PICS: Projeto de Incentivo à Coleta Seletiva

20140313_3285a
Da esquerda: Olga Dellano, representante da SMAM; Vanessa Rosseto, servidora na UNIPAMPA; Paulo Cezar Silva Rodrigues, presidente da ASMAR.

Hoje, dois servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) visitaram a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (ASMAR), localizada no Aterro Municipal de Bagé. Acompanhando-os estava a representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bagé (SMAM), Olga Dellano.

Eu, Giovani Andreoli, e Vanessa Rosseto trabalhamos no Projeto de Incentivo à Coleta Seletiva (PICS) dentro do Campus Bagé. Fomos muito bem recebidos pelo presidente da Associação Paulo Cezar Silva Rodrigues, e o vice-coordenador Alexander dos Santos Azambuja. Eles nos explicaram que os cinqüenta e um trabalhadores ativos recebem cerca de um salário mínimo por mês com a venda do material. O trabalho implica em grande benefício ao meio ambiente pois, no período de trinta dias, eles selecionam a média de cento e vinte duas toneladas de material reciclável, diminuindo a quantidade de resíduos que seria destinada ao aterro.

Um dos objetivos do PICS é trazer o conhecimento das práticas da Associação para dentro da Universidade, a fim de que a comunidade acadêmica (professores, alunos, técnicos e terceirizados) torne-se mais consciente da importância da destinação correta dos resíduos produzidos no Campus e, a partir daí, desenvolva novos hábitos e estratégias. PICS é uma ação integrada da Comissão Local de Coleta Seletiva Solidária, do PET-Engenharias e do setor de Psicologia Social do Campus Bagé.

Permanece aberto o questionário online para a comunidade do Campus Bagé; quem ainda não respondeu pode acessá-lo no endereço abaixo:

Da esquerda: Vanessa Rosseto, servidora na UNIPAMPA; Paulo Cezar Silva Rodrigues, presidente da ASMAR; Giovani Andreoli, servidor na UNIPAMPA.