Introdução | Sistema Eletrônico de Informações

Introdução

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades com vistas à promoção da eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a tramitação de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

O SEI surgiu como alternativa ao desenvolvimento de uma solução informatizada capaz de atender aos requisitos apontados pela equipe do PEN (Processo Eletrônico Nacional).

No ano de 2016, em atendimento ao Decreto “do PEN” a UNIPAMPA assinou o Termo de Cooperação junto ao Ministério do Planejamento e TRF4 para a utilização do SEI.

O Processo de Implantação do SEI na UNIPAMPA foi iniciado no mês de março de 2018 e entrou em funcionamento no 1º de janeiro de 2019. Todos os novos processos administrativos  na UNIPAMPA passaram a tramitar pelo SEI.

Ele permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, a atuação simultânea de várias unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, e redução do tempo de realização das atividades.