Rede SACCI LabMaker: Transformando a Educação Científica no RS

A Rede SACCI LabMaker foi selecionada em primeiro lugar na CHAMADA PÚBLICA CNPq/MCTI/FNDCT CONECTA E CAPACITA n° 13/2024 – PROGRAMA MAIS CIÊNCIA NA ESCOLA. O projeto implantará 45 Laboratórios Maker em escolas públicas do Rio Grande do Sul, promovendo inovação educacional e transformação social.

Quem Somos

A Rede SACCI é uma colaboração interinstitucional que reúne diversas universidades, institutos e órgãos de pesquisa, incluindo:

  • Universidades: UNIPAMPA, UFSM, UFPel, UCPel, FURG, UFRGS e UDELAR;
  • Institutos Federais: IFSul e IFFar;
  • Órgãos de Pesquisa: INPE (COESU e OES), CECLIMAR/UFRGS, IPH/UFRGS e SGB;
  • Secretarias de Educação: 6 Coordenadorias Regionais de Educação e 21 Secretarias Municipais de Educação.

A equipe multidisciplinar conta com 142 pesquisadores de diversas áreas, como Computação, Ensino de Ciências, Engenharias, Física, Biologia, Matemática, Saúde, Geociências, Educação e outras.

A Proposta

O projeto abrange 6 das 7 mesorregiões do RS, priorizando a metade sul do estado, uma região com grandes desafios sociais e educacionais. As ações são voltadas para conectar os saberes escolares com a produção científica das instituições, promovendo inovações pedagógicas e ampliando oportunidades para alunos e professores.

Por meio dos Laboratórios Maker, a Rede SACCI LabMaker busca estimular o letramento digital e a educação científica no contexto escolar, fortalecendo a Educação em Tempo Integral e promovendo uma abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A proposta também visa:

  • Incentivar a criatividade e a experimentação científica;
  • Estimular o interesse pelas carreiras científicas e tecnológicas;
  • Criar uma comunidade de aprendizado colaborativo entre escolas e universidades.

Formação de Professores

O projeto inclui o Programa de Formação de Professores em Laboratórios Maker – ProfMaker, que oferece:

  • Curso de especialização (360h) para professores coordenadores dos laboratórios;
  • Cursos de aperfeiçoamento híbridos (180h) para professores voluntários;
  • Oficinas e cursos de curta duração (780h no total).

Todas as formações serão voltadas para a cocriação de Recursos Educacionais Abertos (REA), fortalecendo práticas pedagógicas inovadoras e o compartilhamento de experiências entre professores e estudantes.

Metodologia e Impacto

O projeto adota uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, promovendo a integração entre pesquisa, ensino e extensão. As atividades serão realizadas nos Laboratórios Maker, com foco na criação de Clubes de Ciências, proporcionando aos estudantes mais de 2.700 horas de atividades práticas anuais.

A proposta também contempla ações como visitas técnicas, interações com espaços de ciência e um Clube de Ciências Online, garantindo um ambiente de aprendizagem dinâmico e inovador.

Sustentabilidade e Continuidade

A Rede SACCI LabMaker foi estruturada para garantir a sustentabilidade das ações além do período de execução do projeto. O plano inclui:

  • Parcerias estratégicas com universidades, institutos e órgãos de pesquisa;
  • Acompanhamento contínuo das atividades nas escolas;
  • Planejamento para manutenção e expansão da Rede após o término do financiamento inicial.

A iniciativa representa um compromisso com a educação de qualidade, incentivando novas formas de ensinar e aprender ciência, promovendo equidade e desenvolvimento social no Rio Grande do Sul.

Saiba mais e acompanhe o projeto neste site!