Apresentação

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, fundada em 2008 e estabelecida no centro-sul do Rio Grande do Sul. Em sua abertura dez campis foram inaugurados em cidades diferentes da Região da Campanha. O campus de Caçapava do Sul sedia 4 graduações: Geologia, Geofísica, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Ciências Exatas, um Tecnólogo em Mineração, e um curso de Mestrado Profissionalizante em Tecnologia Mineral.

O Projeto da Rede Sacci-Pampa, realizado nos municípios de Caçapava do Sul e São Sepé, tem como objeto de trabalho a rede, com alunos cursando os 4ºs anos do ensino fundamental. O projeto relaciona os mundos imaginados-inventados das crianças operando em diferentes escolas e municípios,  professores das escolas, e os docentes da Universidade.

O Projeto vai de encontro com a resolução CNE/CP No. 2/2015, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, no sentido de repensar os processos pedagógicos, envolvendo atividades de extensão.

O objetivo do projeto é de inspirar e mostrar aos professores-pesquisadores a possibilidade e viabilidade de:

• submeter os processos de ensino-aprendizagem à ideia de que o conhecimento sempre está em movimento, possuindo fronteiras difusas; à de que um conhecimento sempre está em construção, de que possui um caráter coletivo-cooperativo, não-estático e não-estanque;
  • submeter programas, cronogramas e currículos às instâncias desejantes como dispositivos instanciadores dos processos de ensinar-aprender, à aventura do conhecimento numa dimensão autoral e ao mesmo tempo cooperativa.

A Cidade é uma das temáticas centrais no plano curricular dos 4ºs anos do ensino fundamental, previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Com esta temática inicia-se as problematizações, mas também vão surgindo outras. Os alunos, juntamente com seus facilitadores, irão discutir as soluções e experimentações, o que permite gerar, o conhecimento mais sólido das soluções.