino de línguas; Produção e análise de material didático; e Questões curriculares no ensino de línguas, da II Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas, evento organizado pelo Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da UNIPAMPA/Campus Bagé, realizado nos dias 29 e 30 de setembro. Pela conversa, a bolsista descreveu a oficina, aplicada na Escola Estadual Luiz Maria Ferraz – CIEP, que teve como tema a tecnologia e foi realizada em uma turma do segundo ano do ensino médio. A metodologia partiu do modelo de sequência didática, proposta por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), que prevê o ensino de gêneros discursivos processualmente. Ao longo de 10 h/a, foram realizadas atividades de leitura e pesquisa sobre o tema para desenvolver a produção final: uma pauta para Podcast. Os alunos foram divididos em quatro grupos durante a oficina, sendo que cada grupo pesquisou sobre um subtema diferente relacionado à tecnologia (tecnologia no passado e no presente; tecnologia no futuro; técnica e tecnologia; e redes sociais). Ao final da oficina, foram produzidas quatro pautas, uma de cada grupo, e os alunos foram convidados a gravar os Podcasts.
Bruna
Mitos de criação no III ENCIF
O resumo expandido Oficina de linguagem: Mitos de criação foi apresentado, sob a forma de comunicação oral, pela bolsista Bruna Marzullo Fonseca, no III Encontro de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Bagé/RS. Essa oficina foi desenvolvida ao longo de 6 h/a e teve como objetivo principal mostrar aos alunos a importância de conhecer aspectos de diferentes culturas, enfatizando os mitos de criação, narrativas antigas que buscavam explicar o surgimento do mundo e do ser humano.
Bruna
Intervenção Literária Contos de Terror no IFSul
A Intervenção “Contos de Terror” foi realizada durante o mês de julho em algumas turmas dos cursos técnicos do IFSul. Inicialmente apresentamos alguns trailers de filmes de terror inspirados na obra de Edgar Allan Poe. Depois, comentamos aspectos da vida e da obra de autor de quem mostramos fotos. Então solicitamos a participação dos alunos na leitura de fragmentos de textos de Poe que deveriam ser retirados de um orifício lateral de uma caixa, decorada com tecido preto e animais fictícios. A atividade teve o objetivo de incentivar a leitura das obras apresentadas, pela mobilização de diferentes sentidos suscitados pelo tratamento do tema na intervenção. Os resultados nos pareceram positivos porque os alunos, além de lerem os fragmentos da intervenção, foram à biblioteca em busca de outros textos de mesma natureza para posterior leitura.
Contos de terror
APRESENTAÇÃO DO PROJETO “INTERVENÇÃO LITERÁRIA”: UMA PROPOSTA DE INCENTIVO À LEITURA no III ENCIF
O resumo expandido, intitulado Projeto Intervenção Literária: uma proposta de incentivo à leitura no IFSUL – Bagé, foi apresentado, sob a forma de comunicação oral, pela bolsista Ana Paula C. Pinheiro, no III Encontro de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Bagé/RS. Na apresentação foram descritas quatro intervenções literárias realizadas durante o primeiro semestre de 2017 no instituto, assim como resultados obtidos dos trabalhos.
Ana Paula
Apresentação do PIBID/LETRAS – Português aos novos alunos do 1º semestre de Agropecuária e Informática
Com o objetivo de introduzir e informar os alunos sobre como funciona o programa e qual a sua origem, fizemos uma apresentação do PIBID para os alunos iniciantes do primeiro semestre do curso de Agro e Info do IFSul 2017. Explicamos como funciona o projeto e de onde ele parte. Exibimos slides para ilustrar nossos projetos e apresentar, para quem ainda não conhecia, a Unipampa. Fizemos uma breve apresentação do campus por fotografias e apresentamos os cursos oferecidos pela universidade.
Apresentação
IFSUL na II Jornada de Reflexões de Ensino de Línguas
Os resultados da oficina O sentido do poético e as tecnologias, realizada no primeiro semestre de 2017 foi apresentado pelo grupo do PIBID/ IFSul, formado pela supervisora e pelos bolsistas ID, na Roda de Conversa organizada em torno dos temas Metodologias atuais no ensino de línguas; Produção e análise de material didático; e Tecnologias e ensino de línguas, da II Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas, evento organizado pelo Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da UNIPAMPA/Campus Bagé, realizado nos dias 29 e 30 de setembro. Pela conversa, o grupo apresentou reflexões realizadas a partir de um projeto que teve como objetivo propor atividades para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, buscando estabelecer um diálogo entre a poesia e gêneros multimodais, desenvolvendo a leitura, a escrita e a oralidade. Durante o desenvolvimento do projeto, alunos do curso Técnico em Agropecuária e do curso Técnico em Informática tiveram contanto com diferentes autores e estilos de escrita poética, escreveram seus próprios poemas, produto final da oficina de linguagem. Mas esse produto não se limitou à escrita. Os alunos produziram vídeos onde disseram os poemas e os contextualizaram. As apresentações feitas pelos vídeos atenderam ao objetivo principal do projeto que seria aproximar o aluno da linguagem poética por meio dos gêneros midiáticos. Os alunos desenvolveram os trabalhos de forma bastante criativa, demonstrando compreensão e envolvimento em relação à proposta.
II Jornada
PIBID – Português do IFSUL no III Encontro de Ciência e Tecnologia (ENCIF)
O resumo expandido Multiletramentos, Letramentos Digitais: Trabalhando com Gêneros do Youtube® foi apresentado, sob a forma de comunicação oral, pela bolsista Gisele Alves de Brito, no III Encontro de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Bagé/RS. O projeto teve como objetivo apresentar os resultados da oficina, aplicada nas turmas de alunos do ensino médio, utilizando os letramentos digitais, levando os alunos a ter contato com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), fazendo uso de plataformas multimodais, utilizando as formas de linguagem encontradas nos ambientes virtuais, mais especificamente YouTube.
Gisele
OFICINA DE LINGUAGEM: CONTOS DE TERROR
A oficina de linguagem Contos de Terror foi realizada no mês de setembro e teve como objetivo trabalhar contos fantásticos, em especial os de Edgar Allan Poe. A atividade foi organizada em oito períodos, divididos em quatro etapas. Na primeira, apresentamos o projeto, trabalhamos a estrutura do gênero e apresentamos alguns dados sobre a vida e obra de Edgar Allan Poe. Na segunda etapa, iniciamos a escrita dos contos de terror, que tiveram como argumento inicial histórias infantis. O propósito era transformar essas histórias em contos de terror. Depois de prontos, os textos foram entregues ao bolsistas. A terceira etapa foi dedicada à análise linguística. Para isso, selecionamos alguns contos e os analisamos em conjunto com os alunos. Por fim, os alunos fizeram a reescrita de seus contos. Como produção final, transformaram seus contos em vídeos, em mini-curtas ou os encenaram com fantoches.
contos de terror
BINGO LITERÁRIO NO IFSul
Em agosto, com o objetivo de incentivar a leitura, realizamos uma intervenção nas turmas do 1º, 2º e 4º semestres do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Para isso, foi organizado um painel com bolsos que continham fragmentos das seguintes obras: A volta ao mundo em 80 dias, de Julio Verne; Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos; O cortiço, de Aluísio de Azevedo; 1984, de George Orwell. Nos bolsos, havia também trava-línguas, poesias e vale-brindes. Os bolsistas ID fizeram um breve relato de cada obra para instigar os alunos. Depois disso, foi pedido para que um aluno por vez se dirigisse até a frente e retirasse uma ficha que indicaria o que, do painel, ele deveria ler para os demais colegas. Essa intervenção teve o objetivo de incentivar o hábito da leitura e, para isso, foram usadas tanto obras canônicas quanto atuais. Os alunos se divertiram e manifestaram interesse pelos livros apresentados.
Bingo