Projeto Feira de Ciências promove saber e participação

Matéria realizada por ACS Unipampa – 22/08/2013 – 18:01

Feira em Candiota selecionou trabalhos para exposição em Bagé. Um deles é de autoria dos estudantes Anderson Grapiglia, Darlan Morais, Giovana Ferreira Molina e Jianini Dias Gonçalves.

Nesta sexta-feira, 23 de agosto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Téo Vaz Obino, em Bagé, vai sediar a Feira de Ciências, resultado da colaboração entre a comunidade escolar e a equipe do projeto de extensão Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha, desenvolvido na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) por equipes dos campi Bagé e Caçapava do Sul. A visitação será aberta das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30.
No dia 30, será a vez da Feira de Ciências no Campus Caçapava do Sul. A expectativa de participação e qualidade nesses dois eventos é grande, conforme os resultados da primeira edição da I Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota (FEICAN), ocorrida no dia 14 de agosto e realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candiota e com bolsistas do PIBID Física, da Escola Estadual Jerônimo Mércio, no ginásio de Candiota.

O projeto de extensão é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é coordenado pelo professor da UNIPAMPA, Pedro Dorneles. A equipe é composta por técnicos administrativos e professores dos cursos de licenciaturas em Física, Matemática, Ciências Exatas e Química e pelo bacharelado em Geofísica, dos campi Bagé e Caçapava do Sul.

A Feira tem como objetivos promover a integração entre escola, universidade e comunidade; divulgar a cultura científica; estimular alunos e professores para produção de trabalhos investigativos; valorizar o trabalho docente interdisciplinar e contextualizá-lo nas áreas de ciências, arte e tecnologia; desenvolver o espírito crítico e investigativo dos alunos, ainda, valorizar e estimular a criatividades dos professores e alunos.

Para a professora da Secretaria Municipal de Educação, Nazionélia Ferreira, essa experiência possibilitou qualidade e dinamismo ainda não vivenciados nas escolas de Candiota.

– Embora tenha sido sempre acalentado por nossas comunidades, é algo novo em termos acadêmicos – acrescenta.

A comissão organizadora realizou, desde março, reuniões periódicas com os professores da Educação Básica da rede estadual e municipal de Candiota. Os integrantes dessa equipe são os professores da UNIPAMPA, Pedro Dorneles e Edson Kakuno, os membros da Equipe Pedagógica da SMED – formada por Fernanda Vestfahl, José Ricardo de Oliveira e Maria Helena Barcelos, pelo supervisor do PIBID Física na Escola Estadual Jerônimo Mércio, Luiz Dworakowski, pelos licenciandos da universidade Fernanda Battú e Gonçalo, Márcio Nunes Machado, Rodrigo da Silva Franco e o bolsista do PIBID Física, Gustavo Machado.

Além disso, a equipe organizadora levou, através dos bolsistas do PIBID Física/2011, experimentos de Física às escolas da cidade, a fim de aproximar a Universidade da rede de Educação Básica, estimular os alunos a prosseguirem com seus estudos e tentarem o ingresso na instituição de ensino superior.

Segundo o professor da UNIPAMPA e membro da comissão organizadora, Pedro Fernando Dorneles, essas iniciativas possibilitaram uma equipe coesa e uma Feira que superou as expectativas:

– A gente se surpreendeu positivamente tanto pelo número de trabalhos inscritos, quanto pela qualidade.

Alunos do Ensino Fundamental e do terceiro ano do Ensino Médio apresentaram, ao todo, 50 trabalhos, na I FEICAN. Destes, 16 foram selecionados para participar da Feira que acontecerá em Bagé, dia 23 de agosto.

A experiência acumulada na condução do projeto Uma integrante da equipe, a professora Ângela Maria Hartmann, palestrará sobre Programa Ciência na Escola: o processo de construção colaborativa para a II Feira de Ciências da Bahia no dia 22 de agosto, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Bahia. O eixo central dessa proposta é fomentar a pesquisa para os estudantes da Educação Básica e fortalecer o movimento de Feiras de Ciências na Bahia.

Conforme a professora e extensionista, essa é uma boa oportunidade de divulgar o projeto desenvolvido na UNIPAMPA:

– Iniciativas assim valorizam o trabalho que a equipe do Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha vem desenvolvendo há três anos.

Para mais informações, é possível visitar o site do projeto.