Imagem do satélite CBERS-4A, câmera WFI, para o município de Itaqui, RS

Lançado em 20/12/2019, o satélite CBERS-4A (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), passou por todos os testes e comissionamentos, estando operacional desde o final do mês de julho de 2020.

A previsão do INPE é de que em alguns meses todas as imagens já adquiridas pelo satélite sejam processadas e disponibilizadas no catálogo. A prioridade de disponibilização são as imagens que estão sendo captadas diariamente pelo satélite, através de seus diferentes instrumentos imageadores.

Apresentamos aqui uma imagem do município de Itaqui, RS, registrada pela câmera WFI, que possui quatro bandas multiespectrais com 55 metros de resolução espacial. Na Figura 1 é possível observar o município de Itaqui, RS, em composição colorida que permite boa diferenciação entre as áreas com vegetação (que aparecem em diferentes tonalidades de verde) e as áreas com solo exposto (que aparecem em tons de lilás). Em função de sua resolução espacial, as imagens da câmera WFI possuem aplicações para mapeamentos de áreas mais extensas, permitindo assim o monitoramento de lavouras e de questões ambientais regionais, por exemplo.

Por sua vez, na Figura 2, apresentamos o resultado da aplicação do cálculo do índice de vegetação NDVI. As cores utilizadas para a representação do resultado, demonstram, em tons de verde, as áreas com maior presença de vegetação e, a medida em que os tons de verde ficam mais claros, passando para o amarelo, a densidade da vegetação reduz, até chegar às áreas de solo exposto. Em todos de vermelho aparecem as áreas com grande umidade, incluindo os cursos hídricos e as barragens, que ficam bem visíveis.

Figura 1 – Composição colorida

Figura 2 – Índice de vegetação NDVI

Todas as informações sobre o programa CBERS podem ser acessadas através do endereço http://www.cbers.inpe.br/

As imagens do satélite CBERS-4A, estão sendo disponibilizadas num catálogo específico, para o qual o usuário deve realizar um novo cadastro (o cadastro dos outros catálogos do INPE não dão acesso a estas imagens). O catálogo pode ser acessado através do endereço http://www2.dgi.inpe.br/catalogo/explore.

Para maiores informações sobre as imagens disponibilizadas pelo INPE, acesse http://www.dgi.inpe.br/