Na manhã de hoje, dia 27 de setembro, a comitiva da Unipampa, formada pelo Reitor Roberlaine Jorge, Vice-Reitor Marcus Querol e Pró-Reitora de Planejamento e Infraestrutura Viviane Gentil, foi recebida no MEC, na Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, DIFES, pela Diretora Stephanie Silva e Coordenadora Ana Marta Anjos.
O encontro teve como pauta recursos adicionais à Universidade, novas vagas docentes para cursos específicos, investimentos na área de TI e ampliação de recursos para contratos de terceirizados, especialmente limpeza e Restaurante Universitário.
Outra pauta relevante foi a finalização das Casas de Estudantes, que são uma prioridade da DIFES.
A Unipampa assinou o Acordo de Cooperação com o município de Bagé, cujo objeto é o mútuo assessoramento no compartilhamento de recursos humanos, com especial intenção em articular ações integradas relativas à oferta de Técnicos de Interpretação e Tradução em Linguagem de Sinais (TILS) na cidade de Bagé.
Acordo vigente até 23/09/2023.
No dia 23 de setembro de 2021, a UNIPAMPA, a FURG e a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande, reuniram-se para dar seguimento às tratativas e encaminhamentos da autorização da Fundação de Apoio junto a UNIPAMPA. Na ocasião, estiveram presentes a Pró-Reitora da PROPLAN (UNIPAMPA), Viviane Gentil, o Coordenador de Planejamento (UNIPAMPA), Diego Veneroso, a Equipe da Divisão de Gestão de Convênios (UNIPAMPA), o Assessor do Reitor da FURG, Mozart Tavares, o Diretor Executivo da FAURG, Edinei Primel e a equipe administrativa da FAURG.
Em vista da iminente aprovação da nova Resolução de relacionamento da UNIPAMPA com Fundações de Apoio, que será votada no CONSUNI dia 30 de setembro, a reunião evoluiu em clima de preparação para o início das atividades de formalização das ações e projetos entre as Instituições.
Para o Campus Bagé, a Coordenadoria de Infraestrutura desenvolveu projeto de reforma e requalificação dos espaços da biblioteca localizada no segundo andar do prédio Administrativo e Acadêmico. Contando com a área total de 1.073,91m², o projeto abrange uma extensa área para acervo com 32.256 exemplares, salas de catalogação e restauro, consulta digital, área de leitura, salas de estudos e outros ambientes. O projeto está na fase de orçamento e sua realização depende de disponibilidade orçamentária.
Campus Caçapava do Sul – Projeto de Reforma – TP 04/2021
(Processo SEI 23100.001915/2021-42)
Investimento: R$221.854,47
Prazo de Execução: 120 dias
Edital publicado. Recebimento da documentação e da proposta comercial no dia 17.09.2021.
A biblioteca do Campus Caçapava do Sul está localizada no térreo do prédio Administrativo e Acadêmico e conta com um acervo de 11.117 exemplares. A partir do novo layout proposto haverá um aumento de 100% na área funcional, que totalizará 230,00 m². Com o novo layout e consequente aumento de metragem, a biblioteca contará com maior espaço para condicionar seu acervo além de duas salas para o processamento técnico, uma sala para a restauração, uma sala para a catalogação, três salas de estudo, além da reorganização da consulta digital e mesas de estudo.
A busca da melhoria da qualidade ambiental das salas através do aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, característica que norteou o projeto, alia a melhoria qualitativa do ambiente de trabalho para os servidores, docentes e discentes à economia energética.
Previsão de inauguração no final de março/2022.
Campus Dom Pedrito – Projeto
(Processo SEI 23100.014021/2020-31)
O projeto de realocação da biblioteca do Campus Dom Pedrito, que conta com um acervo de 10.786 exemplares, está finalizado. O espaço destinado aos livros será transferido do edifício Administrativo e Acadêmico para o prédio Acadêmico I. Com isso, a nova biblioteca passará a contar com 251,16m² de área útil e contemplará: salas para o processamento técnico, salas de estudo e pesquisa, ambientes para leitura e consulta digital entre outros. Atualmente o prédio Acadêmico I encontra-se concluído e apto para uso, porém ainda está não ocupado. A realização das melhorias depende de disponibilidade orçamentária.
A biblioteca do Campus Itaqui está projetada no pavimento térreo do Prédio Administrativo, edificação concluída no ano de 2020, para abrigar aproximadamente 19.000 volumes. O espaço de 211,50 m² contempla, além da área de acervo e atendimento, sala para o processamento técnico, consulta digital e mesas de leitura. Como apoio às atividades realizadas na biblioteca, o projeto considerou salas de estudo no prédio Acadêmico, junto a uma área para uso de notebooks, adicionando 70,56 m² ao projeto original da biblioteca, totalizando 282,06 m² de área. Com o projeto concluído, estima-se a realização das adequações e ocupação do espaço para o ano de 2022.
Campus Santana do Livramento – Projeto PPCI – TP 1/2021
(Processo SEI 23100.000369/2021-22)
RESULTADO DE HABILITAÇÃO – Publicado no DOU em 19.08.2021
Investimento: R$ 315.193,99
O acervo de 17.566 exemplares será transferido para o Prédio Anexo assim que forem concluídas as obras necessárias para as instalações de prevenção e combate a incêndios (PPCI), projeto que está em processo de licitação. A previsão de finalização das adequações e possível utilização do espaço é para o final de 2022. A biblioteca, que está localizada no primeiro subsolo, conta com área total de 588,85m². Além do espaço para o acervo, ela conta com sala de processamento técnico, espaço para consulta digital, área de leitura, salas de estudo em grupo e sanitários.
Campus São Borja – Contrato 3/2019 – Obra inaugurada 23.08.2021
Investimento: R$ 2.500.000,00
A execução da segunda fase da obra do prédio de 3 andares, concebido para abrigar atividades acadêmicas, que engloba revestimentos, esquadrias e demais serviços, foi encerrada, entregue e inaugurada em agosto de 2021 em cerimônia transmitida online. No térreo do prédio Acadêmico III, localizado no Campus II de São Borja, localiza-se a biblioteca que vai abrigar 41.812 volumes do acervo. Com área de 642,98m², o espaço contempla, além da área do acervo, espaços para consulta local, atendimento e processamento técnico, espaço de almoxarifado e copa, além de salas de estudos para pequenos e grandes grupos.
Campus São Gabriel – Contrato 16/2019 – Obra entregue
Investimento: R$ 1.943.186,69 (inicial)
No campus São Gabriel, a biblioteca está localizada no pavimento térreo do Prédio Administrativo, obra que foi concluída e entregue em 2021. Com área de 186,75m², o espaço contempla área para abrigar o acervo de 10.887 volumes, área de atendimento, processamento técnico e sala de estudo.
Campus Uruguaiana – Projeto de Reforma – Em Execução
(Processo SEI 23100.000612/2017-26)
Área: 1.122,17m²
Investimento: R$950.891,76
Contrato: 04/2021
Prazo execução: 210 dias
Data Início: 05/01/2021
Data Término (previsto): 28/03/2022
A biblioteca do Campus Uruguaiana está localizada no térreo do Prédio Administrativo. O prédio, que pertencia à antiga PUC, é alvo de uma série de patologias oriundas do desgaste do tempo como: infiltrações na cobertura e calhas, contrapiso cedido, pontos elétricos deficitários e não atendimento às normas de prevenção a incêndios.
Esta situação fez com que a CO-INFRA elaborasse um projeto de reforma da biblioteca, que atualmente conta com 29.944 exemplares. O projeto contempla a resolução dos problemas estruturais mencionados e a adequação dos sanitários às normas de acessibilidade. A área da biblioteca de 1.029,45 m² foi reorganizada e um novo layout definido a fim de criar salas para o processamento técnico, catalogação do acervo, 8 salas de estudo, área para consulta digital e mesas de leitura. A obra está em andamento com previsão de conclusão para o final de março de 2022.
A Unipampa assinou o Acordo de Cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. O objetivo é a integração de esforços entre as partes, para a execução de trabalhos de pesquisa agropecuária, de interesse mútuo, consistente na implementação de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e de Transferência de Tecnologia (TT) direcionadas ao aumento de eficiência de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, em consonância com o Projeto registrado no SEG sob o nº 24.16.04.011.00.00, denominado “Transferência de tecnologias para sistemas de integração lavoura-pecuária em terras baixas do Rio Grande do Sul”, compreendendo metodologias, expertise técnica e equipamentos capazes de atender às necessidades do projeto.
Acordo vigente até: 31/08/2023.
O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração – FORPLAD – realizará sua segunda reunião de 2021 de forma virtual pela Universidade Federal de Goiás. O FORPLAD acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro de 2021 e será transmitido pelo canal do Youtube UFGOficial.
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza, nos dias 23 e 24 de agosto, a inauguração de prédios e usinas fotovoltaicas nos campi São Borja, Itaqui, Uruguaiana e Alegrete. Os eventos serão transmitidos pelo canal da Assessoria de Comunicação Social (ACS) no YouTube.Em São Borja, serão inaugurados o Prédio Acadêmico III e a Usina Fotovoltaica, no dia 23 de agosto, às 9h. O Prédio Acadêmico III possui três andares: o primeiro abrigará a biblioteca; no segundo ficarão as salas das coordenações dos cursos de Geografia e História – EaD; de tutores, de professores do curso de Direito, além de espaços para os cursos de pós-graduação e o Núcleo de Práticas Jurídicas; o último andar será destinado às salas de aula. A área total construída é de 2.685 metros quadrados, com investimento total de aproximadamente R$ 3 milhões. O valor investido no sistema de microgeração de energia fotovoltaica, no Campus São Borja, foi de R$ 588.627, 20, que consiste na instalação de cinco módulos no Campus I e três módulos no Campus II. Conforme a Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), estima-se que a economia gerada pelo sistema será entre 10% e 20% dos custos com energia elétrica.
No Campus Itaqui, a inauguração da Usina Fotovoltaica ocorre no dia 23 de agosto, às 15h. O valor total investido na instalação de cinco módulos do sistema de microgeração de energia fotovoltaica foi de R$ 294.313,60.A obra é proveniente de um TED específico de apoio a eficiência energética recebido no final de 2019, no valor de R$ 1.808.989,60, que beneficiará também os campi Alegrete, Bagé, Dom Pedrito e São Borja, visando economicidade para a Unipampa, práticas acadêmicas e a possibilidade de desenvolvimento tecnológico. Além disso, a instalação das usinas vai ao encontro do compromisso institucional com a sustentabilidade, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Em Uruguaiana, a inauguração do Laboratório de Anatomia Humana e da Usina Fotovoltaica ocorrerá no dia 24 de agosto, às 9h. O Laboratório tem área total construída de 305,87 metros quadrados e visa qualificar as instalações dos cursos da área da saúde do campus e das disciplinas ligadas à anatomia humana. O valor total investido foi de R$ 980.416,08. A Usina Fotovoltaica do Campus Uruguaiana é proveniente de um TED específico de apoio a eficiência energética recebido no final de 2020 no valor de R$ 975.950,00 que tinha por objetivo a aquisição de módulos de microgeração de energia elétrica empregando o Sistema Fotovoltaico para a Unipampa, com potência de aproximadamente 50kWp (50 000 Watts pico) cada, contemplando também os campi de Caçapava do Sul, Jaguarão, São Gabriel e Santana do Livramento. O valor investido em Uruguaiana foi de R$ 194.990,00.
No Campus Alegrete, a cerimônia de inauguração da Usina Fotovoltaica será realizada às 15h do dia 24 de agosto. O valor investido na Unidade é de R$ 367.892,00, oriundo do TED de 2019. Com a economia gerada a partir da instalação dos sistemas, estima-se a redução no custeio da Universidade. Atualmente, cerca de 10% do custeio discricionário são para as despesas com energia elétrica.
Na última sexta-feira (20), a Reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, recebeu, juntamente com o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Jr., a Pró-Reitora de Planejamento e Infraestrutura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Viviane Gentil.
Durante a visita, os gestores partilharam experiências sobre a condução das instituições durante o contexto da pandemia causada pelo coronavírus. Entre as pautas da conversa, estiveram a assistência estudantil, o orçamento de capital e custeio e as medidas para o retorno presencial, quando este for possível.