O projeto Rede Sacci

Coordenador: Prof. Dr. Márcio André Rodrigues Martins

Contato: E-mail: marciomartins@unipampa.edu.br – Celular: (51)993227534

Instituições Parceiras:

  • Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
  • Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Universidade Federal de Pelotas – UFPel
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul
  • Serviço Geológico do Brasil – CPRM (Superintendência Regional de Porto Alegre)
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (através do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar
  • Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul – SEDUC/RS
  • 03 Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • 25 Secretarias Municipais de Educação.

Mapa com a localização dos municípios que integram a Rede SACCI

RESUMO

Esta proposta concorreu ao Programa Ciência na Escola fundamentada na parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), o Serviço Geológico do Brasil – CPRM (Superintendência Regional de Porto Alegre), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (através do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), quatro Coordenadorias Regionais de Educação e 25 Secretarias Municipais de Educação. Essas instituições formam a Rede de Saberes Articulando Ciências, Criatividade e Imaginação (Rede SACCI) comprometida com a transformação educacional e social da metade sul do Rio Grande do Sul, região com profundos déficits sociais e educacionais.

Nesta região, encontram-se os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do RS, cujo escore médio, dos 10 municípios parceiros com menor índice, é 3,7. Uma das explicações para os baixos índices educacionais de escolas da região é o descompasso entre o conhecimento acadêmico-científico e o conhecimento escolar. A Rede SACCI propõe-se a conectar o conhecimento escolar com a produção científica produzida no ambiente universitário, pois compreende que a investigação científica precisa deixar de ser uma prerrogativa dos espaços universitários para fazer parte da vida cotidiana de crianças e jovens desde a Educação Básica (EB).

Essa aproximação, entre as escolas e o ambiente universitário, certamente irá impactar a realidade educacional e social da região, oportunizando novas perspectivas culturais e profissionais a alunos e professores participantes. A Rede SACCI visa o aprimoramento do ensino de Ciências, despertando o interesse de estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio da EB para a produção e a reflexão científica. Para atingir tal objetivo, propõe-se a promover processos de aprendizagem voltados à investigação, à criatividade e à solução de problemas, habilidades fundamentais para o aprimoramento da capacidade profissional dos cidadãos do século XXI.

A proposta abrange duas interfaces: a Robótica Educacional e a Invenção de Mundos. Essas duas interfaces instigam a curiosidade intelectual, ao mesmo tempo que utilizam as ciências com imaginação e criatividade. As estratégias adotadas envolvem o uso das Tecnologias Digitais (incluindo as TIC) integradas com outras tecnologias de invenção humana, recursos essenciais para a construção do conhecimento em um mundo globalizado.

Na interface Robótica Educacional, os estudantes (com o auxílio de professores previamente capacitados) serão desafiados a solucionar problemas, utilizando hardwares e de softwares de fácil programação, a desenvolver seu próprio projeto interativo e a trocar experiências e invenções com alunos e educadores interconectados numa rede de aprendizagem coletiva e colaborativa.

Na interface Invenção de Mundos, um Dispositivo Complexo de Aprendizagem empregado como modelo de intervenção pedagógica, crianças e jovens serão provocados a criar um personagem particular que irá desbravar, viajar e viver num território compartilhado e imaginado. Durante essa viagem inventiva, os estudantes serão desafiados a resolver problemas sociais, ambientais, políticos e urbanísticos emergentes dessa criação compartilhada.

O processo será acompanhado e intensificado por inserções pedagógicas desafiadoras produzidas pelos educadores. Nessa experiência, os conhecimentos e habilidades surgirão como consequência de ambientes educacionais de grande autonomia, investigação e ludicidade. Serão utilizadas metodologias ativas de aprendizagem tais como Rotação de Estações, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos.

A Rede SACCI, ao orientar os estudantes para a resolução de problemas através do envolvimento no mundo da pesquisa, promoverá o desenvolvimento do pensamento crítico, inventivo e criativo, atendendo competências gerais orientadas pela Base Nacional Comum Curricular. Dentre as metas estabelecidas pela Rede SACCI, destaca-se o planejamento e a implementação, nas Escolas de EB, de Laboratórios Interdisciplinares de Ciências (LabIC) com programas de formação continuada de professores.

O projeto prevê, ainda, a construção e implementação de um Programa de Iniciação Científica Júnior para 102 estudantes de Ensino Médio. Como estratégia de inclusão, pretende-se elaborar e analisar recursos didático-metodológicos para potencializar processos de ensino e de aprendizagem de alunos surdos ou deficientes auditivos em robótica educacional.

Ainda, como forma de articular-se às demandas de um ambiente natural mais equilibrado, em consonância com estratégias de sustentabilidade, serão trabalhados os pressupostos da Educação Ambiental nas escolas. Atividades de permacultura, como dispositivo para repensar o território escolar, serão desenvolvidas para potencializar as competências e habilidades de estudantes necessárias para a promoção de uma sociedade sustentável.

A equipe proponente, tipicamente multidisciplinar, é formada por 50 pesquisadores (31 doutores, 19 mestres e 14 mestrandos)  e integrai) 3 Universidade (com atuação efetiva de 9 campi, 3 Programas de Pós-Graduação, 7 cursos de licenciatura, 5 cursos de bacharelado ), ii) 2 Institutos Federais de Educação (envolvendo 4 campi); iii) 2 Centros de Pesquisa (INPE e CPRM); iv) 25 municípios; v) 76 escolas públicas, caracterizadas por: – 30% MPBF (maioria dos alunos são portadores de bolsa família); – IDEB, por escola, variando de 2,0 a 7,0; – 12% localizadas no meio rurais e 88% urbanas; – totalizar 36.470 alunos sendo atingido diretamente pelas ações da rede 3600 alunos ano e 189 professores da Educação Básica.