Imagens de Satélite | SIGPampa

Imagens de Satélite

O avanço tecnológico dos satélites de monitoramento tem permitido a disponibilização de imagens para as mais variadas aplicações. Neste sentido, estamos informando aqui os endereços para o acesso a alguns catálogos que disponibilizam imagens gratuitamente, mediante a realização de um cadastro simples.

CATÁLOGO CDSR DO INPE

http://www.dgi.inpe.br/CDSR/

Este é o catálogo mais antigo do INPE e nele podem ser acessadas, por exemplo, as imagens dos satélites CBERS-2 e 2B, da constelação Landsat (série histórica até o 7), uma das coleções GLS-Landsat, que disponibiliza imagens ortorretificadas. Saiba mais sobre as coleções do Global Land Surveys clicando aqui.

CATÁLOGO DE IMAGENS DO INPE

http://www.dgi.inpe.br/catalogo/

Este é o catálogo mais recente do INPE e nele estão disponíveis as imagens dos satélites CBERS-4, Landsat 8, Resourcesat 1 e 2, entre outros. Para os dois bancos de imagens do INPE as credenciais de acesso são as mesmas.

ACESSO AOS DADOS SENTINEL

https://sentinels.copernicus.eu/web/sentinel/sentinel-data-access

A constelação Sentinel é uma iniciativa da Agência Espacial Europeia e possui uma grande gama de dados que podem ser utilizados de forma gratuita. Sugerimos que o usuário estude as características de cada missão Sentinel para identificar quais os dados que se adaptam as suas necessidades. Saiba mais clicando aqui.

BASE DE DADOS DA USGS

https://earthexplorer.usgs.gov/

A plataforma EarthExplorer é uma iniciativa do Serviço Geológico dos Estados Unidos e através dela podem ser acessados todos os dados gerados pela USGS bem como boa parte dos dados gerados pela NASA. Nesta plataforma estão disponíveis dados como todas as imagens da constelação Landsat, os dados do Sentinel, os dados SRTM originais, os dados altimétricos ASTER-GDEM entre muitos outros que o usuário pode explorar.

LANDVIEWER

https://lv.eosda.com/

Esta plataforma é uma iniciativa da EOS – Earth Observing System e possui uma interface bastante amigável. Ela possui dois tipos de acesso, um gratuito e outro pago. O acesso gratuito é limitado quanto ao número de imagens diárias que podem ser acessadas mas consegue, de forma geral, atender às necessidades dos usuários.

Os principais dados disponibilizados nesta plataforma são as imagens dos satélites Landsat 7 e 8, CBERS-4 e Sentinel 1 e 2.

COBERTURA DE SATÉLITES PARA O RIO GRANDE DO SUL

Para auxiliar os usuários na escolha das imagens bem como na verificação da cobertura de cada satélite, disponibilizamos um mapa on-line com as grades de cobertura.

O mapa pode ser acessado clicando aqui.