A metodologia de “Invenção de Mundos” propõe-se a construir e implantar estratégias e configurar contextos que possibilitem aos alunos da Educação Básica vivenciar (experimentando e imaginando) dinâmicas complexas que se aproximam do mundo físico e natural. A proposta metodológica para trabalhar com Iinvenção de Mmundos foi desenvolvida, inicialmente, para séries inicias do Ensino Fundamental, no Laboratório Estudos em Linguagem Interação e Cognição – LELIC-UFRGS (AXT et al., 2018; MULLER et al., 2009; AXT e MARTINS, 2008; KREUTZ et al., 2008; MARTINS, 2009). Estudos recentes ampliaram o escopo da metodologia para as séries finais do Ensino Fundamental (PINTO, 2016; SUTERIO, 2017; GOULART, 2018; CABELLEIRA, 2018). Esta metodologia também subsidiou ações de cooperação Brasil/Moçambique no programa Pró-Africa (AXT et al., 2016).
Produtos Educacionais
1) INVENÇÃO DE MUNDOS COMO DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM: PISTAS PARA A PRODUÇÃO DA INVENTIVIDADE EM SALA DE AULA
Este é um guia introdutório sobre a Invenção de Mundos, com os conceitos mais básicos desta abordagem pedagógica, para que você, educador, possa implementar estas estratégias em sala de aula. Os capítulos deste e-book foram pensados como pistas dos dispositivos que a Invenção de Mundos oferece: mais do que instruções precisas, nossa intenção é servir como um dedo apontando em uma direção, portanto sinta-se livre para utilizar cada uma das pistas da forma que considere mais conveniente.
Produção educacional aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UNIPAMPA – 2020
- Licença: Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 – Leia os termos de uso
- Acesso no repositório institucional: Clique aqui
2) DISPOSITIVO CADÁVER: UMA AVENTURA PELO CORPO HUMANO
Nesta experimentação propomos o estudo do “Corpo Humano” a partir de um dispositivo que denominaremos cadáver, criação de um cadáver como um sistema capaz de capturar e provocar, narrativas, histórias, imaginações, dúvidas, incertezas. Um dispositivo que busca desfazer as hierarquias através de um outro modo de estudar e intervir, que busca operar uma relação complexa entre as partes e o todo e, que interage tanto no sentido do todo à parte como da parte ao todo.
Produção educacional aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UNIPAMPA – 2016
- Licença: Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 – Leia os termos de uso
- Acesso no repositório institucional: Clique aqui
3) PISTAS E INSPIRAÇÕES PARA A PROPOSIÇÃO DE DISPOSITIVOS DE APRENDIZAGEM EM ENSINO CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UM “LABORATÓRIO SECRETO”
Partimos da ideia de elaborar, junto com os alunos, um “Laboratório Secreto”. Isto servirá de dispositivo para abordar, gradativamente, os tópicos dos conteúdos pré-estabelecidos pelo programa escolar. Esse “Laboratório Secreto” tem uma dinâmica de articulação entre pesquisa e experimentação, sendo movido por algumas “missões secretas” enviadas por uma agente virtual, denominada “Velhinha do ônibus”. Esta personagem virtual atua como um agente provocador e tensionador, instigando os alunos a construírem estratégias que também movimentam a dinâmica desse dispositivo. Dessa maneira, apresentamos algumas pistas que servirão de inspiração para a elaboração de diferentes dispositivos, visando a melhorar o clima da sala de aula e a participação ativa do aluno no processo de ensino aprendizagem.
Produção educacional aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UNIPAMPA – 2016
- Licença: Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 – Leia os termos de uso
- Acesso no repositório institucional: Clique aqui
4) DISPOSITIVOS COMPLEXOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O IMAGINÁRIO MUNDO DA MICROBIOLOGIA
A produção educacional resultante deste trabalho de mestrado efetivou-se na construção da “Cidade de Feltro”, um Dispositivo Complexo de Aprendizagem – DiCA. No DiCA, a atuação ativa e investigativa dos estudantes tornou-se fundamental para que este dispositivo adquirisse uma dimensão sistêmica e complexa. A apropriação de conhecimentos preliminares acerca da microbiologia integrou a parte inicial, da qual organizamos novas conexões estratégicas a cada situação problema apresentada. Através da elaboração reflexiva-analítica dos mapas mentais enquanto modelos auto-organizadores do DiCA, o estudante teve autonomia para desconstruir conceitos e/ou aprimorar os já existentes.
Produção educacional aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UNIPAMPA – 2016
- Licença: Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 – Leia os termos de uso
- Acesso no repositório institucional: Clique aqui
5) APRENDER CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE: IN(TER)VENÇÕES EM UMA VIAGEM PELO PERÍODO PALEOLÍTICO
A produção educacional que se apresenta nesta proposta é constituída por dois capítulos principais: um direcionado ao educador, com o intuito de provocá-lo para acender em direção a aventurar-se na perspectiva da complexidade; e outro capítulo que foi confeccionado pelos alunos participantes desta viagem, direcionada a alunos da primeira etapa das séries finais do ensino fundamental, que mostra o desenvolvimento da criatividade e criação durante as intervenções.
Produção educacional aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UNIPAMPA – 2018
- Licença: Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 – Leia os termos de uso
- Acesso no repositório institucional: Clique aqui
6) APRENDIZAGENS NÃO-LINEARES: UMA PROPOSTA DE HIPERTEXTUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Este produto apresenta algumas orientações e sugestões àqueles que pretendem se aventurar no mundo das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O site construído é indissociável de uma abordagem metodológica que se sustenta nas teorias da complexidade e do pensamento sistêmico. As narrativas e situações problemas, neste estudo, estão relacionadas ao bioma Pampa e com o objetivo de trabalhar noções de ecologia com 6º ano do ensino fundamental. As estratégias metodológicas, tanto do site, quanto das intervenções através das narrativas, poderão ser utilizadas para desenvolver qualquer tema, seja ele de alguns componentes curriculares ou transversais a estes. Essas narrativas interventivas foram distribuídas em cidades do bioma Pampa, trazendo algumas situações problemas objetivando instigar os alunos a resolver desafios ambientais nas diferentes cidades
Produção educacional aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UNIPAMPA – 2018
- Licença: Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 – Leia os termos de uso
- Acesso no repositório institucional: Clique aqui
7) INVENÇÃO DE MUNDOS: PISTAS PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA
Neste produto, o desafio dos professores é o de experimentar, na sua prática pedagógica, novas formas de agenciar coletivos e diversidades individuais na interface com a criatividade e a imaginação. A metodologia de Invenção de Mundos que, utilizando-se de estratégias acolhedoras das diversidades pessoais, instiga os estudantes, em especial aqueles que apresentam alguma deficiência, a envolver-se nos processos de aprendizagem. (LIMA, 2021). Nesta produção educacional, apresentamos brevemente a metodologia de Invenção de Mundos. Na sequência, apresentamos um conjunto de pistas para os docentes interessados em experimentar a metodologia, tanto para qualificar sua prática pedagógica como para iniciar-se na pesquisa dessa prática. As pistas que apresentamos a seguir são: pista da narrativa, pista do personagem-interventor; pista do diário de bordo; pista do professor cartógrafo; pista da pesquisa; pista da cooperação; pista da transdisciplinaridade e pista da inclusão.
Produção educacional aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UNIPAMPA – 2021
- Licença: Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 – Leia os termos de uso
- Acesso no repositório institucional: Clique aqui
8) APRENDER CIÊNCIAS PELA IMAGINAÇÃO
Este Produto Educacional, no formato de E-book, apresenta o compilado das intervenções realizadas em um processo criativo proposto através da metodologia de Invenção de Mundos, com conceitos básicos, para que você, educador, possa implementar estas estratégias em sala de aula. Os capítulos foram pensados como um guia ,exemplificando as cenas e descrevendo como operam os dispositivos no processo criativo que a Invenção de Mundos propõe. Desviando de um roteiro com instruções precisas, nossa intenção com este trabalho é apontar uma direção, deixando o leitor livre para utilizar cada estratégia, dispositivo, desafio, da maneira que considerar potente ao seu trabalho. Fique à vontade para adaptar, transformar, reproduzir o que expressamos, com muito carinho, nestas linhas.
Produção educacional aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UNIPAMPA – 2021
- Licença: Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 – Leia os termos de uso
- Acesso no repositório institucional: Clique aqui