CAPES divulga Resultado Preliminar do PRP: O Projeto Institucional da UNIPAMPA foi aprovado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quarta-feira, 10/08, o resultado preliminar do edital 24/2022 do Programa Residência Pedagógica (RP). O programa têm como objetivo fortalecer a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) concorreu com projeto institucional preliminarmente aprovado.

A Residência Pedagógica ficou em 25º lugar no Rio Grande do Sul, com a pontuação final de 1.189,61 de um total de 1.500 pontos. Além da análise técnica do mérito dos projetos, ou seja, a adequação aos objetivos de cada programa, foram avaliados indicadores como esforço institucional para inclusão de maior número de discentes, institucionalização da formação de professores e da articulação da Instituição de Ensino Superior (IES) com as redes de ensino, esforço de expansão territorial dos subprojetos e experiência e qualificação da equipe docente da IES na formação de professores.

O projeto institucional contempla 16 cursos de Licenciaturas que compõem os subprojetos, articulando propostas formativas de 8 campus da Instituição, a saber: Alegrete, Bagé, Jaguarão, Dom Pedrito, Caçapava, São Gabriel, Uruguaiana, Itaqui e São Borja. As áreas de abrangência dos subprojetos são: Física, Química, Biologia, Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Pedagogia, Geografia, História, Educação do Campo e Educação Física. Atuarão aproximadamente, 14 docentes orientadores (docentes da instituição), 210 residentes (discentes cursando a partir do 5 semestre das licenciaturas) e 42 preceptores (docentes da escola pública), no período de 2022 a 2024..

O projeto institucional é coordenado pela professora Dr.ª Claudete Robalos da Cruz, que atua no campus São Borja. O projeto foi elaborado colaborativamente com os docentes orientadores dos cursos de licenciaturas e contou com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A professora agradece a colaboração dos docentes que participam com seus subprojetos e o apoio da instituição. E destaca que, após o resultado final previsto para a partir do dia 05/09, serão realizados os processos seletivos internos para residentes e preceptores (docentes da escola pública), assim como será realizado contato com as secretarias municipais e estaduais de educação para habilitação das escolas-campo na Plataforma CAPES de Educação Básica.

Acompanhe os processos seletivos pelo site da unipampa e/ou pelo site do Residência Pedagógica: https://sites.unipampa.edu.br/residenciapedagogica/