Produtos educacionais

Produtos e processos educacionais, tecnológicos e metodológicos, produzidos por pesquisadores da Rede SACCI.

1) Museu Virtual Geológico do Pampa

O museu virtual geológico do pampa é um projeto que visa integrar ações de ensino e extensão voltadas à divulgação das Geociências, Através de atividades lúdico-pedagógicas ensinar Geociências para o público infanto-juvenil (alunos da educação de nível fundamental e médio) e também usar ferramentas tecnológicas, como um website para atrair novos – e diferentes, olhares para as ciências geológicas, através de um catálogo online de rochas e minerais.

2) Biblioteca Virtual de Geologia do Brasil

A Biblioteca Virtual de Geologia do Brasil é um projeto colaborativo interinstitucional que tem por objetivo documentar o patrimônio geológico brasileiro por meio de ferramentas virtuais e desenvolver recursos para educação e pesquisa em geociências. As ferramentas virtuais e as geotecnologias têm aplicação crescente na análise geológica de afloramentos rochosos, amostras de minerais, rochas e fósseis. Afloramentos e amostras de rochas e estruturas geológicas significativas para a compreensão da evolução geológica do Brasil estão sendo selecionadas e fotografadas para a produção dos materiais virtuais. A biblioteca abriga e compartilha modelos virtuais 3D texturizados fotorealistas, panoramas esféricos, imagens de alta resolução e roteiros virtuais. O acervo produzido dá suporte às atividades de ensino de cursos de nível médio e superior, em cursos de graduação e pós-graduação. O acervo vem sendo utilizado para fins de pesquisa, por meio da extração e integração de informações nos modelos 3D fotorealistas e imagens de alta resolução. Dessa forma, o projeto contribui substancialmente com o conhecimento da geologia do Brasil a nível nacional e internacional.

3) Invenção de Mundos

A metodologia de “Invenção de Mundos” propõe-se a construir e implantar estratégias e configurar contextos que possibilitem a alunos da Educação Básica vivenciar (experimentando e imaginando) dinâmicas complexas que se aproximam do mundo físico e natural. A proposta metodológica para trabalhar com invenção de mundos foi desenvolvida, inicialmente, para séries inicias do Ensino Fundamental, no Laboratório Estudos em Linguagem Interação e Cognição – LELIC-UFRGS (AXT et al., 2018; MULLER et al., 2009; AXT e MARTINS, 2008; KREUTZ et al., 2008; MARTINS, 2009). Estudos recentes ampliaram o escopo da metodologia para as séries finais do Ensino Fundamental (PINTO, 2016; SUTERIO, 2017; GOULART, 2018; CABELLEIRA, 2018). Esta metodologia também subsidiou ações de cooperação Brasil/Moçambique no programa Pró-Africa (AXT et al., 2016).

4) Atividade Experimental Problematizada (AEP)

Originalmente materializado pela publicação de duas obras bibliográficas, Silva e Nogara (2018) e Silva e Moura (2018), o produto/processo educacional – AEP – configura-se como uma asserção de sistematização, de dimensões praxiológica e pedagógica, voltada para o ensino experimental da Química, em seus aspectos de planejamento e de intervenção. Está estruturado sob dois principais eixos, um de natureza teórica e outro metodológica, associativos e potencialmente indissociáveis, pautados pela Teoria da Aprendizagem Significativa e pela epistemologia de Thomas Kuhn. O primeiro eixo contempla elementos de proposição de problema, objetivo experimental e diretrizes metodológicas. O segundo subdivide-se em discussão introdutória, organização/desenvolvimento, retorno ao grupo de trabalho, sistematização e socialização.

5) Robótica Educacional para Despertar o Engenheiro nos Jovens

Esse projeto apresenta uma metodologia desenvolvida especificamente para que o estudante do Ensino Médio e séries finais do Fundamental, possa sentir-se capaz de desenvolver tecnologia e entender as Ciências Exatas a partir da Robótica Educacional. Para isso, utiliza software e hardware livres, além de organizar as atividades a partir de oficinas de domínio público, com acesso liberado para professores e alunos que queiram continuar e ampliar sua aplicação. A metodologia vem sendo aprimorada desde 2016 e aplica técnicas de mão na massa e sala de aula invertida, somada ao APRENDER-FAZENDO com a Robótica Educacional. A metodologia busca garantir que cada encontro contemple uma atividade com início, meio e fim e que todos os participantes consigam completá-la no tempo destinado para tal.

6) Tecnologias para  Inclusão e Acessibilidade

Os produtos educacionais  apresentados são decorrentes de dissertações de mestrado realizadas no âmbito do programa  de Pós Graduação em Ensino de Ciências. Tratam-se de recursos educacionais de baixo custo, com foco na inclusão e acessibilidade de alunos com deficiência. Eles decorrem dos conhecimentos construídos pelo Núcleo de Estudos em Inclusão -NEI – da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. O Núcleo tem como enfoque o ensino, a pesquisa e a extensão, e a missão de produzir materiais acessíveis e de baixo custo para apoio ao ensino de ciências.

7) Prototipagem de materiais didáticos para o ensino de Química

Este produto é um modelo de prototipagem 3D para o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de estrutura atômica e molecular. Sua aplicabilidade reside na facilidade de produção de protótipos de estrutura atômica e molecular, na escalabilidade e no baixo custo da produção das peças. A manipulação dos materiais gerados por este produto pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de estruturas atômicas e moleculares, bem como o conceito associado de ligações químicas. 

8) Elementos químicos em 1 minuto – Uma Tabela Periódica sonora

A Tabela Periódica interativa online em áudio, acompanhada de uma versão impressa com códigos QR, são inovações educativas que trazem interatividade ao aprendizado dos elementos químicos. Ao acessar a versão virtual ou escanear o código QR, o usuário é direcionado para um áudio de um minuto com explicações sobre história, propriedades e usos do elemento de forma envolvente. Para estudantes, essa ferramenta torna a Química mais acessível e fascinante, permitindo uma compreensão mais profunda da matéria. Professores da Educação Básica e Superior podem usar essa tecnologia para tornar as aulas mais dinâmicas e engajantes. 

9) Inter-relacionando Meio Ambiente, Química e Tecnologia 

O produto educacional permite discutir as relações entre as ciências da natureza e o meio ambiente, por meio de sequências didáticas e de materiais didáticos digitais.

10) Energia e eletricidade para professores de ciências

Esse produto educacional é decorrente da dissertação de mestrado profissional na qual foi aplicado e avaliado um de curso de extensão, com a utilização de TICs e metodologias ativas, para professores de ciências do nono ano versando sobre o conteúdo de energia e eletricidade. A proposta do Curso surgiu a partir da investigação das dificuldades conceituais e metodológicas dos professores de ciências do Ensino Fundamental a respeito dos conteúdos de matéria e energia da Base Nacional Comum Curricular que são trabalhados com turmas de oitavo ano. O curso foi totalmente online, assim como a avaliação das atividades desenvolvidas, a produção educacional contém todos os módulos do curso e faz sugestão da sequência em que eles podem ser apresentados aos participantes.