Esportes: Jogos Universitários 2014

Na reunião hoje com o técnico esportivo do Campus Uruguaiana Bruno Lindemayer, representando a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC),  estiveram presentes dois alunos e dois técnicos do Campus Bagé.

Bruno explicou que, em maio de 2014, ocorrerão os “Jogos Universitários da Unipampa” em São Borja, com previsão de participação de mil alunos (considerando que houveram trezentos participantes em 2013). Os Jogos são organizados pela PRAEC, atualmente.

Neste contexto, estamos pensando a política de esportes da Universidade. Os objetivos principais são estabelecer uma rotina de atividade física e proporcionar maior visibilidade ao tema através da promoção de competições como os Jogos Universitários. Um dos pontos mais importantes é conhecer as particularidades de cada Campus na questão das práticas que já são desenvolvidas, as quais demandam um setor específico que sirva de referência e que também promova novas atividades esportivas. Recentemente, a Universidade incluiu o código para realização de concurso provendo um técnico desportivo por Campus, de modo que há a previsão de contratações, o que irá permitir a criação de uma rede intercampi de profissionais da Educação Física.

Quanto ao cotidiano, foi levantada a problemática do horário para treinamento de equipes, visto que é difícil compatibilizar as diferenças entre os cursos e não interferir nas aulas. Em Bagé, ainda não há uma sala dedicada para a prática de esportes específicos. Para um espaço de convivência mais informal, foram sugeridos o Tênis de Mesa, o Judô e o Xadrez – que, além dos tabuleiros e peças, requer adequações como o relógio com cronômetro. O Handebol, o Vôlei e o Futsal já estão nos Jogos, enquanto o Rúgbi ainda está em formação, com equipes menores. E enquanto a PRAEC se interessa em fornecer as bolas de qualidade adequada para cada modalidade, o Judô necessita de pouca estrutura no Campus, apenas um piso adequado.

Para realizar os Jogos, o alojamento e as quadras são duas necessidades indispensáveis. O Xadrez irá permanecer, e o Tênis de Mesa será incluído. Rústica e Skate são modalidades experimentais, destacando a possibilidade de envolvimento da comunidade externa nas atividades.

Os troféus dos vencedores dos campeonatos ficam centralizados na PRAEC neste momento, após um período breve de exposição em cada um dos respectivos Campi. Neste sentido, Bruno falou acerca da importância da imagem, da valorização de espaços de visibilidade para os eventos e os participantes enquanto equipes constituídas, o que guarda a memória e igualmente incentiva novos alunos que ingressam na instituição à participarem.

Por fim, a proposta é que todas as modalidades citadas acima serão incluídas nos Jogos, desde que a cidade sede ofereça a estrutura necessária para receber o grande número de participantes. E os campi deverão fornecer o transporte.