ORTel: Oficinas de Recursos Telemáticos

 
 

 
 
Quatro alunos do segundo ano do curso de Engenharia Química (Felipe Petroff, Luis Henrique Trevisan, Ethielle Bordignon e Ricardo Nascimento) iniciaram no dia 14/08 uma oficina de capacitação para os seus calouros, contando com a ajuda de dois técnicos administrativos (Giovani Andreoli e Rodrigo Costa). O objetivo é explicar que os recursos apresentados servem como apenas uma introdução às possibilidades de recursos disponíveis na rede e em diferentes sistemas operacionais.
 
 
Neste primeiro encontro, trataram do uso de softwares básicos dentro da Academia, explicando comandos específicos e teclas de atalho: Bloco de Notas, em sua aplicação prática na programação; Word, com ênfase nos recursos para formatação de trabalhos acadêmicos; Paint, para edições gráficas simples; Power Point, que serve para apresentações em sala de aula ou eventos, e sua variação online Prezi, que explora com mais eficiência o plano gráfico como continuidade. Posteriormente, serão abordados usos para o email com caráter profissional, especificamente o Gmail, o Drive Google, Dropbox, etc. Também tratarão de questões referentes ao currículo Lattes, importância do backup, redirecionamento, revisão de histórico, armazenamento e diversos outros temas.
 
 

 
 

 
 
Realizada no Laboratório da sala 2311, das 15:30 às 17:30, a oficina não é aberta ao público amplo. Porém, poderá ser replicada em outros cursos, adaptando-se os conteúdos a serem ministrados. Com carga horária total de 10 horas, irá se estender para mais quatro encontros.