Cartas, muitas cartas para as mães… Língua Portuguesa no WAM

As residentes Daniela Peres e Rosana Lopes, do Colégio Estadual Waldemar Amorety Machado, da cidade de Bagé, realizaram com os alunos do sexto ano a escrita de cartas para mães de alunos e para professoras que também são mães. Como? Os alunos primeiramente tomaram conhecimento da carta comercial e da carta pessoal, gêneros que vêm sendo substituídos pelos e-mails. Aliás, criaram um, da turma, e, com a proximidade do Dia das Mães, enviaram cartões para todas as professoras que são mães. As professoras da escola ficaram muito surpresas com a dedicatória dos alunos, ao abrirem seus e-mails no fim de semana. E para suas próprias mães, o que fizeram? Escreveram cartinhas para elas também. Mas no papel. As residentes pediram os endereços das famílias na secretaria da escola e mandaram pelo correio a carta às mães. A atividade ocorreu na semana anterior ao domingo que celebrava o “Dia das mães”. Claro que a carta demorou um pouquinho para chegar. Mas quando chegou…que surpresa. Os filhos não tinham comentado nada. Elas receberam a correspondência com muito carinho. Temos notícia de que uma das mães, usando da mesma estratégia – sigilo – respondeu ao filho que recebeu a carta com surpresa semelhante. As residentes acreditam que a atividade marcou a trajetória escolar dos alunos. Isto é o que acontece quando estudamos a língua nas situações reais de uso: ela significa.