Outubro rosa, novembro azul

 

Outubro e novembro receberam os nomes das cores convencionadas para os sexos feminino e masculino, respectivamente, no intuito de chamar a atenção para o cuidado com a saúde física dos dois grupos. O site do Campus Bagé aderiu à temática e exibiu o logotipo rosa.

Em outubro, o DAEP (Diretório Acadâmica de Engenharia de Produção) convidou um dos médicos do CIOM (Centro Integrado de Oncologia e Mama, do Hospital Santa Casa de Caridade Bagé) para falar sobre a incidência, prevenção e tratamento do câncer de mama neste mês reconhecido mundialmente pela cor rosa, representando o sexo feminino.


 

No dia 29, o médico Mário Mena Kalil comentou rapidamente sobre seu trajeto profissional e depois descreveu este bem sucedido projeto de parceria público-privada, que levou quinze anos para se desenvolver. Falando do trabalho no Centro, iniciou explicando o que é câncer, os dois tipos de mecanismos de defeito nas células aos quais o organismo não reage por ser do próprio organismo; as causas incluem desde fatores genéticos até epigenéticos, que são os ambientais.


 

De acordo com Mário, uma em cada oito mulheres com setenta anos desenvolve o câncer de mama, sendo que dos quarenta aos quarenta e nove anos ocorrem os casos mais agressivos. E a incidência é alta no nosso Estado. Por isso a importância do exame especializado, que possibilita a detecção e a prevenção antes mesmo da manifestação clínica. A exposição incluiu a exibição de fotografias exemplificando casos em que evoluiu o problema, bem como metodologias do trabalho médico. No CIOM, a marcação é feita online, para agilizar o primeiro atendimento, e a biopsia leva cerca de quinze minutos, com resultado em quatro dias.

Em novembro, novamente o site do nosso Campus exibe o logotipo temático, agora em cor azul.
 

Publicado originalmente em http://porteiras.unipampa.edu.br/bage/index.php?option=com_content&view=article&id=2281:outubro-rosa-novembro-azul&catid=46:avisos&Itemid=125