Lançado em 20/12/2019, o satélite CBERS-4A (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), passou por todos os testes e comissionamentos, estando operacional desde o final do mês de julho de 2020.
A previsão do INPE é de que em alguns meses todas as imagens já adquiridas pelo satélite sejam processadas e disponibilizadas no catálogo. A prioridade de disponibilização são as imagens que estão sendo captadas diariamente pelo satélite, através de seus diferentes instrumentos imageadores.
Como exemplo, buscamos uma imagem da cidade de Itaqui, RS, para demonstrar o potencial da resolução disponível com o novo satélite. A câmera WPM, possui quatro bandas multiespectrais com 8 metros de resolução espacial e uma banda pancromática com 2 metros de resolução espacial, permitindo a fusão e geração de imagens coloridas com 2 metros de resolução espacial.
Na Figura 1 é possível observar a idade de Itaqui, RS, que, mesmo com a cobertura de nuvens e o tamanho da imagem, permite a visualização de alguns detalhes. Por sua vez, na Figura 2, apresentamos um recorte no qual é possível visualizar, na área central, a Praça de Itaqui, a partir da qual o leitor pode se orientar para localizar, por exemplo, o Porto, o Instituto de Educação Osvaldo Cruz, entre outros elementos.
Figura 1 – Cidade de Itaqui, RS
Figura 2 – Visão da região central e do porto de Itaqui, RS
Todas as informações sobre o programa CBERS podem ser acessadas através do endereço http://www.cbers.inpe.br/
As imagens do satélite CBERS-4A, estão sendo disponibilizadas num catálogo específico, para o qual o usuário deve realizar um novo cadastro (o cadastro dos outros catálogos do INPE não dão acesso a estas imagens). O catálogo pode ser acessado através do endereço http://www2.dgi.inpe.br/catalogo/explore.
Para maiores informações sobre as imagens disponibilizadas pelo INPE, acesse http://www.dgi.inpe.br/