Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura | Página: 36

Conheça o trabalho de Mapeamento e Modelagem de Processos do EPROC

 

#MapeieSeusProcessos ?????
 
EPROC, através do trabalho de mapeamento e Modelagem de processos, busca auxiliar as áreas na identificação dos macroprocessos, processos e subprocessos visando racionalizar, simplificar, padronizar e otimizar os processos de gestão e operacionais da Universidade (Melhoria contínua).
 
metodologia desenvolvida pelo EPROC, prevê as seguintes etapas:
 
1. Preenchimento da Carta de Serviços de cada setor atendido;
2. Definição e priorização dos processos da área;
3. Mapeamento do processo;
4. Modelagem do processo;
5.  Validação do processo;
6. Manualização e publicação;
7.  Acompanhamento do processo.
 
► Confira os processos já finalizados e em andamento no Repositório de Processos da
 
E fique ligado em nossa campanha.
 
Quem sabe seu setor pode ser o próximo a ser auxiliado pelo EPROC? ??

Escritório de Processos (EPROC)


Rua Monsenhor Constábile Hipólito, 125. Térreo – Centro
Bagé – RS – CEP 96400-590
Tel: (53) 3240-5404 – RAMAL 2043
Horário de Atendimento do Setor : 8h às 12h – 13:30h às 17:30h

E-mail para contato: eproc@unipampa.edu.br

Unipampa publica nota sobre redução de recursos de custeio e capital para a manutenção da Instituição

Na manhã desta sexta-feira, 19, a Administração Superior da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) emitiu Nota Pública, por meio da qual informa sobre a previsão de redução dos recursos de custeio e capital para a manutenção da Instituição em 2021, estimada em mais de R$ 12 milhões. No documento, os gestores manifestam preocupação com a demora na aprovação da Lei Orçamentária Anual.

Leia a Nota Pública na íntegra:

 

Nota Pública sobre a redução de recursos de custeio e capital para a manutenção da Instituição

A Administração Superior da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) vem a público informar a Comunidade Acadêmica e manifestar sua preocupação com a demora na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 pelo Congresso Nacional, fato que revela a alarmante situação que envolve as Instituições Públicas Educacionais. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021 em discussão prevê um corte orçamentário que apresenta uma redução nos recursos de custeio e capital para a manutenção da Instituição de R$ 12.340.792,00, correspondendo a 22,4 % dos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021. Cabe ressaltar que, antes do anúncio deste corte, a Unipampa já trabalhava com orçamento inferior às suas necessidades.

Por ser uma autarquia federal, os recursos destinados à Unipampa são definidos na Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser aprovada pelo Congresso Nacional até o final do ano anterior ao de sua vigência, o que não ocorreu. Enquanto a LOA não for aprovada, o orçamento para custeio das instituições está sendo liberado mensalmente normatizado pelo Decreto nº 10.625, de 11 de fevereiro de 2021 que “dispõe sobre a execução orçamentária dos órgãos, dos fundos e das entidades do Poder Executivo federal até a publicação da Lei Orçamentária de 2021, e sobre a programação financeira” que a fração mensal liberada será de apenas 1/18 (5,5%). Via de regra, a liberação mensal deveria corresponder a 1/12 (8,3%) do orçamento previsto no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para a unidade.  Porém, nos últimos meses, a fração mensal liberada foi de apenas 1/18 (5,5%).

Outro fator preocupante na garantia da oferta de serviços e educação de qualidade de forma contínua, sem interrupções de atividades, envolve a liberação fracionada do orçamento da instituição, assim como no ano passado, em 2021 há um complicador, que é a divisão do orçamento da Unipampa (e dos demais órgãos da Administração Federal) em duas partes: uma que passa a ser válida imediatamente após sancionada a LOA, que corresponde a aproximadamente 45% do orçamento da instituição, e outra que está condicionada à aprovação legislativa específica, devido à “Regra de Ouro” do Orçamento Federal, que corresponde a aproximadamente 55% do orçamento da instituição.

Desta forma, no momento, a liberação fracionada de 1/18 está acontecendo somente sobre os 45% do orçamento que não estão condicionados à aprovação legislativa específica. Assim, a Unipampa recebeu, nos meses de janeiro e fevereiro, o equivalente a 2,3% do seu orçamento anual de custeio em cada mês. Além disso, o que torna a situação ainda mais grave é o fato de que o orçamento para funcionamento da instituição, previsto no Projeto de Lei Orçamentária para 2021, é cerca de 22,4 % menor que o de 2020. A exceção ocorre apenas para os recursos destinados à Assistência Estudantil, cuja liberação corresponde a 1/12 do orçamento total previsto para o ano, apesar de ter ocorrido um atraso.

A consequência direta da diminuição substancial do orçamento 2021, agravada pela liberação de apenas 1/18 sobre os 45% dos recursos destinados à Unipampa, é o comprometimento do funcionamento da instituição. Essa situação resulta em atraso a pagamentos de serviços essenciais para a manutenção e o funcionamento das unidades, como energia elétrica, água, segurança e higienização, além das bolsas destinadas aos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Informamos que a Gestão da Unipampa, em conjunto com as demais instituições e por intermédio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), está mobilizando forças políticas para que sejam denunciadas e combatidas as reduções ao orçamento público da Educação. Pelo princípio da transparência, seguiremos apresentando para a comunidade do Unipampa os desdobramentos e impactos no orçamento da instituição, reiterando nosso compromisso e esforços na tentativa de minimizar os prejuízos deles decorrentes, ainda que neste cenário de incertezas.

A Unipampa, assim como as demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), está empenhada diuturnamente no esforço nacional para minimizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19. Com forte compromisso social, atuamos em dez municípios do interior do RS, notadamente na zona de fronteira com Uruguai e Argentina.

Dentre as ações já realizadas, destacamos: disponibilização dos prédios para auxiliar no combate ao coronavírus; participação no Comitê Científico de apoio ao Governo do Estado do RS; participação em Comitês Municipais de combate à Covid-19; cedência de equipamentos hospitalares; doação de EPIs; atuação de servidores, residentes e estudantes voluntários nos serviços de saúde; projetos de divulgação de informações à população; diversas ações educativas; assistência para estudantes em situação de vulnerabilidade; realização de testes diagnósticos; produção de software de apoio à população, de equipamentos de proteção individual e de álcool 70% a partir de bebidas destiladas doadas pela Receita Federal; suporte tecnológico para a manutenção de equipamentos hospitalares; atendimentos para promoção da saúde mental.

O corte orçamentário, neste momento, poderá fazer com que algumas das ações empreendidas sejam descontinuadas ou sofram redução substancial, o que certamente trará prejuízo a toda a sociedade brasileira e, em especial, à Gaúcha. A diminuição dos limites orçamentários afetará gravemente as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma ampla e irrestrita, bem como a assistência estudantil, formada por alunos de baixa renda que necessitam de apoio.

As IFES se constituem como um patrimônio estratégico de inestimável valor do povo brasileiro. Sem elas não haverá Ensino, Pesquisa, Extensão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura de qualidade disponível para toda a sociedade brasileira. Não há projeto de Nação que se instaure nos marcos da civilização e da democracia sem a participação efetiva das Universidades Públicas Brasileiras.

Por fim, a Administração Superior da Universidade Federal do Pampa reafirma seu compromisso institucional de defender, em todas as instâncias cabíveis e por todos os meios pertinentes, o pleno funcionamento de todas as unidades da UNIPAMPA, bem como a universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e referenciada socialmente. Sem Educação de excelência não é possível construir um país com desenvolvimento econômico, justiça social e democracia política. Por isso, conclama a todas as pessoas que assim pensam que somem esforços da defesa da Educação Pública!

Equipe PROPLAN realiza reunião geral

Na quinta-feira, dia 18 de março, a equipe PROPLAN reuniu-se via Google meet, para dar as boas vindas aos colegas novos. As chefias explicaram as atribuições dos setores e houve um pequeno espaço para os servidores se apresentarem.
A Pró-Reitora falou das dificuldades impostas pelo momento pandêmico e os cortes anunciados no orçamento das Universidades e reiterou a importância da dedicação e da criatividade das equipes para a manutenção do trabalho.

Com a finalidade de estimular a convivência e manter o contato, mesmo que remotamente, já está prevista uma nova data para reunião geral.

Informação de Lisiane Inchauspe.

Confira a fala do Reitor sobre o Escritório de Processos da Unipampa

#MapeieSeusProcessos 

Ficou interessado(a) no trabalho do EPROC com a divulgação do primeiro e-mail da nossa campanha?

Se a resposta é SIM, convidamos você a conferir a fala do Reitor Roberlaine Ribeiro Jorge sobre a Assessoria prestada pelo Escritório de Processos (EPROC) da Unipampa.

► Confira a fala do Reitor sobre o EPROC: https://youtu.be/Qe-anuMCLf8

O Escritório de Processos foi criado em 2018, e hoje faz parte da Coordenadoria de Planejamento da PROPLAN, sendo um núcleo da Divisão de Planejamento Estratégico.

► Confira o vídeo de divulgação do Repositório de Processos: http://processos.unipampa.edu.br/videos/processos.mp4

► Confira o vídeo de divulgação dos Relatórios interativos: http://processos.unipampa.edu.br/videos/relatorios.mp4

► Saiba mais em: https://sites.unipampa.edu.br/eproc

E fique ligado em nossa campanha.

Quem sabe seu setor pode ser o próximo a ser auxiliado pelo EPROC?

Escritório de Processos (EPROC)

Rua Monsenhor Constábile Hipólito, 125. Térreo – Centro

Bagé – RS – CEP 96400-590

Tel: (53) 3240-5404 – RAMAL 2043

E-mail: eproc@unipampa.edu.br

Horário de Atendimento do Setor : 8h às 12h – 13:30h às 17:30h

E-mail para contato: eproc@unipampa.edu.br

UGI e CGI desenvolvem o Plano de Integridade da Unipampa 2021/2022

A Unidade de Gestão de Integridade (UGI), com apoio do Comitê de Gestão de Integridade, ambos designados pela Portaria nº 1931 de 09 de novembro de 2020, atendendo ao disposto na Portaria nº 57/2019 da Controladoria-Geral da União, deu início, ainda em dezembro de 2020, ao desenvolvimento do Plano de Integridade da Universidade Federal do Pampa para o período 2021/2022. O Plano de Integridade é um documento, aprovado pela alta gestão, que formaliza a Política de Integridade institucional e organiza as medidas de integridade a serem adotadas em determinado período de tempo, devendo ser revisado periodicamente. 

No decorrer do desenvolvimento do Plano de Integridade 2021/2022, novas atualizações serão informadas à comunidade acadêmica.

Contato UGI: planejamento@unipampa.edu.br

Matriz OCC (ANDIFES)

A Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) foi instituída com objetivo de registrar os pontos e procedimentos fundamentais de todo o processo de coleta, análise e validação dos dados das IFES para a alocação de recursos orçamentários anuais para custeio e capital (OCC).

A Secretaria de Educação Superior do MEC adota uma Matriz de Alocação de Recursos Orçamentários para fazer jus às despesas de custeio e investimento das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Esta Matriz traz em seu contexto a necessidade de diversos indicadores calculados sobre uma base de dados anuais das IFES de caráter acadêmico. Um dos principais indicadores previstos é o que se denomina Aluno Equivalente (NFTE).

O cálculo do aluno equivalente apresentado neste documento inspirou-se no modelo inglês de 1998, elaborado pelo Higher Education Founding Council for England – HEFCE.

Conheça o modelo utilizado para cálculo da Matriz ANDIFES

Modelo inglês que inspirou o cálculo de aluno equivalente

Assista aos vídeos para compreender a MATRIZ OCC (ANDIFES):

Informações da página da PROPLAN da UFSM – https://www.ufsm.br/pro-reitorias/propladi/matriz-andifes/

Mapeie Seus Processos – Escritório de Processos da UNIPAMPA (EPROC)

#MapeieSeusProcessos ?‍??‍??
Trabalhar com muitas demandas ou com execuções repetitivas de atividades é bastante exaustivo.
E ao final de meses de trabalho, não compreender exatamente qual objetivo ou os resultados obtidos torna-se ainda mais frustrante.
Mas e se houver uma assessoria especializada em entender os processos do seu setor, capaz de organizar tudo de forma clara, objetiva, oferecendo ferramentas capazes de apresentar tudo que é feito, detalhadamente, em gráficos interativos e acessíveis online?
Esse setor existe na Unipampa, e se chama Escritório de Processos (EPROC)!
Mostraremos em uma sequência de e-mails semanais, como funciona a modelagem de processos e os trabalhos realizados pelo EPROC na Unipampa, apresentando os resultados obtidos com a aplicação da abordagem Bussines Process Management (BPM) nos setores já atendidos pelo EPROC.
► Confira o vídeo de divulgação do Repositório de Processos: http://processos.unipampa.edu.br/videos/relatorios.mp4
► Confira o vídeo de divulgação dos Relatórios Interativos: https://sites.unipampa.edu.br/eproc/relatorios-interativos
► Saiba mais em: https://sites.unipampa.edu.br/eproc
E fique ligado em nossa campanha.
Quem sabe seu setor pode ser o próximo a ser auxiliado pelo EPROC? ??

Escritório de Processos (EPROC)
Rua Monsenhor Constábile Hipólito, 125. Térreo – Centro
Bagé – RS – CEP 96400-590
Tel: (53) 3240-5404 – RAMAL 2043
E-mail: eproc@unipampa.edu.br
Horário de Atendimento do Setor : 8h às 12h – 13:30h às 17:30h
E-mail para contato: eproc@unipampa.edu.br

Pró-Reitores da UNIPAMPA participam de reunião com Ministério da Cidadania

A Pró-Reitora da PROPLAN, Viviane Kanitz Gentil, e o Pró-Reitor da PROEXT, Paulo Soares Lopes, participaram, na manhã de hoje, dia 09 de março, de uma reunião com o Departamento de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania. Representando o MC, estiveram presentes o Diretor, Alex Mansur Mattos, e a Coordenadora geral de qualificação, Lara Menezes Sampaio. Em pauta estavam propostas de novos projetos e programas na Universidade.

Informações de Lisiane Inchauspe.

Equipe da PROPLAN realiza visita ao Campus Uruguaiana

No dia 26/02/2021 a Pró-Reitora da PROPLAN, Viviane Gentil, e o Pró-Reitor Adjunto Fabiano Zanini, estiveram visitando o Campus Uruguaiana a fim de dialogar com a nova equipe diretiva e debater as pautas consideradas prioritárias pela unidade.
Naquele dia, o Reitor Roberlaine Jorge, acompanhado do Vice-Reitor, Marcus Querol e dos citados representantes da PROPLAN, assinou a Ordem de Serviço referente à reforma da Biblioteca do Campus Uruguaiana, antigo anseio da comunidade acadêmica. A assinatura foi presenciada por dois servidores da biblioteca do Campus Uruguaiana, representando aqueles que não puderam se fazer presentes, para evitar aglomerações.
Os gestores da PROPLAN agradecem pela recepção e desejam sucesso à nova equipe.
As visitas aos demais campi serão agendadas após orientações dos órgãos públicos e da Reitoria sobre as bandeiras e os protocolos de segurança na pandemia.

Informações de Lisiane Inchauspe.

Equipe da PROPLAN realiza visita ao Campus Itaqui e Campus São Borja

Na última semana do mês de fevereiro, a Pró-Reitora da PROPLAN, Viviane Gentil, e o Pró-Reitor adjunto Fabiano Sobrosa deram início à rodada de visitas aos campi em 2021. No dia 24 de fevereiro, o Campus São Borja recebeu a comitiva, apresentou suas demandas e conduziu visita às instalações. No dia 25, foi a vez do Campus Itaqui, onde ocorreu reunião de apresentação à nova equipe diretiva e verificação das dependências da unidade.

Foto Divulgação/PROPLAN

Informações de Lisiane Inchauspe.