Abertura das Feiras de Ciências Integradoras do Programa da Unipampa

É com alegria que no dia 27 de agosto do corrente ano, a partir das 10h, através do link https://www.youtube.com/c/Fecipampa será realizada a Abertura das Feiras de Ciências Integradoras do Programa da Unipampa. Este evento faz parte do Programa institucional PROFECIPAMPA e tem o objetivo de estimular e potencializar o desenvolvimento da investigação e da alfabetização científica nas escolas de Educação Básica que integram o programa no âmbito dos dez Campi da Unipampa.

Trata-se de um evento de abrangência estadual que tem como objetivo se constituir como um evento aglutinador de feiras municipais, já que o estado do Rio Grande do Sul tem uma forte identificação com as feiras desenvolvidas anteriormente pelo CECIRS (Centro de Ciências do Rio Grande do Sul).

A partir da Abertura das Feiras de Ciências Integradoras do Programa da Unipampa serão desenvolvidas as Feiras de Ciências Integradoras nos Campi Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento (com parceria com a UERGS), São Gabriel, São Borja (com parceira com o IFFar) e Uruguaiana.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura , a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unipampa apoiam este evento com a concessão de bolsas, vinculadas ao Edital 189/2021 (Chamada Interna nº3/2021) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, de forma específica, disponibiliza apoio através de um trabalho conjunto de articulação institucional.

A equipe de trabalho é formada por representantes dos 10 Campi da Unipampa. Ainda nos campi São Borja e Santana do Livramento, há parcerias com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e o Instituto Federal Farroupilha. Após forte interação com os municípios próximos aos campi da Unipampa, se constituíram as Feiras Integradoras, visando a seleção de trabalhos para a primeira edição da Fecipampa (Feira de Ciências do Pampa). Essa primeira edição de feiras integradoras foi fomentada a partir de ações já realizadas (Campi Bagé; Caçapava do Sul; Dom Pedrito) e do engajamento de servidores e estudantes da Unipampa que formaram as equipes de trabalho juntamente com o Comitê Científico do PROFECIPAMPA, resultando em um expressivo número de trabalhos desenvolvidos (286).

Tais trabalhos serão apresentados por 755 estudantes, por meio de vídeos postados em redes sociais de cada Feira Integradora (https://sites.unipampa.edu.br/profecipampa/feiras-integradoras/). Os referidos trabalhos foram orientados e coorientados por 251 professores de 111 escolas distintas e de 21 municípios do RS. Para o professor Pedro Dorneles, articulador geral do PROFECIPAMPA, os resultados atingidos só foram possíveis pelo envolvimento dos professores e alunos da Educação Básica e pela dedicação dos servidores e estudantes da Unipampa. Dorneles destaca que as Feiras de Ciências promovidas pela Unipampa estão se consolidando como uma excelente forma de fortalecer os laços de cooperação entre a Universidade e as comunidades escolares.