Projeto interdisciplinar Rota das Missões Jesuíticas – Escola-campo Arneldo Matter

Os residentes da Escola-Campo Arneldo Matter realizaram projeto interdisciplinar denominado “Rota das Missões Jesuíticas: uma viagem através do conhecimento e valorização do patrimônio cultural missioneiro” sob a supervisão da Preceptora Milviane Minuzzi.  O objetivo do projeto foi oportunizar aos alunos o entendimento sobre a estrutura das reduções jesuíticas, sua organização social, econômica e territorial, assim como compreender a sua importância para a construção histórica do município de São Borja e do estado gaúcho. O projeto foi  executado em três momentos distintos, num primeiro momento, consistiu em exibição de documentários e exposição oral sobre o tema, sendo realizada abordagem interdisciplinar, isto é,  analisando o fenômeno na perspectiva geográfica, sociológica, filosófica e histórica para os alunos do 6º e 7º ano.  O segundo momento ocorreu a viagem para a redução jesuítica localizada em São Miguel das Missões. No local, os alunos contaram com a visita guiada pelo sítio arqueológico, pela guia de turismo regional, Lúcia Engel; e, também assistiram o espetáculo Show e Luzes. No último momento, os alunos irão realizar trabalhos lúdicos, manuais como a elaboração e construção de maquetes, produção de trabalhos artísticos em forma desenhos, pinturas, poemas e exposição de fotos da viagem para a comunidade escolar.