Escolas apresentam trabalhos em Feira de Ciências

Matéria realizada por Unipampa – 28/08/2012 – 20:41

Foram expostos 28 trabalhos na Feira de Ciências (Foto:Unipampa/Divulgação)

Entre 9h e 15h30, foi realizada no dia 24 de agosto a segunda edição da Feira de Ciências no campus Caçapava do Sul, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Participaram do evento 12 escolas dos municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e São Sepé, com 28 trabalhos de Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Cinco desses trabalhos foram selecionados para participar, também, da Feira de Ciências da Unipampa, no campus Bagé, em 14 de setembro próximo, e em Pelotas, no dia 29 de setembro, durante a Feira de Ciências e Matemática da Metade Sul do Rio Grande do Sul, promovida pela UFPel e IF-Sul.

Os trabalhos selecionados foram:

• Lixo e cidadania: a reciclagem como fator de preservação ambiental e qualidade de vida, da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção, de Caçapava do Sul;
  • Sumidouro, do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, de Lavras do Sul;
  • Contos Literários, da Escola Estadual de Ensino Médio Profa. Gladi Machado Garcia, de Minas do Camaquã;
  • As fossas e o meio ambiente, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcelos, de Caçapava do Sul;
  • Transplantes. Renal e Hemodiálise, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profa. Januária Leal, de Caçapava do Sul.

Os dois primeiros, desses cinco trabalhos, também receberão cada um uma bolsa de Iniciação Científica Júnior. Essas bolsas, com duração de três meses, foram concedidas pela Pró-Reitoria de Extensão da Unipampa, com o objetivo incentivar os alunos a aprofundar o estudo e a pesquisa referente ao trabalho apresentado na Feira de Ciências.

A Feira de Ciências é parte das atividades do projeto Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha, que recebe fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é desenvolvido em parceria com o Campus Bagé. Essa segunda edição do evento, assim como o primeiro, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Caçapava do Sul, que contribuiu com a logística do evento e a busca por patrocinadores.

O evento recebeu patrocínio do comércio caçapavano. As empresas que contribuíram foram a Somer Express, a Cotrisul, a Rodeio Grill, Roger Digital, SH Papelaria. A Churrascaria Rodeio contribuiu com a realização de um almoço para os participantes.