Participação no 15º SIEPE


 

 

APRENDIZAGEM DE PLA POR INTERCAMBISTAS NORTE-AMERICANOS E MEXICANOS: EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTO DE IMERSÃO ACADÊMICO. Apresentação de pôster: Francineide Carrera Figueira.

 

 

 

NAAIPLAA: CONQUISTAS E DESAFIOS DE UM PROJETO DE ACOLHIMENTO E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. Apresentadora: Sara Moraes Rocha

 

Curso de Espanhol ofertado pela Universidad Tecnológica do Uruguay (UTEC) inscrições até 11 de outubro de 2023

Quarta-feira, dia 11 de outubro de 2023, encerra o período para a inscrição no Curso online de Espanhol para Estrangeiros, que a Universidad Tecnológica do Uruguay (UTEC) oferece, em parceria com a  Unipampa, para a comunidade acadêmica.

 
“Español para extranjeros nivel intermedio ” es un curso virtual para docentes y estudiantes con conocimientos previos de español que deseen aproximarse a nivel intermedio al español y a la cultura uruguaya. 
Las clases serán todos los martes de 16 a 18 hs. 
El curso comienza el 17 de octubre y finaliza el 5 de diciembre.
 

Preencha o formulário de inscrição.

 Dúvidas: lenguas@utec.edu.uy

Inscrições para o Celpe-Bras até 18 de agosto

Imagem informando datas do Celp-Bras 2023, cronograma do item 1.3 do edital.

O Celpe-Bras -Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros- é uma prova de proficiência de português para estrangeiros de reconhecimento internacional sob coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Exame é realizado em diferentes instituições no Brasil e no exterior, para avaliar a proficiência de estrangeiros em português, envolvendo as quatro habilidades linguísticas: fala, escuta, leitura e escrita.

A Unipampa/Campus Bagé é credenciada para aplicação desde 2019. Professoras, discentes e egressas da área de Letras do campus Bagé e Jaguarão participam como aplicadoras do Exame na instituição. A equipe de aplicadoras do Exame está associada a programas e projetos institucionais, a saber: Núcleo de Apoio à Aprendizagem de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA), Centro de Línguas do Pampa (CLIP) e Idiomas sem Fronteiras (IsF).

O Exame se realizará de 24 a 26 de outubro, na Unipampa/Campus Bagé. As inscrições estão abertas até 18 de agosto, pelo link: http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/

Na Unipampa, a inscrição é no valor de R$100,00 (cem reais). 

Informações pelo e-mail: naaiplaa@gmail.com

Acesse ao Edital  para mais informações!

Rede Adifes – ISF

Fonte: https://www.andifes.org.br/?page_id=82328https://www.andifes.org.br/ 

A Rede Andifes IsF está lançando uma oferta coletiva de cursos on-line gratuitos dos idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, francês e português para estrangeiros. Pode participar dos cursos a comunidade acadêmica das instituições credenciadas à Rede IsF. No caso de português para estrangeiros, porém, a oferta se estende a toda a comunidade de pessoas estrangeiras.

Caso seja de seu interesse, acesse o edital na página da Andifes a partir do dia 14/04/2023:

para saber mais informações sobre os critérios de proficiência para os cursos (para iniciante não é necessário comprovante) e quais documentos precisará anexar.

As inscrições se iniciam no dia 17 de abril (segunda-feira), ao meio-dia e serão finalizadas no dia 27 de abril (quinta-feira) ao meio-dia (horário de Brasília). As inscrições poderão ser realizadas somente com um e-mail GMAIL para que se possa anexar os documentos.
Preste atenção aos documentos e já os deixe preparados para facilitar sua inscrição.

Aproveite esta oportunidade! São cursos de curta duração: 16h (1 mês) ou 32h (2 meses). O início das aulas será na semana do dia 15 a 20 de maio (a depender do dia da semana em que o curso aconteça) e o término para os cursos de 16h será na semana de 12 a 17 de junho e os de 32h na semana de 03 a 07 de julho. Inscreva-se somente se puder cumprir com esta agenda.

Alunos estrangeiros da Unipampa têm a oportunidade de estudar português através do Programa Idiomas Sem Fronteiras

Por Francieli Carvalho e Nádia Carolina

Em 2022, através de uma ação conjunta do Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA) e Idiomas sem Fronteiras (IsF), ofertou-se um curso intitulado “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos” no período de outubro à dezembro, totalizando 32h.

Participaram do curso quatro discentes estrangeiros, matriculados em alguns dos campi da Unipampa, a saber: dois participantes do mestrado, uma da graduação EAD e uma bolsista FulBright

As aulas foram ministradas remotamente tendo momentos síncronos e assíncronos. As atividades síncronas, desenvolvidas via Google Meet, destinavam-se a promover diálogos interculturais, desenvolver a produção oral, auditiva e leitora através de diferentes temáticas como: o país de origem, as experiências pessoais dos alunos no Brasil, a diferença e/ou semelhança a respeito da situação educacional entre esses países, dentre outros aspectos.

Já as atividades assíncronas, realizadas pelo Moodle, visaram desenvolver a produção escrita elaborando alguns gêneros discursivos que poderiam ser usados ao longo de suas experiências como acadêmicos, entre os quais: apresentações, resumos acadêmicos e relatos pessoais.

O curso foi ministrado pelas professoras Francieli Carvalho e Nádia Carolina. Para as docentes, a experiência foi enriquecedora, as trocas em sala de aula por meio do desenvolvimento das atividades, possibilitou a discussão de aspectos das diferentes culturas. 

Devido ao desempenho e êxito,  prevê-se nova oferta do curso com carga horária ampliada a fim de explorar detalhadamente mais situações de uso da linguagem acadêmica, possibilitando o letramento de estrangeiros, a oportunidade de certificação para fins acadêmicos, profissionais e/ou de naturalização.

UNIPAMPA aplica o Celpe-Bras

No último dia 18 de outubro, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) aplicou o exame chamado Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). É uma prova coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a proficiência de estrangeiros em português, envolvendo as quatro habilidades linguísticas: fala, escuta, leitura e escrita.

A Unipampa é aplicadora do Celpe-Bras desde 2019. Neste ano, a equipe responsável, coordenada pela Profa. Dra. Clara Dornelles, englobou professoras e acadêmicas da Unipampa, além de egressas. A ação integrou participantes do Centro de Línguas do Pampa (CLIP), Idiomas sem Fronteiras (IsF) e Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA). 

A Profa. Clara destaca que a prova tem importância na consolidação de políticas linguísticas de internacionalização da língua portuguesa, uma vez que, além de ser realizada por estudantes estrangeiros e imigrantes residentes no Brasil, é aplicada em diferentes países ao redor do mundo. Assim, a UNIPAMPA disponibiliza aos estrangeiros a oportunidade de certificação para fins acadêmicos, profissionais e de naturalização.

A participação no Celpe-Bras tem também caráter formativo, uma vez que mobiliza equipes aplicadoras para estudo e formação voltados para a avaliação de desempenho linguístico. As capacitações são realizadas pelo Cebraspe e seguem fundamentação teórico-prática pertinente à área de linguística aplicada.

Para saber mais:

Site oficial da Prova (abre nova página)

Acervo do Celpe-Bras (abre nova página)

Matéria sobre a Prova na Unipampa (abre nova página)

Foto da equipe do Celpe-Bras 2022
Equipe do Celpe-Bras 2022 (da esquerda para a direita): Nádia Chrispim, Maria do Socorro Farias Marques, Clara Dornelles, Maria Eduarda Motta dos Santos, Flávia Azambuja, Sara dos Santos Mota.

 

Foto das chefes de sala e aplicadoras da prova
Chefes de sala e aplicadoras da prova escrita (da esquerda para a direita): Maria Eduarda Motta dos Santos e Franciéli de Carvalho Ferreira.