Lançamento do PROFECIPAMPA, dia 23 de abril

Vídeo inicial de abertura

Participantes:
Prof Dr. Roberlaine Ribeiro- Magnífico reitor da Unipampa;
Prof Dr. Paulo Rodenei Soares Lopes- Pro-reitor de extensão e cultura da Unipampa;
Prof Dr. Pedro Fernando Teixeira Dorneles- Articulador Geral da Fecipampa.

Palestra “Feiras de Ciências e movimentos científicos para jovens com o olhar na construção da educação científica transformadora” com o Prof Dr. Ivo Leite Filho – Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.*

Encerramento e homenagem póstuma a colega DANIELA DE ROSSO TOLFO.

*Licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), com Mestrado em Educação no Grupo de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Desenvolveu diversos projetos de iniciação científica na Estação Ciência-USP, onde gerenciou o projeto de ampliação e reforma da exposição sob auspício da Fundação Vitae. Colaborou diretamente na organização da FEBRACE-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia/EPUSP. Prestou consultoria para o MEC/UNESCO junto ao Programa FENACEB. Tem experiência na área de ensino de ciências, assim como de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, projeto de iniciação científica, atividades científicas, orientação para pesquisa, elaboração de resumos de trabalhos científicos e escola pública e a pesquisa. Vem atuando como consultor para formação de professores nas orientações de projetos de pesquisas para ensino de educação infantil, fundamental I e II, Médio e técnico. Está disseminando o Método do Curiosismo-Exploratório como estratégias na Educação Científica para jovens. Coordena desde 2011 a FETECMS-Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, FETECCMS Junior e EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE. Tem no curriculum diversas premiações por Instituições e órgãos em função das atividades com estudantes da educação infantil, fundamental e médio. Atua nas disciplinas de Fundamentos de Ensino, Estágios Obrigatórios, Monografias. Está cadastrado como Avaliadores “ad-hoc” no banco de dados do INEP para avaliação de curso. Atualmente coordena o Programa de Mestrado Profissional PROFQUI. No ano de 2019 esteve como Coordenador Geral da Popularização do Ministério de Ciência, Tecnologias, Comunicações e Inovações (MCTIC)