Feira de Ciências Caçapava do Sul 2012

Foi realizada no último dia 24 a segunda edição da Feira de Ciências. O evento foi realizado entre as 9h e 15h30 no Campus da Unipampa com a participação de 12 escolas dos municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e São Sepé.

Dos 28 trabalhos apresentados cinco foram selecionados para participar, também, da Feira de Ciências da UNIPAMPA, no Campus Bagé, que será realizada dia 14 de setembro, e da Feira de Ciências e Matemática da Metade Sul do Rio Grande do Sul, organizada pelo Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática (Necim), formado por professores da UNIPAMPA, UFPel e IF-Sul, no dia 29 de setembro em Pelotas.

Os trabalhos selecionados foram:

• Lixo e cidadania: a reciclagem como fator de preservação ambiental e qualidade de vida, da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção;
  • Sumidouro, do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, de Lavras do Sul;
  • Contos Literários, da Escola Estadual de Ensino Médio Profa. Gladi Machado Garcia, de Minas do Camaquã;
  • As fossas e o meio ambiente, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcelos;
  • Transplantes. Renal e Hemodiálise, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profa. Januária Leal.

Cada um dos dois primeiros trabalhos listados, também receberá uma bolsa de Iniciação Científica Júnior. Essas bolsas, com duração de três meses, foram concedidas pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIPAMPA com o objetivo de incentivar os alunos a aprofundar o estudo e a pesquisa referente ao trabalho apresentado.

A Feira de Ciências é parte das atividades do projeto Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha, que recebe fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é desenvolvido em parceria com o Campus Bagé.

Foram patrocinadoras do evento as seguintes empresas caçapavanas: Somer Express, Cotrisul, Rodeio Grill, Roger Digital, SH Papelaria e Churrascaria Rodeio. A segunda edição, assim como a primeira, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Caçapava do Sul, que contribuiu com a logística do evento e a busca por patrocinadores.