Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura | Página: 39

PROPLAN participa de Ciclo de Palestras de formação às novas equipes diretivas

Na manhã de ontem, dia 11 de fevereiro, a Pró-reitora da PROPLAN, Viviane Gentil, e o adjunto Fabiano Sobrosa, juntamente com servidores da Pró-reitoria, participaram do momento virtual de formação das novas equipes diretivas dos campi, promovido pela PROGEPE.
O Coordenador de Infraestrutura, Rafael Fiss, apresentou os procedimentos de solicitação de projetos e de manutenção. A Chefe do Sistema de Bibliotecas-SISBI, Cátia Araújo abordou o tema da aquisição bibliográfica, destacando que serão enviados Trials de bases e bibliotecas digitais para avaliação dos docentes. Comentou também sobre serviços oferecidos pelo SISBI, como a Plataforma Minha Biblioteca; Normas técnicas; Repositório institucional; Lista de E-books e bases de livre acesso; E-books da Springer; Portal de Periódicos da Capes e Portal de periódicos da Unipampa (Publica-se).
A Chefe da Divisão de Orçamento, Jaqueline Pires, apresentou tópicos sobre o Orçamento Institucional: Exercício Financeiro e prazos; principais competências da Divisão; Acesso aos serviços prestados pela Divisão; Transparência Orçamentária, bem como Panorama Geral do Orçamento Institucional e da Matriz de custeio dos campi até o presente estágio do ano.

 

 

Informações de Lisiane Inchauspe de Oliveira.

Avalie a Unipampa no período de 8 a 19 de fevereiro

Por Franceli Couto Jorge

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), abre, no período de 8 a 19 de fevereiro, o processo de autoavaliação institucional. Toda a comunidade universitária pode e deve participar: estudantes dos cursos presenciais e a distância, técnico-administrativos em educação, tutores e docentes. A participação ocorrerá por meio de questionário enviado aos e-mails institucionais.

Neste ano, os eixos avaliados serão: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura física. Segundo a CPA, que é a responsável pela proposição e condução do processo, “a autoavaliação embasa um conjunto de ações voltadas para a melhoria do fazer da instituição”.

Os discentes que responderem completamente o questionário de avaliação terão direito a uma hora de Atividade Complementar de Graduação (ACG) no grupo gestão.

Pró-Reitores da PROPLAN participam de Media Training

Por convocação do Reitor, nas manhãs dos dias 09 e 11 de fevereiro, os Pró-Reitores da PROPLAN Viviane Gentil e Fabiano Sobrosa estarão participando do curso à distância Media Training e Comunicação Pública conduzido pela ACS Unipampa.
Media training consiste em um treinamento de técnicas e habilidades de imprensa, com objetivo de aperfeiçoar a capacidade de se relacionar e se comunicar com jornalistas e público, promovendo um diálogo eficaz.

Obras do Prédio 5 do Campus Bagé são retomadas

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa.

Na última terça-feira (26) a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) assinou contrato com a Empresa MTK Construção Civil Eireli para a conclusão das obras do Bloco V do Campus Bagé e da torre de reservatório de água, em concreto armado que abastecerá o Campus com 75.000 litros (com área de expansão de 20.000 litros), mais 12.000 da reserva técnica de incêndio. O investimento total para o término das edificações é de R$ 4.266,317,41. O recurso para conclusão da obra é oriundo do Ministério da Educação (MEC), obtido a partir de tratativas que iniciaram em março de 2020.

O projeto arquitetônico e o orçamento foram atualizados durante os meses de abril a julho. De acordo com a Pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), Viviane Gentil, o documento foi avaliado pela gestão e Conselho do Campus Bagé em agosto de 2020, quando todas as alterações foram aprovadas.

Desde 2012 parada, apesar de ter sido licitada novamente em 2015, a obra teve seu contrato rescindido antes mesmo de ser iniciada. Posteriormente, foi licitado novamente em 2019 para a conclusão da torre de reservatório de água, mas não houve empresas interessadas em executar a reforma.

Gentil ressalta que previamente foi realizada a contratação de laudo estrutural e verificadas as condições da estrutura do prédio. Através desse laudo foram organizadas as intervenções necessárias, incluídas no escopo da obra, o que permitiu sua retomada.

Segundo o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, esta obra é uma demanda antiga da comunidade acadêmica e irá proporcionar espaços mais adequados a laboratórios, além da finalização da obra que vem se deteriorando com o tempo. “O prédio possui área total de 4.388,44m² a serem ocupadas por 19 laboratórios; 8 salas administrativas; duas salas de videoconferência; três conjuntos sanitários, (sendo um por pavimento, compostos por sanitários femininos, masculinos, PCD e DML); e uma central de resíduos e reagentes”.

“Cabe destacar também que um dos principais benefícios para a conclusão desta obra é a de que este prédio poderia ser utilizado para abrigar parte da Reitoria, que está em prédios alugados no centro da cidade de Bagé. A conclusão da obra poderia gerar uma economia de mais de R$ 120.000,00 por ano para a Instituição em aluguéis, sem contar nos postos de vigilância e zeladoria”, destacou Jorge.

Divulgação / ACS

Unipampa recebe cerca de R$ 975 mil para apoio à eficiência energética

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve, no mês de dezembro, recurso financeiro no valor de R$ 974.950,00 para apoio à eficiência energética, destinado à aquisição e à instalação de cinco sistemas de Microgeração de Energia Fotovoltaico Conectado à Rede (SFVCR). O valor já foi empenhado e o contrato assinado nesta terça-feira, 22 de dezembro. Os sistemas com potência de aproximadamente 50 Wp (50 000 watts pico) cada serão distribuídos nos campi Caçapava do Sul, Jaguarão, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana, que não haviam sido contemplados na aquisição de 2019.

Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), atualmente, as despesas com energia elétrica na Unipampa absorvem cerca de 10% do custeio discricionário da instituição. “A tendência é o vertiginoso aumento deste custo, devido à proximidade na entrega de novos prédios e espaços físicos que contemplam laboratórios – com considerável necessidade energética – e salas de aula”, afirma o pró-reitor adjunto da Proplan, Fabiano Zanini Sobrosa.

Ainda conforme Sobrosa, com esta aquisição, estima-se a redução de custo em 20% do consumo de energia elétrica dos campi, representando aproximadamente R$ 300 mil por ano de economia para a Instituição em recursos de custeio. A previsão é que até o final do ano de 2021 todos os campi da Unipampa estejam com sistemas de Microgeração de Energia Fotovoltaicos instalados. Os sistemas já estão em fase de execução nos campi Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Itaqui e São Borja.

 

Com informações de Fabiano Zanini Sobrosa

Painéis fotovoltaicos instalados no Campus Alegrete – Foto: Fabiano Zanini/PROPLAN
Painéis fotovoltaicos instalados no Campus Alegrete – Foto: Fabiano Zanini/PROPLAN

Reuniões com grupo de trabalho do FORPLAD e universidades trata sobre Gestão de Riscos

Na primeira semana de dezembro, representando o Comitê de Gestão de Riscos e o EPROC, os servidores Daniele Cunha e Pierre Martin, a convite da Pró-Reitora de Planejamento Viviane Gentil, participaram de algumas reuniões que discutiram temas relacionados à gestão de Riscos nas universidades. A primeira delas foi com o Grupo de trabalho do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração, que tratou de apresentar projetos e propostas para o trabalho conjunto entre universidades. Além da UNIPAMPA, participaram da reunião representantes da UFCA, UFF, UFPR e UFSM.

Também foi realizada uma reunião para apresentação do trabalho realizado na UFCA, onde foi possível conhecer um pouco mais dos desafios enfrentados para implantação da Metodologia de Gestão de Riscos na Universidade, a importância da integração desse tema com os objetivos estratégicos da instituição e com o mapeamento e modelagem de processos e a utilização do sistema ForRisco.

Informações de Pierre Martin.

Comitê de Gestão de Riscos trabalha na Política e Metodologia de Gestão de Riscos na UNIPAMPA

O comitê de gestão de riscos, em suas reuniões periódicas, atua para atualizar a política de gestão de riscos da UNIPAMPA, baseando-se em documentos de referência, como por exemplo a política proposta pela Controladoria Geral da União (CGU). Além disso, faz parte das atividades do grupo, a construção de uma metodologia adaptada para o ambiente organizacional da universidade, visando subsidiar e facilitar o processo de gestão de riscos.

A estimativa do comitê é de finalizar os documentos no início de 2021 e enviá-los para análise do Comitê Estratégico. Para consultar mais informações sobre o Comitê de Gestão de Riscos, acesse o site https://sites.unipampa.edu.br/propladi/comite-de-gestao-de-riscos/

Informações de Pierre Martin.

 

FURG e UFSM compartilham experiências para elaboração do Relatório de Gestão da UNIPAMPA 2020

Na sexta-feira passada, dia 04/12, a equipe da PROPLAN reuniu-se com a FURG de manhã e com a UFSM de tarde para conversar sobre a elaboração do Relatório de Gestão.

Presentes:

– Pela Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura da UNIPAMPA – a Pró-Reitora de Planejamento e Infraestrutura, Viviane Kanitz Gentil, o Coordenador de Planejamento, Diego Veneroso Pereira, e a Chefe da Divisão de Planejamento Estratégico, Simone Silva Pires de Assumpção.

– Pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da FURG – o Diretor de Planejamento, Diego D’Avila da Rosa, a Coordenadora de Planejamento, Karina Andrade Martinatto, e a Assistente em Administração da Coordenação de Planejamento, Andreia Sorressão Lucas.

– Pela Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM – o Coordenador de Planejamento Informacional, Marcelo Lopes Kroth, e a Coordenadora de Planejamento e Avaliação Institucional, Giana Silva Giacomelli.

As equipes responsáveis pelo planejamento dessas duas instituições compartilharam suas experiências, meios e estratégias relativas à elaboração do Relatório de Gestão de cada universidade, cujo processo é regulado pelo TCU e atualizado anualmente. Ambas as reuniões ajudaram a esclarecer vários aspectos do processo e, consequentemente, do documento resultante, que é o Relatório de Gestão. Um dos resultados dessa interação foi a inserção do último Relatório de Gestão da FURG e da UFSM no processo de elaboração do Relatório de Gestão da UNIPAMPA 2020, como exemplos, para auxiliar os gestores responsáveis pela produção dos conteúdos do documento.

Informação de Simone Silva Pires de Assumpção.

PROPLAN planeja investimento em bibliotecas

Por Rui Fernando Silva Alves Júnior, arquiteto da Coordenadoria de Infraestrutura.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura, através da Coordenadoria de Infraestrutura, apresenta a seguir os projetos que estão sendo desenvolvidos para as Bibliotecas dos Campi da Unipampa no sentido de promover melhores espaços para estudo e leitura aos estudantes e à comunidade acadêmica, bem como melhorias nas áreas técnicas.

Campus Bagé

Para o Campus Bagé, a Coordenadoria de Infraestrutura está desenvolvendo projeto de reforma e requalificação dos espaços da biblioteca localizada no segundo andar do prédio Administrativo e Acadêmico. Contando com a área total de 1.073,91 m², o projeto abrange uma extensa área para acervo com 32.701 exemplares, salas de catalogação e restauro, consulta digital, área de leitura, salas de estudos e outros ambientes. A finalização do processo e a realização das melhorias estão previstas para 2021, dependendo da disponibilidade orçamentária.

Campus Caçapava do Sul

A biblioteca do Campus Caçapava do Sul está localizada no térreo do prédio Administrativo e Acadêmico e conta com um acervo de 11.330 exemplares. Atualmente encontra-se em uma sala, que a partir do projeto proposto haverá um aumento de 100% na área funcional que totalizará 230,00 m². Com o novo layout e consequente aumento de metragem, a biblioteca contará com maior espaço para condicionar seu acervo além de: duas salas para o processamento técnico, uma sala para a restauração, uma sala para a catalogação, três salas de estudo além da reorganização da consulta digital e mesas de estudo.
A busca da melhoria da qualidade ambiental das salas através do aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, característica que norteou o projeto, alia a melhoria qualitativa do ambiente de trabalho para os servidores, docentes e discentes à economia energética. O projeto de novo layout está pronto e aguarda a aprovação do campus, para então o detalhamento da reforma ser finalizado. A previsão de conclusão do projeto e utilização do espaço é para o primeiro semestre de 2021, em caso de disponibilidade orçamentária.

Campus Dom Pedrito

O projeto de realocação da biblioteca do Campus Dom Pedrito, que conta com um acervo de 10.975 exemplares, encontra-se em fase preliminar. O espaço destinado aos livros, será transferido do edifício Administrativo e Acadêmico para o prédio Acadêmico I, no ambiente anteriormente destinado para um auditório. Com isso, a nova biblioteca passará a contar com 251,16m² de área útil e contemplará: salas para o processamento técnico, salas de estudo e pesquisa, ambientes para leitura e consulta digital entre outros. Atualmente o prédio Acadêmico I encontra-se concluído e apto para uso, porém ainda não ocupado, sendo que há a previsão de conclusão do projeto de readequação da biblioteca e ocupação do espaço no ano de 2021.

Campus Itaqui

A biblioteca do Campus Itaqui está projetada para o pavimento térreo do Prédio Administrativo, edificação concluída no ano de 2020 para abrigar aproximadamente 19 mil volumes. O espaço de 211,50 m² contempla, além da área de acervo e atendimento, sala para o processamento técnico, consulta digital e mesas de leitura. Como apoio às atividades realizadas na biblioteca, o projeto considerou salas de estudo no prédio Acadêmico, junto a uma área para uso de notebooks, adicionando 70,56 m² ao projeto original da biblioteca, totalizando 282,06 m² de área. Com o projeto concluído, estima-se a realização das adequações e ocupação do espaço para o ano de 2021.

Campus Santana do Livramento

Localizada no Prédio Anexo, parcialmente ocupado, a biblioteca do Campus Santana do Livramento encontra-se em fase final de licitação, com previsão de início das adequações no início de 2021. Conforme cronograma, a previsão de término das adequações e possível utilização do espaço é no final de 2021. Com acervo de 18.059 exemplares e área total de 588,85 m², a biblioteca contará também com: sala de processamento técnico, consulta digital, área de leitura, salas de estudo em grupo e sanitários.

Campus São Borja

Para receber a biblioteca, foi modificado o projeto original do pavimento térreo do Prédio Acadêmico III, a fim de comportar os mais de 42.000 volumes do campus. A finalização da obra deste prédio, retomada em 2018, tem previsão de conclusão nos primeiros meses de 2021, estando então apta para ocupação e uso da comunidade acadêmica. O espaço da biblioteca ocupará 642,98 m² destinados ao acervo, consulta local, atendimento e processamento técnico, espaço de almoxarifado e copa, além de 3 salas de estudos para pequenos grupos e uma grande sala de estudos para a comunidade acadêmica.

Campus São Gabriel

No campus São Gabriel, a biblioteca ficará localizada no pavimento térreo do Prédio Administrativo, que está previsto para ser concluído nos primeiros meses de 2021, já com possibilidade de utilização da edificação. Com aproximadamente 10 mil volumes, o espaço de 186,75 m² contempla área de acervo, atendimento, processamento técnico e uma pequena sala de estudo.

Ainda em fase de estudos técnicos de viabilidade, a Coordenadoria de Infraestrutura está desenvolvendo um projeto modulado para abrigar a biblioteca do campus São Gabriel, projeto que poderá ser adaptado para outros campi. A edificação, pensada em planta livre, traz uma série de soluções de conforto térmico e de proteção do acervo. O projeto, estruturado em módulos, conta com área de processamento técnico, consulta digital, acervo, mesas de leitura, salas de estudos, banheiros acessíveis, área de convivência entre outros ambientes, e possui área de 579,26 m². O projeto encontra-se em fases preliminares e de estudo, havendo a previsão de conclusão no ano de 2021, porém sem perspectiva de execução da obra.

Campus Uruguaiana

A biblioteca do Campus Uruguaiana está localizada no térreo do Prédio Administrativo, adquirido da antiga PUC. Caracteriza-se por ser uma construção mais antiga, quando comparada aos demais prédios da instituição. O prédio atualmente é alvo de uma série de patologias oriundas do desgaste do tempo como: infiltrações na cobertura e calhas, contrapiso cedido, pontos elétricos deficitários e não atendimento às normas de prevenção a incêndios.
Esta situação fez com que a CO-INFRA elaborasse um projeto de reforma da biblioteca que atualmente conta com 28.430 exemplares. O projeto contempla a resolução dos problemas estruturais mencionados, e a adequação dos sanitários às normas de acessibilidade. Cabe salientar que o campus possui um alto déficit na demanda de sanitários acessíveis a pessoas com dificuldade de locomoção.
A área da biblioteca de 1.029,45 m² foi reorganizada e um novo layout foi definido a fim de estabelecer salas para o processamento técnico, catalogação do acervo, 8 salas de estudo, área para consulta digital e mesas de leitura. O processo de licitação da reforma está em andamento e a previsão de conclusão da obra é para o final de 2021.

 

UNIPAMPA está em tratativas para formalização de Acordo de Cooperação com a SUSEPE

A Universidade Federal do Pampa está em tratativas para formalização de um Acordo de Cooperação com a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul – SUSEPE. O objeto do futuro instrumento será contribuir com a ressocialização de apenados com a utilização de mão de obra da pessoa presa em regime semiaberto, assim como contribuir com sua formação profissional.

A UNIPAMPA estuda a viabilidade de aplicar a experiência positiva alcançada com a parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e a Secretaria de Justiça do Espírito Santo, onde as partes entendem que a reintegração de egressos do sistema prisional é um dos maiores desafios do Brasil e já desenvolvem Projeto Institucional há três anos. Muitos cumprem suas penas e, quando voltam ao convívio social, acabam desassistidos e sem perspectivas. Pensando nisso, foi criado o projeto de extensão Impactando Vidas, que visa promover iniciativas que potencializam a cidadania e a consciência social dos detentos.

Nessa troca com a UFES foram realizadas reuniões com a Coordenadora do Projeto, Sra. Rosália Antunes, onde os servidores da PROPLAN tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhadamente esse grande plano e trocar experiências com a instituição que é precursora da ação. Para a implantação do acordo de cooperação, ampla discussão será encaminhada com toda comunidade acadêmica e a implantação de Projeto Institucional de qualificação profissional será um dos grandes desafios que poderá ser introduzido em todas as unidades da Unipampa gradativamente.

Informações de Cássia de Souza.