Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura | Página: 16

Comissão Geral de Elaboração do PDI 2024-2028 realiza reuniões quinzenais

Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) começou, a partir deste segundo semestre, a realização de reuniões quinzenais da Comissão Geral de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028. As reuniões serão no formato on-line ou híbrido. No primeiro encontro, que ocorreu em 13 de julho, o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, ressaltou a importância do PDI para o progresso da Universidade, pois envolve a análise e o planejamento do Projeto Pedagógico Institucional; da Infraestrutura; da Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica; das Ações Afirmativas; da Gestão de Pessoas; entre outros. Em agosto, ocorrem o terceiro e quarto encontro da Comissão.

Até o momento, foram estabelecidas as primeiras diretrizes de trabalho, incluindo a criação de um repositório compartilhado para os materiais de referência relacionados ao PDI. Além disso, a partir da validação da importância da troca de conhecimento e boas práticas, será promovida uma capacitação para a Comissão Geral de Elaboração do PDI. A definição é de que o curso envolverá a análise de benchmarks, uma ferramenta usada para acompanhar processos, produtos ou serviços com outros semelhantes. A ideia é verificar as experiências de outras universidades.

O PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é elaborado para um período de cinco anos, configurando-se como um documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES) quanto sua filosofia, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. O PDI em execução na Unipampa é o de 2019-2023.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

Acompanhe as obras da Unipampa – Julho/2023

A Coordenadoria de Infraestrutura divulga mensalmente o relatório de obras em andamento da Unipampa. As informações disponibilizadas contém imagens das obras e dados como campus de origem, número do contrato, percentual executado, valor liquidado e valor do contrato mais aditivos.

Estas são as obras em andamento e seus percentuais executados:

Prédio Acadêmico III – Fase 03 no Campus Itaqui – 91,44% executado;
Reforma do Prédio Administrativo e Casa de Estudante para Adequações do PPCI no Campus São Borja –  88,11% executado;
Reforma do Auditório (Bloco 01), Biblioteca (Bloco 03) e Incubadoras (Bloco 02) no Campus Bagé – 90,30% executado;
Conclusão do Bloco V e Reservatório no Campus Bagé – 70,14% executado;
Escada Metálica de Emergência e Complementos no Prédio Anexo do Campus Santana do Livramento –  82,72% executado;
Pórtico da Estância do Pampa do Campus Dom Pedrito –  77,89% executado;
Incubadora Tecnológica do Campus Caçapava do Sul –  63,79% executado;
Incubadora Tecnológica do Campus Bagé –  5,45% executado;
Conclusão da Casa do Estudante do Campus Alegrete –  41,40% executado.

Siga este link para acessar as imagens e mais informações sobre o acompanhamento das obras referente ao mês de Julho de 2023.

Entenda como o MEC calcula a Matriz OCC

Denomina-se matriz OCC (Orçamento de Outros Custeios e Capital) o instrumento de distribuição anual dos recursos destinados à manutenção e funcionamento das universidades federais.

O Decreto nº 7.233, de 19 de julho de 2010, que “dispõe sobre procedimentos orçamentários e financeiros relacionados à autonomia universitária”, estabeleceu as diretrizes básicas e critérios técnicos para a distribuição de recursos orçamentários no âmbito das universidades federais. O principal objetivo deste decreto foi institucionalizar a alocação de recursos de custeio e capital para as universidades federais por meio de um “modelo de alocação” que pudesse garantir mais precisão técnica, transparência e equidade na distribuição de recursos orçamentários.

A Portaria MEC nº 651 de 24 de julho de 2013 institucionalizou, no âmbito do Ministério da Educação, a Matriz OCC (Matriz de Orçamento de Outros Custeios e Capital), como instrumento de distribuição anual dos recursos destinados às Universidades Federais.

O atual modelo de distribuição é um indicador de eficiência e qualidade, onde o principal parâmetro utilizado é “aluno equivalente”. Destacam-se também indicadores de produção e de pesquisa.

Os dados utilizados para o cálculo da matriz de alocação de recursos são fornecidos ao MEC anualmente via coleta do PingIFES (Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior).

Segue abaixo vídeos explicando os parâmetros utilizados:

Fonte: Notícia UFCAT

Acordo de Cooperação Técnica entre Campus São Borja e IFA

Foi celebrado entre a UNIPAMPA e o Instituto Federal de Alagoas, através do Campus São Borja, o Acordo de Cooperação Técnica nº 04/2023, que tem como objetivo estabelecer cooperação mútua entre as instituições no que diz respeito à colaboração técnica que será prestada pelo servidor Davi Couto Vieira, SIAPE 1912331, cargo de Auxiliar em Administração da Universidade Federal do Pampa com o Instituto Federal de Alagoas, conforme as cláusulas subsequentes.

O acordo visa fomentar ações envolvendo o ensino, a extensão e a pesquisa entre UNIPAMPA e IFA e tem como principal justificativa dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, logística; atender usuários, fornecer e receber informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços em áreas de escritório e assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Acordo de Cooperação estará vigente até o dia 13 de agosto de 2024.

Com informações de Cássia Marques de Souza.

Sisbi adota nova versão do Pergamum para o gerenciamento de seu sistema

O Sistema Integrado de Bibliotecas – Sisbi Unipampa está implantando a nova versão do software de gerenciamento do sistema, o Pergamum. Em fase de testes por alguns bibliotecários da instituição, a nova versão terá o visual mais acessível e personalizável, mais segurança por meio da nova criptografia, além de novas ferramentas de gestão.
Para os usuários com baixa visão, a nova versão trará recursos importantes como o ajuste de zoom (de 0 a 100%), o esquema de ajuste de cores (inversão, escala de cinza e alto contraste), além da possibilitar o uso de negrito nas fontes.
Prevê-se que no início do próximo semestre letivo, toda a comunidade acadêmica da Unipampa já volte às aulas com a nova versão do software.

Com informações de Elisângela Pires.

EAD da Unipampa também é nota máxima no MEC

A Unipampa obteve o conceito máximo no recredenciamento de cursos na modalidade da Educação a Distância (EaD) pelo Ministério da Educação (MEC).

Esta avaliação, promovida por comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é essencial para o funcionamento regular de uma instituição de ensino superior e a nota máxima demonstra a excelência do ensino a distância na Universidade.
No início de junho, a Universidade também recebeu nota máxima em processo de recredenciamento do MEC referente aos cursos presenciais.

Confira a fala do Reitor sobre este importante momento para a Unipampa:

Comissão Geral de Elaboração do PDI 2024-2028 realiza primeira reunião

A primeira reunião da Comissão Geral de Elaboração do PDI 2024-2028 ocorreu no dia 13 de julho e contou com a participação do Reitor, do Vice-reitor e demais membros da equipe. Ambos ressaltaram a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o progresso da Universidade, abrangendo uma ampla gama de tópicos relevantes, como o Projeto Pedagógico Institucional, Infraestrutura, Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica, Ações Afirmativas, Gestão de Pessoas, dentre outros.

Durante o encontro, foram estabelecidas as primeiras diretrizes de trabalho, incluindo a criação de um repositório compartilhado para os materiais de referência relacionados ao PDI. Reconhecendo a importância da troca de conhecimento e boas práticas, foi decidido que a Comissão Geral de Elaboração do PDI passará por um processo de capacitação.

Essa capacitação envolverá a análise de benchmarks e experiências de outras universidades que passaram pelo processo de elaboração do PDI recentemente. Nas próximas reuniões, serão realizadas apresentações de outras instituições, com o intuito de aprimorar o conhecimento dos membros da comissão e fortalecer a qualidade do trabalho a ser desenvolvido.

Com informações de Tiago Perez.

Vote pela Unipampa no Brasil Participativo

Por Sofia Viero Sorgetzt

Até o dia 14 de julho, é possível votar em duas propostas vinculadas à Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no site Brasil Participativo: a da conclusão das obras da Unipampa e a da criação de um hospital federal, regional, transfronteiriço, 100% SUS em rede, para atender média e alta complexidade em saúde na fronteira, em Uruguaiana.

Para votar, é preciso ter cadastro no Gov.br. As propostas podem ser acessadas nos links abaixo ou nos QR Codes.

Conclusão das Obras da Unipampa.

Criação do Hospital Federal Transfronteiriço.

Saiba mais sobre as propostas:

Conclusão das Obras da Unipampa

A conclusão das obras da Universidade Federal do Pampa nos dez campi é fundamental para consolidar a excelência já reconhecida, com nota máxima obtida na avaliação do MEC. Isso se justifica pela importância estratégica da universidade na formação de profissionais qualificados em diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, a finalização das obras permitirá a expansão das vagas, atendendo a demanda crescente por educação superior.

Criar um hospital federal, regional, transfronteiriço, 100% SUS em rede, para atender média/alta complexidade em saúde na fronteira, em Uruguaiana

Regiões de fronteira, como a região 3 de saúde do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 500 mil habitantes, estão desassistidas em relação ao acesso a média e alta complexidade em saúde, ferindo os princípios de equidade, descentralização e regionalização do SUS. Agrega-se isso a distância de até 640 km para os centros maiores a que estes municípios são referenciados. O Município citado justifica-se em razão do amadurecimento da Unipampa, com 5 cursos de saúde, incluindo medicina, ativos.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

PROPLAN participa da plenária estadual para elaboração participativa do PPA

A pró-reitora e o pró-reitor adjunto da PROPLAN, Viviane Gentil e Fabiano Sobrosa, participaram, no último sábado, dia 08 de julho, da plenária estadual para a elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA). O encontro é promovido pelo Governo Federal com vistas a incorporar as prioridades indicadas da sociedade civil no PPA 2024-2027.

A plenária foi realizada em Porto Alegre, com a participação dos ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), responsáveis pelo PPA, e também dos ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, do vice-governador Gabriel Souza, e do presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin.

A seguinte proposta foi enviada ao governo: “A conclusão das obras da Universidade Federal do Pampa nos dez campi é fundamental para consolidar a excelência já reconhecida, com nota máxima obtida na avaliação do MEC. Isso se justifica pela importância estratégica da universidade na formação de profissionais qualificados em diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, a finalização das obras permitirá a expansão das vagas, atendendo a demanda crescente por educação superior.”

Você pode votar nesta proposta utilizando sua conta GOV acessando o link da proposta no site do Brasil Participativo .

Com informações de Viviane Gentil.

Campus São Borja celebra Acordo de Cooperação com Defensoria Pública do RS

Foi celebrado entre a Unipampa e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, através do Campus São Borja, o Acordo de Cooperação que tem como objetivo conjugar esforços visando o desenvolvimento e o mútuo assessoramento na realização de pesquisa, ensino e extensão nas áreas científica, cultural e tecnológica, compartilhando recursos materiais, financeiros e humanos com especial intenção em desenvolver palestras, cursos e atividades interinstitucionais abertas ou não ao público.

O Plano de Trabalho refere-se à execução do projeto “Diálogos Inter-jurídicos” que tem sua culminância no “Evento Colóquio de Estudos Interdisciplinares em Direito”. Trata-se de atividade que integra conteúdos abordados em diferentes componentes curriculares com a realidade na qual os alunos estão inseridos. Além da pesquisa acerca dos temas previamente definidos, os discentes devem produzir folders informativos, os quais serão distribuídos em rodas de conversa realizadas em quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Município de São Borja. Esta atividade também contará com diálogo promovido por estudantes do Curso de Direito e pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

O Acordo de Cooperação estará vigente até o dia 03 de julho de 2028.

Com informações  de Cássia Marques de Souza.