Outras Pesquisas | SIGPampa

Outras Pesquisas

OUTRAS PESQUISAS E ANÁLISES EM ANDAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL

Nesta seção da página de nosso projeto estão listadas outras pesquisas e análises que vem sendo desenvolvidas no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, vinculadas à temática da COVID-19. O momento exige da ciência (entenda-se instituições, grupos de pesquisas, pesquisadores…) que haja engajamento e busca pela vinculação dos esforços que cada grupo e cada instituição está fazendo em prol do bem comum. É neste espírito que apresentamos esta compilação.

COLEÇÃO COS

O Center For Open Science, criou uma coleção na sua biblioteca de dados, referente ao Coronavirus e a COVID-19. Nesta coleção, são listados os trabalhos sobre a temática que estão depositados neste repositório. É uma grande e importante fonte de dados. Acesse a Coronavirus Collection clicando aqui.

UNIPAMPA Campus São Borja

No Campus São Borja da UNIPAMPA, vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas, o Prof. Thiago Sampaio está desenvolvendo pesquisa para análise da projeção dos efeitos do COVID-19 nos municípios da Fronteira Oeste do RS. Os dados podem ser acessados clicando aqui. Veja a versão do estudo publicada no dia 06/04/2020, clicando aqui.

GDISPEN – UFPel

Os pesquisadores do Laboratório GDISPEN, da Universidade Federal de Pelotas, vem apresentando gráficos e análises estatísticas que retratam a evolução temporal do Coronavirus, em diferentes escalas geográficas. Até o momento foram disponibilizadas análises com os dados dos dias 22/03/2020 – 23/03/202025/03/202026/03/202030/03/2020, 31/03/2020, 02/04/202006/04/2020 e 13/04/2020. Mais informações e o acompanhamento das modelagens podem ser acessadas no site do grupo de pesquisas.

Cidade&Cidadania – UFPel

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, vem desenvolvendo estudo que busca vincular o avanço dos casos de COVID-19 no Rio Grande do Sul, com as áreas com maior concentração de grupos de risco. Acesse o estudo clicando aqui. O grupo de pesquisas vem realizando outros estudos que são disponibilizados no mesmo endereço.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DO RS

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do estado apresentou estudo sobre a possível evolução dos casos, com a projeção de cenários. Assista a notícia veiculada no telejornal RBS Notícias.

Atualmente os dados estão disponíveis a partir do Comitê de Dados COVID-19, neste endereço. Sugerimos a consulta periódica ao link pois a projeção de cenários passa por atualizações constantes e novos dados vem sendo disponibilizados.

SIG Litoral Norte – UFRGS

Os pesquisadores do projeto SIG Litoral, do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveram uma plataforma e vem apresentando a evolução dos casos e sua correlação com os dados populacionais. Estão disponíveis as seguintes plataformas:

Coronavirus (COVID-19) nos municípios do Rio Grande do Sul

Coronavirus (COVID-19) nos municípios do Brasil

Solidariedade e assistência social no enfrentamento ao Coronavirus (COVID-19) – Litoral Norte / RS

Coronavirus (COVID-19) no mundo

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – CAMPUS ERECHIM – RS

O Laboratório de Geoprocessamento, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, RS, tem trabalhado em análises dos casos mundiais de COVID-19. As análises e resultados podem ser acessados clicando aqui.

UNIVERSITAT ROVIRA I VIRGILI

Mapa da previsão da propagação da COVID-19 por contágio comunitário no Brasil. Um importante estudo que apresenta uma metodologia que pode ser replicada. Acesse o estudo clicando aqui.

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO – CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO – UDESC

Site do projeto COVID-19 do Laboratório de Geoprocessamento da UDESC, com análise de dados referentes aos estado de Santa Catarina. Clique aqui para acessar.