Ainda no dia 27 de setembro, os representantes da Unipampa: Reitor Roberlaine Jorge, Vice-Reitor Marcus Querol e Pró-Reitora de Planejamento e Infraestrutura Viviane Gentil, participaram de uma reunião na Secretaria de Educação Superior – SESU MEC, sendo recebidos pelo Secretário Adjunto, Eduardo Gomes Salgado.
Em tela, novos investimentos na Instituição, voltados ao curso de Engenharia Agrícola, que também apresenta necessidade de professores, laboratórios e bibliografia apropriada, já que o curso, que antes era uma parceria com o IFSul, agora passa à responsabilidade exclusiva da Unipampa.
Aproveitando a oportunidade, tratou-se de recursos para o curso de Medicina, bem como novas vagas docentes.
Investimentos em TI, considerando previsão de ensino híbrido; a necessidade de ampliação da assistência estudantil e dos recursos para contratos de limpeza, com vistas ao retorno das atividades presenciais, também foram pauta neste encontro.
No último dia 27 de setembro a comitiva da Unipampa, formada pelo Reitor Roberlaine Jorge, pelo Vice-Reitor Marcus Querol e pela Pró-Reitora de Planejamento e Infraestrutura Viviane Gentil, foi recebida em Brasília, na sede da Diretoria de Formação Docente e Valorização dos profissionais da Educação – DIFOR MEC. O Diretor Renato de Oliveira Brito debateu com a comitiva sobre as possibilidades de participação da Unipampa nos editais da DIFOR, que têm como finalidade a formação inicial e continuada de professores, com previsão, inclusive, de recursos para investimento em cursos de licenciatura.
Os representantes da Unipampa manifestaram o interesse da Instituição em três editais com lançamento breve.
Na manhã de hoje, dia 27 de setembro, a comitiva da Unipampa, formada pelo Reitor Roberlaine Jorge, Vice-Reitor Marcus Querol e Pró-Reitora de Planejamento e Infraestrutura Viviane Gentil, foi recebida no MEC, na Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, DIFES, pela Diretora Stephanie Silva e Coordenadora Ana Marta Anjos.
O encontro teve como pauta recursos adicionais à Universidade, novas vagas docentes para cursos específicos, investimentos na área de TI e ampliação de recursos para contratos de terceirizados, especialmente limpeza e Restaurante Universitário.
Outra pauta relevante foi a finalização das Casas de Estudantes, que são uma prioridade da DIFES.
A Unipampa assinou o Acordo de Cooperação com o município de Bagé, cujo objeto é o mútuo assessoramento no compartilhamento de recursos humanos, com especial intenção em articular ações integradas relativas à oferta de Técnicos de Interpretação e Tradução em Linguagem de Sinais (TILS) na cidade de Bagé.
Acordo vigente até 23/09/2023.
No dia 23 de setembro de 2021, a UNIPAMPA, a FURG e a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande, reuniram-se para dar seguimento às tratativas e encaminhamentos da autorização da Fundação de Apoio junto a UNIPAMPA. Na ocasião, estiveram presentes a Pró-Reitora da PROPLAN (UNIPAMPA), Viviane Gentil, o Coordenador de Planejamento (UNIPAMPA), Diego Veneroso, a Equipe da Divisão de Gestão de Convênios (UNIPAMPA), o Assessor do Reitor da FURG, Mozart Tavares, o Diretor Executivo da FAURG, Edinei Primel e a equipe administrativa da FAURG.
Em vista da iminente aprovação da nova Resolução de relacionamento da UNIPAMPA com Fundações de Apoio, que será votada no CONSUNI dia 30 de setembro, a reunião evoluiu em clima de preparação para o início das atividades de formalização das ações e projetos entre as Instituições.
Para o Campus Bagé, a Coordenadoria de Infraestrutura desenvolveu projeto de reforma e requalificação dos espaços da biblioteca localizada no segundo andar do prédio Administrativo e Acadêmico. Contando com a área total de 1.073,91m², o projeto abrange uma extensa área para acervo com 32.256 exemplares, salas de catalogação e restauro, consulta digital, área de leitura, salas de estudos e outros ambientes. O projeto está na fase de orçamento e sua realização depende de disponibilidade orçamentária.
Campus Caçapava do Sul – Projeto de Reforma – TP 04/2021
(Processo SEI 23100.001915/2021-42)
Investimento: R$221.854,47
Prazo de Execução: 120 dias
Edital publicado. Recebimento da documentação e da proposta comercial no dia 17.09.2021.
A biblioteca do Campus Caçapava do Sul está localizada no térreo do prédio Administrativo e Acadêmico e conta com um acervo de 11.117 exemplares. A partir do novo layout proposto haverá um aumento de 100% na área funcional, que totalizará 230,00 m². Com o novo layout e consequente aumento de metragem, a biblioteca contará com maior espaço para condicionar seu acervo além de duas salas para o processamento técnico, uma sala para a restauração, uma sala para a catalogação, três salas de estudo, além da reorganização da consulta digital e mesas de estudo.
A busca da melhoria da qualidade ambiental das salas através do aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, característica que norteou o projeto, alia a melhoria qualitativa do ambiente de trabalho para os servidores, docentes e discentes à economia energética.
Previsão de inauguração no final de março/2022.
Campus Dom Pedrito – Projeto
(Processo SEI 23100.014021/2020-31)
O projeto de realocação da biblioteca do Campus Dom Pedrito, que conta com um acervo de 10.786 exemplares, está finalizado. O espaço destinado aos livros será transferido do edifício Administrativo e Acadêmico para o prédio Acadêmico I. Com isso, a nova biblioteca passará a contar com 251,16m² de área útil e contemplará: salas para o processamento técnico, salas de estudo e pesquisa, ambientes para leitura e consulta digital entre outros. Atualmente o prédio Acadêmico I encontra-se concluído e apto para uso, porém ainda está não ocupado. A realização das melhorias depende de disponibilidade orçamentária.
A biblioteca do Campus Itaqui está projetada no pavimento térreo do Prédio Administrativo, edificação concluída no ano de 2020, para abrigar aproximadamente 19.000 volumes. O espaço de 211,50 m² contempla, além da área de acervo e atendimento, sala para o processamento técnico, consulta digital e mesas de leitura. Como apoio às atividades realizadas na biblioteca, o projeto considerou salas de estudo no prédio Acadêmico, junto a uma área para uso de notebooks, adicionando 70,56 m² ao projeto original da biblioteca, totalizando 282,06 m² de área. Com o projeto concluído, estima-se a realização das adequações e ocupação do espaço para o ano de 2022.
Campus Santana do Livramento – Projeto PPCI – TP 1/2021
(Processo SEI 23100.000369/2021-22)
RESULTADO DE HABILITAÇÃO – Publicado no DOU em 19.08.2021
Investimento: R$ 315.193,99
O acervo de 17.566 exemplares será transferido para o Prédio Anexo assim que forem concluídas as obras necessárias para as instalações de prevenção e combate a incêndios (PPCI), projeto que está em processo de licitação. A previsão de finalização das adequações e possível utilização do espaço é para o final de 2022. A biblioteca, que está localizada no primeiro subsolo, conta com área total de 588,85m². Além do espaço para o acervo, ela conta com sala de processamento técnico, espaço para consulta digital, área de leitura, salas de estudo em grupo e sanitários.
Campus São Borja – Contrato 3/2019 – Obra inaugurada 23.08.2021
Investimento: R$ 2.500.000,00
A execução da segunda fase da obra do prédio de 3 andares, concebido para abrigar atividades acadêmicas, que engloba revestimentos, esquadrias e demais serviços, foi encerrada, entregue e inaugurada em agosto de 2021 em cerimônia transmitida online. No térreo do prédio Acadêmico III, localizado no Campus II de São Borja, localiza-se a biblioteca que vai abrigar 41.812 volumes do acervo. Com área de 642,98m², o espaço contempla, além da área do acervo, espaços para consulta local, atendimento e processamento técnico, espaço de almoxarifado e copa, além de salas de estudos para pequenos e grandes grupos.
Campus São Gabriel – Contrato 16/2019 – Obra entregue
Investimento: R$ 1.943.186,69 (inicial)
No campus São Gabriel, a biblioteca está localizada no pavimento térreo do Prédio Administrativo, obra que foi concluída e entregue em 2021. Com área de 186,75m², o espaço contempla área para abrigar o acervo de 10.887 volumes, área de atendimento, processamento técnico e sala de estudo.
Campus Uruguaiana – Projeto de Reforma – Em Execução
(Processo SEI 23100.000612/2017-26)
Área: 1.122,17m²
Investimento: R$950.891,76
Contrato: 04/2021
Prazo execução: 210 dias
Data Início: 05/01/2021
Data Término (previsto): 28/03/2022
A biblioteca do Campus Uruguaiana está localizada no térreo do Prédio Administrativo. O prédio, que pertencia à antiga PUC, é alvo de uma série de patologias oriundas do desgaste do tempo como: infiltrações na cobertura e calhas, contrapiso cedido, pontos elétricos deficitários e não atendimento às normas de prevenção a incêndios.
Esta situação fez com que a CO-INFRA elaborasse um projeto de reforma da biblioteca, que atualmente conta com 29.944 exemplares. O projeto contempla a resolução dos problemas estruturais mencionados e a adequação dos sanitários às normas de acessibilidade. A área da biblioteca de 1.029,45 m² foi reorganizada e um novo layout definido a fim de criar salas para o processamento técnico, catalogação do acervo, 8 salas de estudo, área para consulta digital e mesas de leitura. A obra está em andamento com previsão de conclusão para o final de março de 2022.
A Unipampa assinou o Acordo de Cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. O objetivo é a integração de esforços entre as partes, para a execução de trabalhos de pesquisa agropecuária, de interesse mútuo, consistente na implementação de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e de Transferência de Tecnologia (TT) direcionadas ao aumento de eficiência de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, em consonância com o Projeto registrado no SEG sob o nº 24.16.04.011.00.00, denominado “Transferência de tecnologias para sistemas de integração lavoura-pecuária em terras baixas do Rio Grande do Sul”, compreendendo metodologias, expertise técnica e equipamentos capazes de atender às necessidades do projeto.
Acordo vigente até: 31/08/2023.
O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração – FORPLAD – realizará sua segunda reunião de 2021 de forma virtual pela Universidade Federal de Goiás. O FORPLAD acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro de 2021 e será transmitido pelo canal do Youtube UFGOficial.